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Métricas importantes para seu e-commerce

Já ouviu a frase que diz “o que não pode ser medido não pode ser gerenciado”? O autor dela foi William Edwards Deming.

Ele foi o criador do sistema de produção just in time que foi implantado na Toyota e que depois revolucionou não apenas o setor automobilístico, mas toda a produção industrial!

Mas como as métricas podem ser de ajuda para seu e-commerce?

Confira:

Benefícios das métricas de desempenho

A verdade é que todo gestor precisa se preocupar prioritariamente com a busca de indicadores de desempenho.

Afinal quando se faz medições com frequência, pode descobrir possíveis problemas e mudar a direção do projeto de acordo com os resultados. Ou seja, se as métricas pintam uma imagem sombria, seu e-commerce poderá reduzir as perdas mais cedo e até iniciar outro projeto mais promissor.

Mas como existem vários modelos de métricas, vamos analisar algumas delas.

Métricas tradicionais de gerenciamento de projetos

As métricas tradicionais de gerenciamento de projetos comparam o tempo, o custo e o desempenho do escopo em relação a um plano de linha de base.

Por mais que os projetos de ciência de dados tendem a evoluir, as vezes é necessário que as equipes cumpram prazos e planos de recursos ou orçamentos.

Nesse caso, as métricas tradicionais de gerenciamento de projetos ainda podem ser necessárias.

Métricas agile

As métricas agile, como a porcentagem de histórias comprometidas concluídas e velocidade do story point, só ajudam se a equipe usar story points ou aproveitar estruturas iterativas.

Mas, lembre-se que seu e-commerce precisará monitorar de perto e procurar tempos de ciclo mais definitivos ou padronizar as definições de tarefas, como:

  • Tempo desde o início do projeto até a entrega do produto mínimo viável para medir a rapidez com que uma equipe pode entregar o valor inicial
  • Frequência de demonstração ou taxa de insights significativos para medir a frequência com que os resultados são entregues às partes interessadas
  • Tempo desde a solicitação do projeto até o início para medir a largura de banda e receber novas solicitações.

Métricas lean

Uma métrica muito útil para seu e-commerce é a métrica da eficiência, que define a porcentagem de tempo gasto em atividades de valor agregado.

Ela é útil pois ajuda a analisar quanto tempo da sua equipe é trabalho real que agrega valor.

Métricas financeiras

Entre as métricas financeiras são mencionadas várias métricas que ajudarão a fornecer informações orçamentais que pintarão o quadro mais abrangente do impacto financeiro.

Podemos dizer que entre as métricas mais simples estão a receita incremental obtida, o lucro incremental obtido ou os custos incrementais reduzidos.

Já as métricas mais avançadas seriam o Valor Presente Líquido (VAL) e o Retorno do Investimento (ROI), que medem o valor da entrada de fluxo de caixa do projeto em relação aos custos.

Impacto nas metas organizacionais

Enquanto as métricas financeiras tendam a ser um tanto padronizadas, as metas organizacionais variam drasticamente. Por isso, o melhor é medir o impacto do projeto com as mesmas métricas que as partes interessadas usam para seus próprios projetos.

Competências adquiridas

Irá acontecer de os membros da equipe de ciência de dados dedicarem um tempo significativo ao aprendizado de novas tecnologias e algoritmos.

Sendo assim, o número de competências adquiridas irá indicar se a equipe do projeto adquiriu conjuntos de habilidades relevantes ao executar um projeto.

Satisfação dos stakeholders

A satisfação das partes interessadas é de extrema importância, especialmente para equipes ágeis.

Por isso, existem métricas promovidas pelos departamentos de marketing, que pode ser calculada a partir de pesquisas com clientes que se envolvem diretamente com o produto final de ciência de dados ou com a equipe de ciência de dados.

Métricas de desempenho de software

As métricas de software ajudam a medir os resultados de projetos de ciência de dados ponta a ponta.

Os exemplos incluem contagem de defeitos, tempo de resolução de defeitos, frequência de revisões técnicas, latência (para aplicativos em tempo real) ou cobertura de testes automatizados.

Métricas do modelo de ciência de dados

O desempenho do modelo técnico é um grupo-chave de métricas que pode orientar grande parte da estratégia do projeto do seu e-commerce.

Nesse sentido, poderá se perguntar: o desempenho do modelo é suficientemente melhor que o da linha de base? Se sim, talvez o ofereça às partes interessadas e comece a testar o seu desempenho em experiências controladas.

Ou: o desempenho do modelo está estável? Isso pode indicar que seu e-commerce deve encerrar o desenvolvimento do modelo, porque os resultados são tão bons quanto podem ser obtidos no momento, ou procurar diferentes técnicas ou conjuntos de dados que possam mudar drasticamente o trabalho de desenvolvimento do modelo.

Concluindo…

Como vimos são muitas as métricas que seu e-commerce pode usar. Tudo irá depender da fase do projeto e o objetivo desejado.

O importante é que seu e-commerce saiba usar essas métricas e, principalmente, saiba analisar os dados por elas fornecidos. Porque só assim irá tirar proveito delas!

E em todos os momentos conte com a ajuda especializada da plataforma de e-commerce egondola. Somos a solução para sua empresa no Brasil e Paraguai.

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