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Quais são as tendências para o varejo 2024?

Quando pensamos no futuro é normal fazer planos. E quando falamos no mundo do e-commerce, o planejamento é essencial para garantir bons resultados.

Pensando nisso, quais são as tendências para o varejo em 2024?

Omnicanalidade: não é opcional

Não é de hoje que a omnicanalidade está em alta. Afinal, o comportamento do consumidor é omnichannel.

Sendo assim, para 2024, o trabalho de integração entre os diferentes pontos de interação deve ser reforçado. Ou seja, não faz sentido ter estoques separados para a loja física e a loja online.

O ideal é investir em estratégias que permitam explorar melhor o potencial dos negócios, independentemente se a compra for física ou online.

Nesse sentido, é prioritário que seu e-commerce invista em soluções que facilitem o processo de unificação das vendas.

Um bom exemplo nesse sentido são as ferramentas que permitem que o vendedor apoie o consumidor na compra à distância. Mas se ele estiver na loja física, que ele possa ter acesso aos recursos do digital.

Jornada de compra e experiência do cliente

Uma das tendências do varejo é a full journey, ou jornada completa do consumidor. E essa tendência está ligada com um processo de vendas cada vez mais fluido.

Para isso, seu e-commerce deverá se aproximar cada vez mais do seu público e oferecer experiências personalizadas. E para conseguir atingir esse objetivo, deverá mapear e ter iniciativas especificas para cada etapa da jornada.

E com os consumidores cada vez mais exigente, não basta apenas ter um relacionamento superficial com o cliente, nem tentar conquistar a fidelização apenas com boas ofertas ou programas de fidelidade. Seu e-commerce deve buscar a fidelização de uma forma mais profunda e autêntica.

Os propósitos estão em alta

As pesquisas mostram que a nova geração tem chegado ao mercado de consumo mais atenta aos propósitos das operações das quais consomem.

Saber disso deve impactar seu e-commerce. Ou seja, a tendência do varejo nesse sentido é implantar e comunicar adequada suas políticas nas áreas ambientais e sociais.

Mas cuidado: ter um falso compromisso nessas áreas é percebido pelo consumidor e terá resultados negativos.

Sendo assim, seu e-commerce deve ser sincero e genuíno ao aderir e divulgar uma causa.

Dados cada vez mais importantes

No ambiente físico, o comerciante que conhecia seus clientes por nome, chegava ao sucesso mais rápido. E no mundo digital, a situação é similar.

O que mudou com o passar dos anos é a forma como usar as informações adquiridas.

Mas não basta seu e-commerce adquirir informações sobre seus clientes e não aplicar elas de maneira estratégica. Ou seja, seu e-commerce monitora de perto o nível de satisfação, promove melhorias no processo de vendas mirando a conveniência do cliente, preocupa-se em personalizar as experiências?

Para que seu e-commerce possa aumentar as vendas é preciso entender o que impacta a decisão de compra do cliente e aplicar ações positivas.

Geração Z: entenda e atenda esse público

A geração Z representa aproximadamente 30% da população global total e, a expectativa é que, até 2025, seja 27% da força de trabalho.

Saber disso é importante para seu e-commerce. Mas também é importante saber que são pessoas que lidam com o digital de forma diferente.

Afinal, são um grupo que busca informação online antes de realizar suas compras e são influenciados por informações, em especial as que estão em vídeo.

Sendo assim, plataformas como o TikTok são fontes de referência para as buscas.

Por isso, seu e-commerce deve continuar investindo em análises mais cuidadosas dos dados, para poder entender o comportamento de compra e sua maneira de viver, trabalhar, se divertir e pensar.

Concluindo…

Além das tradicionais promoções, seu e-commerce precisa entregar valor em toda jornada de compra, exigindo foco em aspectos, como:

  • Humanização das relações comerciais
  • Entregar além do esperado
  • Postura nos canais sociais
  • Atendimentos de excelência
  • Engajamento do time

Além disso, um aspecto importante é lembrar sempre que o cliente e os dados deles são o ativo mais importante para seu e-commerce!

Por isso, esteja em dia com as tendências para o varejo 2024!

E em todos os momentos, conte com a ajuda especializada da plataforma de e-commerce egondola. Somos a solução para sua empresa no Brasil e Paraguai.

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