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Automação no e-commerce: o que deve ou não ser automatizado?

A automação no e-commerce é uma realidade cada vez mais presente. Para isso conta com o auxílio de softwares e ferramentas, otimizando tarefas repetitivas e manuais, liberando tempo e recursos permitindo que o foco fique nas atividades mais estratégicas.

Mas a verdade é que ainda existem dúvidas sobre o que se deve, ou não, ser automatizado no e-commerce.

Confira:

Benefícios da automação

Como falamos, a automação permite que os colaboradores se concentrem em atividades mais estratégicas, aumentando a produtividade.

Além disso, a automação ajuda a reduzir custos com mão de obra, pois elimina a necessidade de contratar funcionários para realizar tarefas repetitivas.

Sem mencionar que a automação ajuda a melhorar a experiencia do cliente no e-commerce, oferecendo um atendimento mais eficiente e rápido, ajudando a aumentar as vendas.

Processos que podem ser automatizados

A automação pode ser aplicada em vários processos no e-commerce.

Por exemplo, com a gestão de estoque automatizado, terá em mãos a facilidade de controlar o estoque, evitando a falta de produtos em épocas importantes. Sem mencionar que essa ferramenta de automação irá evitar a ruptura de estoque, pois permite monitorar os níveis de estoque.

O sonho de todo empresário é desfrutar de um processo ágil, desde a compra até a expedição do produto. E é justamente esse o resultado que a automação oferece.

Nesse sentido, uma ferramenta de automação pode ser utilizada para automatizar tarefas, como a confirmação da compra, cálculo do frete, geração do código de rastreamento, etc.

Outra ajuda que a automação oferece é um atendimento rápido e eficiente, por meio de chatbots. Contar com um chatbot para responder a perguntas frequentes ou resolver interações simples, será de grande ajuda para seu e-commerce.

Não basta ter um ótimo produto para vender, é necessário encontrar o cliente ideal. E é aí que a automação se torna um grande aliado, pois ajudará a segmentar melhor os clientes e oferecer ofertas personalizadas.

O que não deve ser automatizado

Mesmo com todos esses benefícios da automação, tem tarefas que exigem um toque humano, e é aí que seu e-commerce precisa ter cuidado.

Por exemplo, quando o cliente tem dúvidas ou problemas complexos, é necessário oferecer um atendimento humano, para que esse impasse seja solucionado de forma rápida.

Ou seja, por mais que automatize o atendimento, deve deixar a opção de conversar com um atendente humano. Isso fará toda a diferença para seu e-commerce.

Concluindo…

Como vimos, existem áreas em que a automação irá facilitar o dia a dia do seu e-commerce. Mas também é bom deixar que os clientes possam contar com o contato de um atendente humano, que entenda seus sentimentos.

Afinal, explorar os benefícios da automação irá ajudar seu e-commerce a melhorar a produtividade, reduzir custos e impulsionar o crescimento!

E em todos os momentos conte com a ajuda especializada da plataforma de e-commerce egondola. Somos a solução para sua empresa no Brasil e Paraguai.

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