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Conhecendo melhor o C2C

As empresas estão mais familiarizadas com os modelos de negócio B2B, B2C e D2C. Mas o cenário começa a ganhar um novo modelo: o C2C ou consumer-to-consumer.

O que é o C2C?

O C2C tem origem nas vendas de garagem. Mas quando falamos do mundo digital, se refere a um modelo de comércio hospedado em plataformas que facilitam as transações comerciais entre compradores e vendedores.

Em outras palavras, se refere a um modelo em que consumidores individuais negociam serviços ou bens diretamente com outros consumidores usando mercados ou plataformas online.

A principal função das plataformas C2C é facilitar as transações entre vendedores e compradores.

Pesquisando e navegando

Por mais que cada plataforma C2C possua seu próprio mecanismo de busca, o objetivo é ajudar a encontrar os itens desejados pelo usuário.

Funciona mais ou menos como o mecanismo de busca do Google, onde se insere a palavra-chave ou frase e a plataforma mostra os resultados relevantes.

Comprando

A maioria das plataformas C2C permite que os clientes concluam sua compra por adicionar os itens ao carrinho ou clicando no botão “comprar agora”.

Embora algumas plataformas funcionem como leilões, mesmo assim, o processo de finalização da compra será similar.

Envio

As opções de envio variam: pode ser mais rápida e mais cara, preço e velocidade intermediaria e remessa padrão.
Algumas plataformas C2C oferecem a opção de retirada no local.

Mas em geral as opções de envio irão depender do tamanho e peso do item, bem como da distância.

Principais fatores que impactam no C2C

O sucesso do C2C depende da confiança, da segurança da plataforma e da experiencia do usuário. Afinal se a plataforma for difícil de usar, as pessoas irão procurar em outro lugar.

Mas além disso, existem outros fatores que impactam o C2C:

Preços e taxas: se houver falta de transparência ou não forem razoáveis, os vendedores irão procurar outra plataforma para obter margens de lucro mais amplas. Afinal, se houver menos vendedores haverá menos itens a vender e como consequência menos clientes, tornando um círculo vicioso.

Concorrência: por ter mais vendedores e uma maior seleção de produtos estimula a concorrência saudável entre os vendedores, baixando os preços e atraindo mais clientes.

Atendimento ao cliente: em geral as plataformas incentivam os vendedores e compradores a resolverem seus conflitos amigavelmente. Mas algumas plataformas C2C possuem suas próprias políticas e procedimentos de atendimento ao cliente, intervindo e resolvendo esses conflitos quando necessário.

Marketing e promoção: o tipo certo de marketing depende de cada negócio, mas lembre-se de que tanto o marketing como a promoção sempre dão resultados!

Como ter sucesso no C2C

É claro que todo mundo quer ter sucesso nos negócios. E no C2C não é diferente. Mas para isso é preciso seguir alguns passos:

Entenda o público-alvo: O segredo é saber para quem está vendendo e o que eles querem. Entender isso e o que é importante para os clientes fará a diferença. Isso quer dizer que irá tender os clientes com a mensagem certa e com o produto que desejam.

Produtos ou serviços de alta qualidade: Oferecer produtos ou serviços de qualidade inferior não gerará bons resultados. Muito pelo contrário, os clientes ficarão insatisfeitos e haverá mais reclamações e reembolsos, menos lucros e mais dores de cabeça…

Preço competitivo: Os clientes esperam conseguir um bom negócio e a concorrência continuará tentando atender esse desejo. Assim, você também deverá oferecer um preço competitivo.

Perfil profissional: Se deseja estabelecer credibilidade, invista em um perfil profissional. Afinal autenticidade e transparência são virtudes.

Imagens e vídeos de alta qualidade: ter imagens e vídeos de alta qualidade refletem os produtos e serviços que você oferece. Pense nisso sempre que for publicar algo.

Atendimento ao cliente: um bom atendimento ao cliente pode atrair e fidelizar amis clientes.

Manter-se ativo na plataforma: para ganhar a confiança dos clientes é preciso ser visível e responsivo.

Concluindo…

O C2C é uma forma de comercio eletrônico que seguirá crescendo.

Por isso, a chave é se transformar e investir nos novos modelos de negócios!

E em todos os momentos conte com a ajuda especializada da plataforma de e-commerce egondola. Somos a solução para sua empresa no Brasil e Paraguai.

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