Todo e-commerce deseja ter mais clientes. E para isso usam todas as estratégias e recursos possíveis.
Sabia que o Instagram pode ser um grande aliado?
E isso não é algo que eu estou dizendo. Uma pesquisa divulgada pelo próprio Instagram apontou que 81% dos usuários acessam a rede social quando estão à procura de novos serviços ou produtos.
Sendo assim, o Instagram representa uma grande oportunidade de crescimento para os e-commerces.
Por que usar o Instagram na divulgação do e-commerce?
O objetivo do Instagram era compartilhar fotos casuais e gerar entretenimento. Mas com o passar dos anos, a proposta da plataforma mudou.
Como as empresas passaram a usar o Instagram, os desenvolvedores abraçaram a ideia e aos poucos foram adicionando funções voltadas para as relações comerciais na rede social.
O resultado foi um grande sucesso!
Afinal o Instagram valoriza a conexão próxima entre os usuários. Além disso, conta com uma série de recursos eficientes para atrair, engajar e converter potenciais clientes:
- Feed
- Stories
- Reels
- Close Friends
- Instagram Ads
- Instagram Shopping
Por isso, afirmamos que vale a pena usar o Instagram na divulgação do e-commerce.
Mas como seu e-commerce pode tirar mais vantagem do Instagram?
Mude a conta para comercial
O primeiro passo é que seu e-commerce mude sua conta para comercial. O motivo é que isso habilita funções extras no Instagram que são essenciais para atrair mais clientes para seu e-commerce, como:
- Criação de anúncios
- Acesso a métricas de desempenho
- Botões de contato
- Abertura de loja
Após criar o perfil do seu e-commerce no Instagram é preciso destravar os recursos comerciais da plataforma. Para isso:
- Entre no seu perfil e toque no ícone com três traços horizontais para acessar o menu
- Selecione a opção “Configurações e Privacidade”
- Vá até “Controle e ferramentas para empresas”
- Toque em “Mudar para conta profissional”
- Escolha a categoria adequada
- Selecione “Empresa”
- Adicione suas informações de contato e endereço comercial
- Vincule o Instagram com o Facebook
- Configure sua conta empresarial
- E pronto!
Capriche na bio do perfil
Sabe o ditado: a primeira impressão é a que fica? Pois bem, no Instagram a responsabilidade pela primeira impressão é a bio.
A bio nada mais é do que uma descrição curta e concisa que aparece junto com o nome e a foto do perfil.
Caprichar na bio é tão importante, pois os visitantes podem decidir se vão seguir tua conta ou não por conta do que está na bio. Afinal, esse é o primeiro ponto de contato entre vocês.
Para isso, descreva a identidade e o propósito do seu e-commerce de forma clara, objetiva e impactante.
Desenvolva um calendário de postagens
A criação de conteúdo é o ponto central do posicionamento de um e-commerce no Instagram. São esses posts que reterão a atenção do público, engajando potenciais clientes e deixando-os preparados para a compra.
Sendo assim, poste novos conteúdos regularmente. E esses novos conteúdos devem abranger formatos diferentes como feed, stories e reels.
Uma grande ajuda é desenvolver um calendário de postagens. Ou seja, elabore um cronograma com temas, funcionalidades a serem usadas e melhores horários para publicar.
Adicione hashtags às publicações
Hashtags são recursos valiosos. Elas deixam os posts com um alto poder de segmentação, direcionados para o público certo.
Por mais que o Instagram permite a inserção de até 30 hashtags, o ideal é usar entre 5 e 10.
Além disso, cada hashtag deve ter relação com o conteúdo. Porque só assim os posts serão segmentados para as pessoas que fazem parte do seu público-alvo.
Concluindo….
Não restam dúvidas que o Instagram pode e deve ser usado na divulgação do seu e-commerce. Mas não deixe essa rede social ao acaso.
O Instagram tem características e recursos específicos que irão ajudar seu e-commerce. Saiba fazer bom uso deles e conquiste novos clientes!
E saiba que em todos os momentos, poderá contar com a ajuda especializada da plataforma de e-commerce egondola. Somos a solução para sua empresa no Brasil e Paraguai.