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N-commerce: como ser indispensável para seu cliente?

Já falamos várias vezes sobre o crescimento do e-commerce e de como as empresas estão cada vez mais migrando para o ambiente online.

Mas a verdade é que não basta simplesmente abrir um e-commerce e esperar vender milagrosamente. É preciso se tornar indispensável para o cliente, criando um profundo engajamento online e offline.

É aí que entra em cena o N-commerce.

O que é N-commerce?

O N-commerce é um modelo de negócio que usa o estilo de vida dos consumidores. Isso porque os consumidores não preferem um ou dois canais, eles possuem “n” canais, escolhendo de acordo com sua conveniência e segundo o momento que vivem.

Os consumidores esperam que as empresas ofereçam múltiplos canais de venda e atendimento, mas que todos estejam perfeitamente integrados.

Em poucas palavras, o N-commerce significa que o consumidor escolhe o canal com qual vai se relacionar com a empresa, pois tem “n” opções para fazer isso.

Algumas empresas já estão investindo nesse cenário, pois perceberam que um consumidor feliz, é fiel e sempre compra mais.

Seu e-commerce deve se concentrar nos três Cs

Infelizmente, os empresários pensam apenas em como melhorar um site ou um app. Mas a verdade é que eles deveriam pensar em como atender melhor o cliente.

Isso porque se quiserem mesmo ser indispensáveis para o cliente, terão que desenvolver uma compreensão mais profunda e ampla do que os clientes desejam e de como fornecer isso.

É aí que entra em cena os três Cs: cliente, cliente e cliente!

E para que seu e-commerce comece a priorizar o cliente, a mudança começa com as respostas a três perguntas:

Seu e-commerce está atendendo seus clientes em vários canais?

Em 2016, os clientes usavam apenas 5 canais para concluir sua jornada de compra. Em 2021, esse número subiu para 10. E podemos dizer que continua crescendo, afinal houve uma explosão no número de canais, incluindo a live commerce e as experiências no metaverso.

Mas não basta seu e-commerce criar novos canais. Isso porque pode acontecer de ter de gerenciar vários canais, cada um com suas tecnologias ou modelo de dados.

Então, o que fazer?

Muitos e-commerces que usam a abordagem N-commerce estão implantando as estratégias headless. Headless, ou comércio sem cabeça, é um modelo que permite mais flexibilidade para personaliza a loja online e adotar uma estratégia omnichannel.

Nesse cenário, nenhum canal é favorecido em detrimento de outro. O objetivo é sempre pensar em como o cliente irá ficar satisfeito.

Seu e-commerce está focado em vender mais produtos ou em atender as necessidades dos clientes?

Pode parecer uma pergunta simples, mas ela é bem profunda. Isso porque em geral as empresas focam apenas em como fazer um trabalho melhor para vender mais produtos.

O ideal é que seu e-commerce não foque apenas em vender mais, mas também em ajudar seus clientes a usar melhor esse produto.

É dessa maneira que seu cliente nota que ele é importante para seu e-commerce.

Seus clientes confiam no seu e-commerce o suficiente para aceitar seus movimentos em novos mercados?

O N-commerce gera uma rede ampla de oportunidades: varejistas podem oferecer serviços bancários, mercados podem oferecer mídias, empresas de tecnologia podem oferecer serviços de pagamentos, entre outros.

Fazer esse tipo de movimentação requer uma base de confiança dos clientes. É aí que seu e-commerce precisa ter a segurança de que os clientes confiam em você.

Concluindo…

A transformação digital já vem acontecendo há algum tempo. E isso tem gerado ótimos resultados para o e-commerce.

Sendo assim, o N-commerce pode ser muito útil para o crescimento do seu e-commerce.

Se destaque!

E conte sempre com a ajuda da plataforma de e-commerce egondola. Somos a solução para sua empresa no Brasil e Paraguai.

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