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Trabalhe sua base de dados dos clientes e consiga o crescimento exponencial do seu e-commerce

Todo e-commerce que trabalha com vendas deseja sempre ter mais faturamento. Para isso, várias estratégias podem ser empregadas, focando nos esforços das equipes de vendas e de marketing.

Aliás, o ideal é que essas áreas atuem de forma muito integrada.

A proposta, é de que o marketing seja o responsável por preparar todo o terreno, facilitando a venda e otimizando esforços.

Vejamos como seu e-commerce pode trabalhar melhor a base dos clientes:

Entendimento das demandas dos clientes

Parece algo óbvio, mas nem todas os e-commerces compreendem as demandas do seu público. E aqui não estamos falando apenas em identificar suas dores, mas sim em entender como oferecer experiências de compra adequadas durante toda a jornada.

E a principal vantagem é a possibilidade de mapear os interesses específicos daquele cliente e poder atuar sobre eles.

Sendo assim, os históricos de compra são essenciais para esse tipo de análise e podem ser incrementados com outras informações daquela pessoa.

Experiências customizadas

Com o avanço da tecnologia, os e-commerces têm como analisar com muito mais cuidado o que cada pessoa precisa para estabelecer uma conexão.

O conceito principal é: reconhecer o cliente e fazer abordagens que correspondam às suas necessidades.

Sendo assim, a personalização das experiências tem um peso enorme e deve envolver os vários aspectos presentes numa compra.

É por isso que pequenos detalhes fazem muita diferença na decisão do cliente. Por exemplo, se a pessoa já estabeleceu contato com seu e-commerce via WhatsApp, por que não concentrar as abordagens nesse canal?

Dependendo do perfil do seu público, as campanhas de e-mail marketing pode ser importantes. Contudo, é preciso atender a individualidade de cada pessoa. Se ela já deu o aval para a comunicação via app de mensagem, o recomendado é ter essa informação devidamente registrada e fazer o direcionamento.

Estabelecer conexões

Dificilmente o e-commerce conseguirá crescimento exponencial se não investir no potencial da sua base de clientes. Isso porque lidamos com um Custo de Aquisição de Clientes muito alto.

Por isso, os programas de fidelidade são aliados importantes dessa estratégia.

Outra estratégia são as vendas recorrentes, que podem ser configuradas com muita facilidade nas plataformas de vendas online.

Mas também é preciso pensar nas ações que visam aproximar seu e-commerce do público e criar um relacionamento.

Seu e-commerce deve pensar assim: clientes vão e vêm, amigos permanecem. Ou seja, é fundamental ter estratégias que ajude seu e-commerce a estabelecer outro tipo de relação com o consumidor.

O marketing de conteúdo funciona muito bem para qualificar melhor os leads e direcionar as estratégias. Infelizmente, as iniciativas nessa área focadas em retenção ainda são bem restritas.

No entanto, é possível usar os conteúdos para auxiliar os clientes em suas demandas e, dessa forma incentivar a recompra.

Lembrando que essas iniciativas serão relevantes para a captação de novas informações, mas também irá enriquecer os bancos de dados e criar um ciclo de relacionamento muito mais produtivo ao longo do tempo.

Como acelerar o crescimento do seu e-commerce

Uma das formas de acelerar o crescimento do seu e-commerce é por meio da metodologia de growth hacking, que é uma metodologia que trabalha no crescimento de um negócio, através do levantamento de hipóteses, experimentos com base em métricas e marketing.

Ou seja, a proposta é olhar com mais atenção para a estruturação adequada dos dados e para a realização de testes. E, por meio das informações adquiridas, buscar resultados cada vez melhores para seu e-commerce.

Por isso, seu e-commerce não deve apenas atender o público, mas trabalhar para que ele alcance um alto nível de satisfação, a ponto de tornar-se um promotor da marca.

No desenvolvimento dessas estratégias, uma das prioridades é conseguir dimensionar quanto o cliente deixa no valor global obtido por seu e-commerce. Com esse tipo de classificação, fica bem mais fácil direcionar as estratégias.

Concluindo…

Como vimos, o crescimento exponencial envolve ajustes na estratégia dos negócios. Afinal, o objetivo é ter um crescimento, multiplicando seus resultados num determinado período, diferentemente do padrão linear geralmente adotado no mercado.

Mas o mais importante é entender o trabalho que pode ser feito, por exemplo, na retenção dos clientes.

Se isso for bem-feito, seu e-commerce terá mais condições de continuar evoluindo. Pois contará com uma riqueza encontrada na sua base de dados, que vai permitir que seu e-commerce seja cada vez mais assertivo em suas estratégias.

E em todos os momentos conte com a ajuda especializada da plataforma de e-commerce egondola. Somos a solução para sua empresa no Brasil e Paraguai.

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