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SEO como pilar do seu e-commerce

Quando queremos alcançar verdadeiros resultados em SEO precisamos entender que a influência vai além das vendas. O SEO deve ser incorporado em todos os processos do seu e-commerce.

Então como transformar a mentalidade do seu e-commerce, fazendo-o ver que o SEO é mais que marketing e, sim um pilar para o sucesso?

O que significa pensar no SEO em primeiro lugar?

Pensar em SEO não se trata apenas de marketing, mas sim que ele esteja integrado em todas as etapas do processo do seu e-commerce.

Incentivar esse pensamento no seu e-commerce significa elevar a importância e os benefícios para todas as partes interessadas. Para isso é preciso criar uma nova iniciativa que comece com a pergunta: qual será o impacto no SEO?

Quando o seu e-commerce adota essa abordagem ele estará preparado para alcançar um sucesso duradouro.

Por que investir no SEO?

Falhas tem um preço alto!

O principal motivo de investir no SEO é que se algo impactar negativamente no seu a correção irá demandar um tempo considerável.

É verdade que outros departamentos também podem ser afetados por problemas, mas em geral são mais fáceis e rápidos de se corrigir.

Por outro lado, os problemas de SEO nem sempre são fáceis de detectar. Pode ser que leve tempo até que se identifique esses problemas. Sendo assim, a recuperação pode levar meses e às vezes nem sempre ser completamente restaurada.

Recompensa pode ser gratificante

É verdade que o SEO se destaca como uma estratégia capaz de trazer resultados duradouros e sólidos.

Uma verdade cruel é que o tráfego pago é simples de definir: acabou o dinheiro acabou o tráfego. Em outras palavras, podemos dizer que enquanto houver recursos as vendas vão continuar aparecendo, mas se esses recursos se esgotam os resultados podem desaparecer.

Mas quando se executa uma estratégia de SEO bem planejada, seu e-commerce irá desfrutar de um fluxo contínuo de tráfego relevante e com uma ótima taxa de conversão sem a necessidade de despesas adicionais.

SEO precisa de apoio

Já ouviu a frase: uma andorinha só não faz verão?

Essa analogia indica que apenas uma ação isolada não é capaz de mudar toda a estrutura do seu e-commerce.

Ou seja, um projeto sólido de SEO requer uma abordagem colaborativa que envolva equipes multidisciplinares e a participação de redatores de conteúdo desenvolvedores e gerentes de projeto.

Passo a passo de como implantar a cultura de SEO

Para implantar uma cultura de SEO em todos os processos do seu e-commerce, é preciso seguir alguns passos.

Identifique as partes interessadas

Identificar as partes interessadas envolve as pessoas tanto de dentro como de fora do seu e-commerce, cujo trabalho pode influenciar ou ser influenciado pelo SEO.

E podemos dizer que uma das partes interessadas em SEO é a liderança sênior.

Identifique departamentos e equipes

Algo que seu e-commerce deve fazer é mapear todos os departamentos que podem contribuir para o progresso do trabalho de SEO.

Nesse caso, estamos falando de tecnologia, atendimento ao cliente, conteúdo, bem como aqueles que podem impedir o andamento.

Priorize as equipes pelo impacto

Seu e-commerce deve criar uma matriz para identificar o nível de risco e as oportunidades de cada equipe.

Por exemplo, a equipe financeira pode ter poucas oportunidades de afetar o SEO. Em comparação, as equipes de tecnologia e branding, podem trazer grandes recompensas para o SEO.

Defina responsáveis nas equipes

Quando falamos em definir responsáveis, estamos sugerindo que seu e-commerce escolha uma ou duas pessoas com interesse e potencial para liderar mudanças e atuar como promotoras do SEO nas equipes.

O ideal é selecionar pessoas curiosas sobre SEO e em posições influentes na equipe.

Além disso, mantenha contato frequente com essas pessoas, informando-as sobre atualizações relevantes em SEO e oferecendo treinamentos e orientações.

Agir assim facilitará o engajamento das equipes que elas representam na estratégia de SEO.

Motive todos os níveis

Outro ponto crucial é incentivar os líderes e gerentes a se preocuparem com o SEO, mostrando os riscos e benefícios que ele representa para suas equipes.

Para isso, seu e-commerce deve vincular o sucesso da equipe ao trabalho de SEO.

Inclua SEO em seus processos

Também é recomendado que seu e-commerce integre considerações de SEO nos processos existentes da organização, como cadastro e solicitações de produtos, e envolva a equipe de SEO em atividades críticas.

Concluindo…

Sabemos que o SEO é importante para o sucesso do seu e-commerce. Mas para que o SEO traga resultados significativos, é fundamental quebrar barreiras entre os departamentos e construir conexões sólidas entre eles.

Sendo assim, seu e-commerce deve investir em uma comunicação eficiente e em diferentes formas de tornar o SEO um critério importante de medição de sucesso é essencial.

Além disso, deve desenvolver o hábito de compartilhar informações com os departamentos por meio de e-mails, relatórios e outras abordagens. Isso ajudará a envolvê-los e a mantê-los engajados, fazendo com que se sintam parte integrante do processo.

Afinal, com esforço e dedicação, seu e-commerce irá estabelecer uma cultura de SEO, destacando-o e impulsionando o crescimento e o sucesso a longo prazo.

E você já sabe: conte com a ajuda especializada da plataforma de e-commerce egondola. Somos a solução para sua empresa no Brasil e Paraguai.

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