Por
Maria Albeaem
Todo e-commerce passa por fases importantes. Mas alguns empreendedores não entendem bem isso e se sentem frustrados quando não conseguem os resultados imaginados.
Saber que o e-commerce passará por fases irá te ajudar com esses momentos quando eles chegarem. Além disso, entender os pontos principais para obter diferenciais e conseguir uma melhor experiência online fará toda a diferença.
Desafios que enfrentar
Os principais desafios surgem quando as empresas querem começar o projeto pelo fim. Quando pensam apenas nos resultados que terão e não em como tornar a experiencia de compra algo interessante e atrativo para o cliente.
Um outro desafio é achar que basta ter um departamento de TI e um de marketing e todos os problemas serão resolvidos. Pensar assim é muito simplório e bem distante da realidade que irá lidar no dia a dia.
Para que o e-commerce tenha sucesso é preciso estudar, fazer benchmark com cases de sucesso bem como procurar ajuda de consultorias ou especialistas para a formatação do seu time.
Passos na implantação de um e-commerce
Definição de budget: erroneamente muitos empresários pensam que criar um e-commerce representa economia, pois não existe as despesas de uma loja física. É fato que sim o e-commerce não tem essas despesas, mas são necessários investimentos no desenvolvimento do e-commerce.
Planejamento do projeto: é preciso entender a diferença entre escopo, desejo e regras de negócio. Só assim será possível conseguir responder e trabalhar nos desafios iniciais de um projeto.
Go to market: seu e-commerce precisa ter uma estratégia clara de como irá para o mercado e quais serão os objetivos a curto, médio e longo prazo. Não ter esses passos bem claro fará com o que o projeto fique estagnado.
Cultura e engajamento: para que seu e-commerce se sobressaia é preciso que toda equipe entenda a importância do digital. E para conseguir isso é preciso investir esforços. Afinal, todos devem estar em sintonia.
Quando seu e-commerce consegue entender a missão, os objetivos e que ele é como um ecossistema vivo, se manterá em constante evolução. Por isso, não desperdice energia e recursos em projetos caros.
Lembre-se que o mais importante é seu e-commerce estar no ar, funcionando, entregando experiência aos consumidores e vendendo. Após isso, invista nas melhorias. Afinal, elas serão sempre contínuas.
O que é importante em um e-commerce
Acompanhamento de dados, fidelização, pick-up store e possibilidade de pagamentos multicanal são alguns exemplos. Atualmente, o cliente está mais exigente, ele quer comprar online e retirar na loja… e esse é apenas um exemplo.
Isso mostra a importância de as operações estarem integradas. Se antes o omnichannel era tendência, hoje ele é obrigação. Sendo assim, tanto o online como o offline precisam estar em completa harmonia.
Além disso, é importante que seu e-commerce sempre enfoque em melhorias contínuas de desenvolvimento. Afinal, o objetivo é oferecer uma melhor experiencia de compra ao cliente.
Mas também é importante focar em estratégias de marketing, mídia, conteúdo e SEO para fazer com que o site alcance cada vez mais pessoas.
Escolha da plataforma certa
Muitos preferem economizar, escolhendo uma plataforma com baixo custo. Mas a realidade é que não conseguem ver o resultado esperado e acabam ficando frustrados.
Por isso, nosso conselho é que nessa jornada você conte com uma plataforma que seja sua companheira, que te permita evoluir cada vez mais no ambiente online.
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Nós, da plataforma de e-commerce egondola, somos especialistas em atrair e converter novas oportunidades por meio de soluções digitais para o seu negócio.
Confira alguns dos recursos da nossa plataforma:
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