Conecte-se conosco

Ecommerce

Propósito de marca: faça a diferença no seu e-commerce

Todos sabemos que a concorrência no ambiente online é altíssima. E é justamente por isso que seu e-commerce precisa buscar vantagens competitivas para se destacar da concorrência.

Isso pode ser feito de varias maneiras, inclusive tendo um propósito de marca. Como assim?

O que é o propósito de marca?

A palavra propósito pode ser definida como objetivo, meta, finalidade. No âmbito pessoal, pode ser relacionado com encontrar um sentido na vida.

Mas e no ambiente profissional?

Podemos dizer que o propósito da marca tem quase a mesma ideia. Está relacionado com a razão da existência da sua empresa.

Muitos acabam confundindo com missão ou com os valores da empresa. Mas a ideia não é essa.

A pergunta a ser respondida é: por que minha empresa foi criada?

É claro que a resposta tem que ir mais além do objetivo financeiro. Afinal, seu e-commerce deve definir quais foram suas as intenções no momento em que foi criado.

Como o propósito facilita a consolidação da marca?

Tenha em mente que investir em um propósito de marca irá ajudar seu e-commerce. Afinal, depois que tiver definida a essência que irá guiar as ações da sua empresa, é mais fácil trabalhar nos outros aspectos que irão sustentar o sucesso dela.

Podemos dizer que o propósito se trata da essência da marca, a principal motivação que levou à escolha daquele posicionamento.

E quando seu e-commerce adota essa postura, de expor sua essência, seu propósito, acaba se aproximando do consumidor, criando um vinculo a mais com ele.

Como definir o propósito?

Na hora de definir o propósito, o principal aspecto a considerar é a autenticidade. Por mais que as tendências lancem ideias de propósitos, não caia na armadilha de adotar um discurso que seja diferente da pratica do seu e-commerce.

Afinal, hoje as informações são compartilhadas com muita facilidade. Então se o seu e-commerce adotar um propósito irreal, a chance de ser desmascarado é grande… até porque estará comunicando algo que não pratica.

Como o propósito da marca tem a função de guiar suas iniciativas, deve ser algo que seja facilmente reconhecido por todos.

Sendo assim, o propósito deve estar presente em todos os seus canais de comunicação, de forma objetiva e clara.

Para entender melhor… digamos que seu e-commerce tem como propósito a sustentabilidade. Nesse caso, deverá deixar explicitas as ações nessa área em todas as frentes de atuação. Para isso precisará buscar iniciativas que ajudem a reafirmar suas boas intenções em relação aos cuidados com o meio ambiente.

Por que o e-commerce deve ter propósito?

Como falamos antes, ter um propósito de marca pode conferir mais vantagens para seu e-commerce, fazendo com que ele se destaque da concorrência.

Mas existem outros motivos para que seu e-commerce tenha um propósito de marca. Estudos mostram que os consumidores estão cada vez mais exigentes em suas relações de consumo.

É certo que os consumidores mais jovens avaliam a atitudes das empresas com relação ao que falam. E eles lideram as cobranças feitas aos propósitos das empresas e às suas ações.

Para esses consumidores mais atentos e exigentes, as ações que consideram prioritárias para um propósito de marca são:

  • Responsabilidade na cadeia de valor
  • Redução do impacto ambiental
  • Ter ambientes sem discriminação de gênero e raça
  • Promoção de campanhas de doação
  • Ter programas de diversidade e comitês de inclusão
  • Incentivar a realização de trabalhos voluntários pelos funcionários
  • Garantir direitos de homens e mulheres nas comunidades locais nas quais atua.

Algo que seu e-commerce deve sempre se lembrar é que as mudanças estão sendo lideradas pelos mais jovens e que são eles que influenciam os demais grupos.

É por isso que os e-commerces de sucesso se organizam para atender a essas transformações no comportamento dos clientes.

Sendo assim, o principal é entender qual o caminho que seu e-commerce deve seguir para ter um posicionamento mais adequado que lhe permita ganhar vantagem competitiva.

E saiba que em todos os momentos pode contar com a ajuda especializada da plataforma de e-commerce egondola. Somos a solução para sua empresa no Brasil e Paraguai.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EGONDOLA NEWSLETTER

Cadastre-se para receber conteúdos sobre e-commerce, marketing e tecnologia.

Facebook Egondola

Tags

Post's mais acessados

Inteligência artificial: o xeque-mate no e-commerce

Ecommerce

Dicas de logística para que seu e-commerce se destaque

Ecommerce

Quer vender mais? Saiba como se preparar!

Ecommerce

Inovação no e-commerce: estruture a melhoria contínua

Ecommerce