Ao contrário de muitos setores, o mercado online só tem a comemorar. A área vem apresentando bons resultados nos últimos anos.
Pensando nisso, como você pode preparar seu e-commerce para o crescimento?
O crescimento do e-commerce em 2023
Antes de tudo, vamos ver as perspectivas de crescimento para esse ano.
A projeção realizada pela ABComm Forekast calcula que o crescimento do e-commerce será de R$185,7 bilhões. O ticket médio pode subir para R$470 por compra, enquanto serão 395,1 milhões de pedidos e 87,8 milhões de compradores.
Em outras palavras, 2023 será o ano de foco total nos compradores! É por isso que seu e-commerce precisa estar preparado para esse crescimento.
Do que seu e-commerce precisa para ser inovador?
Estudos mostram que 80% dos consumidores de 25 a 40 anos relatam fazer compras online. Assim, a otimização do site para atender as prioridades e os interesses desses compradores mais jovens pode ajudar no crescimento do seu e-commerce.
Mas essa é apenas uma maneira de preparar seu e-commerce para o crescimento. Confira outras dicas:
Pesquisas por voz
Alto falantes inteligentes são usados cada vez mais para concluir tarefas. Dados coletados mostram que 72% dos proprietários de alto falantes inteligentes relatam que os usam todos os dias.
Essa abordagem para as compras diárias tem se tornado cada vez mais popular. Isso porque o serviço permite que os compradores adicionem e removam itens de sua lista de compras usando comandos de voz.
Assim, seu e-commerce deve otimizar as palavras-chave e o conteúdo no que se refere às pesquisas por voz feitas por meio desses dispositivos.
Visual commerce e vídeo
Vamos ser sinceros, fotos estáticas dos produtos já não são mais suficientes para agradar os clientes.
Afinal, eles querem explorar o produto em profundidade e detalhes. Sendo assim, forneça vídeos, análises e conteúdo interativo sobre seus produtos. E uma das maneiras de fazer isso é por meio da live commerce.
Realidade aumentada e realidade virtual
Infelizmente, as compras online limitam, em parte, a capacidade do cliente de avaliar e interagir com o produto antes da compra. É por isso que a imagem e vídeo se tornou essencial nas vendas.
Mesmo assim, não substitui 100% a interação com muitos produtos em primeira mão. Sendo assim, as realidades aumentadas e virtuais podem fornecer um nível de envolvimento impossível com o consumidor online. A multiplicidade de aplicações dessas tecnologias oferece uma oportunidade grandiosa para seu e-commerce aumentar o nível da experiencia de compra.
Chatbots
Os chatbots são robôs capazes de orientar os clientes durante pesquisas de produtos, direcioná-los para a página correta, ajudar com perguntas frequentes e mitigar possíveis frustrações.
Assim que os dados de conversas reais podem ser usados para melhorar a experiência geral de compra. Podemos afirmar que esse tipo de assistência virtual pode complementar o atendimento ao cliente e, ao mesmo tempo, reduzir as despesas gerais.
Personalização
Infelizmente, para muitos e-commerces, os clientes podem ser vistos como linhas ou colunas em um banco de dados. Mas isso não é verdade. Lembre-se sempre de que, mesmo em um ambiente online, seus clientes são pessoas.
É por isso que seu e-commerce deve oferecer uma experiência personalizada na jornada de compra. Como pode fazer isso?
Uma forma é por surpreender na entrega. Sabemos que a entrega é uma etapa necessária. Mas quando foi a ultima vez que seu e-commerce inovou na entrega? Pode ser com um cartão, folha adesiva, foto, use sua imaginação e surpreenda!
Concluindo…
Não é de hoje que o e-commerce está em constante crescimento. Mas para que seu e-commerce sinta esses efeitos positivos é preciso estar preparado.
Coloque nossas sugestões em prática e se destaque da concorrência!
E lembre-se que em todos os momentos, pode contar com a ajuda da plataforma de e-commerce egondola.