Quando pensamos no futuro é normal fazer planos. E quando falamos no mundo do e-commerce, o planejamento é essencial para garantir bons resultados.
Pensando nisso, quais são as tendências para o varejo em 2024?
Omnicanalidade: não é opcional
Não é de hoje que a omnicanalidade está em alta. Afinal, o comportamento do consumidor é omnichannel.
Sendo assim, para 2024, o trabalho de integração entre os diferentes pontos de interação deve ser reforçado. Ou seja, não faz sentido ter estoques separados para a loja física e a loja online.
O ideal é investir em estratégias que permitam explorar melhor o potencial dos negócios, independentemente se a compra for física ou online.
Nesse sentido, é prioritário que seu e-commerce invista em soluções que facilitem o processo de unificação das vendas.
Um bom exemplo nesse sentido são as ferramentas que permitem que o vendedor apoie o consumidor na compra à distância. Mas se ele estiver na loja física, que ele possa ter acesso aos recursos do digital.
Jornada de compra e experiência do cliente
Uma das tendências do varejo é a full journey, ou jornada completa do consumidor. E essa tendência está ligada com um processo de vendas cada vez mais fluido.
Para isso, seu e-commerce deverá se aproximar cada vez mais do seu público e oferecer experiências personalizadas. E para conseguir atingir esse objetivo, deverá mapear e ter iniciativas especificas para cada etapa da jornada.
E com os consumidores cada vez mais exigente, não basta apenas ter um relacionamento superficial com o cliente, nem tentar conquistar a fidelização apenas com boas ofertas ou programas de fidelidade. Seu e-commerce deve buscar a fidelização de uma forma mais profunda e autêntica.
Os propósitos estão em alta
As pesquisas mostram que a nova geração tem chegado ao mercado de consumo mais atenta aos propósitos das operações das quais consomem.
Saber disso deve impactar seu e-commerce. Ou seja, a tendência do varejo nesse sentido é implantar e comunicar adequada suas políticas nas áreas ambientais e sociais.
Mas cuidado: ter um falso compromisso nessas áreas é percebido pelo consumidor e terá resultados negativos.
Sendo assim, seu e-commerce deve ser sincero e genuíno ao aderir e divulgar uma causa.
Dados cada vez mais importantes
No ambiente físico, o comerciante que conhecia seus clientes por nome, chegava ao sucesso mais rápido. E no mundo digital, a situação é similar.
O que mudou com o passar dos anos é a forma como usar as informações adquiridas.
Mas não basta seu e-commerce adquirir informações sobre seus clientes e não aplicar elas de maneira estratégica. Ou seja, seu e-commerce monitora de perto o nível de satisfação, promove melhorias no processo de vendas mirando a conveniência do cliente, preocupa-se em personalizar as experiências?
Para que seu e-commerce possa aumentar as vendas é preciso entender o que impacta a decisão de compra do cliente e aplicar ações positivas.
Geração Z: entenda e atenda esse público
A geração Z representa aproximadamente 30% da população global total e, a expectativa é que, até 2025, seja 27% da força de trabalho.
Saber disso é importante para seu e-commerce. Mas também é importante saber que são pessoas que lidam com o digital de forma diferente.
Afinal, são um grupo que busca informação online antes de realizar suas compras e são influenciados por informações, em especial as que estão em vídeo.
Sendo assim, plataformas como o TikTok são fontes de referência para as buscas.
Por isso, seu e-commerce deve continuar investindo em análises mais cuidadosas dos dados, para poder entender o comportamento de compra e sua maneira de viver, trabalhar, se divertir e pensar.
Concluindo…
Além das tradicionais promoções, seu e-commerce precisa entregar valor em toda jornada de compra, exigindo foco em aspectos, como:
- Humanização das relações comerciais
- Entregar além do esperado
- Postura nos canais sociais
- Atendimentos de excelência
- Engajamento do time
Além disso, um aspecto importante é lembrar sempre que o cliente e os dados deles são o ativo mais importante para seu e-commerce!
Por isso, esteja em dia com as tendências para o varejo 2024!
E em todos os momentos, conte com a ajuda especializada da plataforma de e-commerce egondola. Somos a solução para sua empresa no Brasil e Paraguai.