Quando compramos um produto em uma loja física, já saímos com esse produto em mãos. Mas no e-commerce, é preciso esperar o pedido chegar…
Sendo assim, é normal os clientes desejarem acompanhar as etapas do processo de entrega a partir do momento que finalizam a compra.
Pensando nisso, como usar o rastreamento de pedidos para fidelizar os clientes do seu e-commerce?
O que é o processo de rastreamento de pedido?
De maneira simples, o rastreamento de pedidos é o acompanhamento do status do pedido.
O status pode ser dividido em etapas:
- Pedido recebido
- Em andamento
- Enviado
- Entregue
- Concluído
É claro que as fases podem variar de acordo com cada e-commerce, dependendo das escolhas e preferencias feitas. O ponto é que o cliente possa saber onde está o produto que comprou.
Benefícios do rastreamento de pedidos
A verdade é que o rastreamento de pedidos é útil tanto para os compradores como para os vendedores. Confira algumas das vantagens do rastreamento de pedidos:
Para os e-commerces:
- Economiza o tempo de suporte e dinheiro, pois não precisa ficar respondendo aos clientes questões relacionadas a status de pedidos
- Constrói uma relação de confiança com os clientes
- Mantem seu e-commerce atualizado com o status atual do pedido dos clientes
- Aumenta a frequência de compra dos consumidores
- Ajuda a atingir as expectativas dos clientes
Para os clientes:
- Simplifica o processo e remove a ambiguidade
- Fácil de rastrear e gerenciar o status do pedido
- Não requer esforço para rastrear os pedidos
- Dá segurança e satisfação
- Não precisa esperar por suporte
Pesquisas mostram que:
- O tempo médio de visualização na tela de rastreio é de 4 minutos e 15 segundos
- Os clientes acessam em média 60 vezes a tela de rastreio entre o momento de finalização da compra e a entrega da encomenda
- Os dados analisados mostram que 76,56% dos usuários acessam a tela de rastreamento através do smartphone.
Isso quer dizer que o consumidor acessa frequentemente a conta na loja online bem como seu e-mail para saber o status mais recente da encomenda.
Concluindo…
Quando se analisa as vantagens do rastreamento para seu e-commerce, bem como os dados das pesquisas, fica claro que esse recurso é um grande aliado.
Sem mencionar que com o rastreamento, o e-commerce oferece uma experiência de pós-venda transparente, encantando o cliente com um serviço eficiente e de qualidade.
Sendo assim, o rastreamento contribui para a fidelização e o aumento das vendas. Além disso, o rastreamento reduz o risco de cancelamentos, pois o cliente tem a certeza de que o pedido irá chegar.
Se destaque da concorrência e tenha o rastreamento de pedidos no seu e-commerce!
E conte com a ajuda especializada da plataforma de e-commerce egondola em todos os momentos! Somos a solução para sua empresa no Brasil e Paraguai.