Por
Maria Albeaem
Você sabia que existe os dez mandamentos de sucesso no e-commerce? Eles nada mais são que um conjunto de diretrizes que farão toda a diferença para sua loja online.
Afinal, quando se está começando um projeto de e-commerce, é comum ficar perdido e não saber qual caminho seguir. Mas com o passar do tempo, também pode acontecer de se sentir meio sem rumo…
É nesse cenário que os dez mandamentos do sucesso no e-commerce são importantes. Vejamos:
Elabore um bom planejamento inicial
Assim como em qualquer negócio, o planejamento e a estratégia são as bases do sucesso de um e-commerce.
Sendo assim, no seu projeto de e-commerce, liste seus pontos fortes e fracos, determine o tamanho do mercado, as oportunidades e ameaças, analise quem são seus concorrentes e seu target, mas também defina suas metas.
Escolha a ferramenta certa
A base tecnológica do seu e-commerce é fundamental para o êxito no universo online.
Nesse sentido, tire tempo e escolha bem a plataforma de e-commerce que irá contratar. Essa escolha pode significar o sucesso ou a estagnação do seu e-commerce.
Sinergia e estratégias físicas e virtuais
Você possui lojas físicas? Quer conciliar elas com seu e-commerce? Em esse caso, use a mesma estratégia para ambas as lojas e esteja de que elas são sinérgicas.
Um estudo mostrou que 86% dos consumidores esperam ter as mesmas condições de preço e entrega em todos os canais de compra, mesmo que cerca de 78% das compras sejam influenciadas pela web.
Sendo assim, seu e-commerce deve criar estratégias para globalizar a loja física e online.
Para isso, use e abuse da criatividade para fazer a integração de seus canais!
Leve as pessoas para o seu site
Um dos principais mandamentos do sucesso no e-commerce é ser encontrado. Ou seja, não basta que seu e-commerce seja conhecido, ele precisa ser facilmente encontrado!
Nunca se dê por convencido que o consumidor já conhece seu e-commerce ou despreze as estratégias para aumentar o tráfego de seu canal.
Pelo contrário, invista em estratégias de SEO para e-commerce, links patrocinados, campanhas de e-mail, mídias sociais, ações promocionais e tudo mais que for necessário.
Sendo assim, seu e-commerce deve utilizar as ferramentas disponíveis e levar o consumidor direto à sua loja online.
Benefícios percebidos e relevantes
Por mais que as vendas na internet proporcionem uma infinidade de benefícios para o consumidor, seu e-commerce deve lembrar que um projeto de sucesso promove a adequação dos benefícios aos anseios do público.
Sendo assim, seu e-commerce deve supervalorizar a comodidade quando ela é necessária e destacar a variedade quando o consumidor a exige.
Nesse sentido, associe promoções e vantagens exclusivas aos benefícios das compras online e torne seu e-commerce mais atrativo.
Dessa forma, irá criar seu mercado no ambiente online, tornando cada cliente como único.
Credibilidade e segurança
Quando se compara as compras pela internet com as vendas convencionais, nos damos conta de que são intangíveis…. e isso pode ser uma seria desvantagem.
Por isso, a credibilidade e a segurança do seu e-commerce são essenciais. Lembre-se sempre de que essas duas palavras precisam envolver todas as transações comerciais feitas pela seu e-commerce, incluindo clientes, intermediários e fornecedores.
Para isso, construa a marca do seu e-commerce com austeridade, entregue aquilo que promete, use certificados que atestem a confiabilidade da sua loja online e assegure-se da integridade dos dados.
Lembre-se de que a credibilidade do seu e-commerce não terá uma segunda chance….
O ciclo virtuoso
A responsabilidade do seu e-commerce é oferecer uma experiencia positiva para quem acesse seu site, seja ele cliente ou não.
Para isso, as informações devem ser de fácil acesso e importantes para quem acessa seu e-commerce, a entrega deve ser pontual, o preço tem que ser justo e o suporte deve ser eficiente.
Seu e-commerce precisa entender que as experiencias do consumidor constroem sua imagem e por consequência de sua marca!
Saiba quem são seus clientes
A tecnologia deve ser aliada do seu e-commerce. Nesse sentido, use ferramentas que permitam a segmentação de seus clientes e descubra suas preferencias, personalizando as vitrines para cada perfil.
Sendo assim, seu e-commerce deve desenvolver promoções baseadas nos hábitos de consumo dele e, assim venderá mais.
Em outras palavras, a tecnologia deve ser a aliada do seu e-commerce e os clientes devem ser seu objetivo.
Design e interação
Seu e-commerce deve apresentar um design atrativo e com a identidade visual de acordo com o público-alvo.
Todos os detalhes devem interagir com o seu site e ser planejado com antecedência.
Pode parecer algo simples, mas a identidade visual do seu e-commerce constrói a imagem da sua empresa.
Velocidade das mudanças
O mercado está se movimentando cada vez mais rápido. Sendo assim, o processo de gestão do seu e-commerce deve acompanhar essa velocidade das mudanças…
Nesse sentido, novos produtos, novos serviços, novas promoções, novas seções, etc, as novidades devem fazer parte do cotidiano do seu e-commerce.
Como sempre há uma nova oportunidade a ser explorada, é função do gestor do seu e-commerce estar atento a elas.
Concluindo…
Esses são os dez mandamentos do sucesso no e-commerce. Se seu e-commerce seguir esses passos, será bem-sucedido no ambiente online.
Por isso, conte com a ajuda especializada da plataforma de e-commerce egondola. Somos a solução para sua empresa no Brasil e Paraguai.