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Seu e-commerce sabe as diferenças entre multicanal e omnichannel? 

Pode parecer que multicanal e omnichannel seja sinônimos, mas são baseados em conceitos diferentes. Saber disso pode ajudar seu e-commerce a se destacar dos demais.

Multicanal e omnichannel: quais as diferenças?

Uma operação multicanal contempla a existência de diversos canais de vendas e de interação com o cliente. E isso já acontecia antes mesmo das plataformas digitais, quando o varejista oferecia ao cliente mais de uma opção para adquirir um produto.

Um exemplo típico disso são as televendas, facilitando o processo de venda para os clientes comprarem a distância.

Com o avanço da tecnologia, as empresas começaram a atender em vários canais: mobile, site, redes sociais, marketplace e via serviços de mensageria.

Mas nesse processo de evolução, foi notado a necessidade de integrar os canais. E é essa a proposta das operações omnichannel. Afinal elas não só oferecem múltiplos canais, mas também cuidam da integração deles.

Sendo que aqui se encontra a principal diferença da omnicanalidade: o cliente é atendido da forma que considera mais conveniente, sem nem perceber que houve uma mudança de canal.

Como executar boas estratégias omnichannel?

Já que o ano está começando, é bom traçar as estratégias e está incluindo as estratégias omnichannel.

Sendo assim, tudo começa pela questão da integração. Como o cliente está no centro do processo, seu e-commerce deve priorizar a experiência de compra, independente do canal escolhido.

Por isso, é fundamental que seu e-commerce atue com sistema de vendas desenvolvido com base no conceito omnichannel. Isso irá facilitar a transição do consumidor entre os diferentes canais.

Em outras palavras, isso significa que seu e-commerce deve acompanhar o cliente durante toda sua jornada de compra.

Para que isso aconteça, seu e-commerce deve tornar como prioridade:

  • Permitir que o cliente possa optar por retirar o produto na loja física, mesmo comprando no e-commerce e vice-versa.
  • Possuir uma plataforma de vendas baseada no conceito de vitrine infinita, permitindo o gerenciamento do estoque de forma integrada.
  • Usar os dados registrados pelo cliente para facilitar o atendimento.

Por que seu e-commerce deve investir na omnicanalidade?

Até pouco tempo atrás, era importante disponibilizar diferentes canais, agora é prioritário fazer a integração entre esses canais, focando nas demandas do cliente.

O principal motivo para isso é a mudança no comportamento do consumidor, que está cada vez mais informado e exigente.

Além disso, as vendas se baseiam em relacionamento. Sendo assim, o e-commerce que se aproximar dos clientes, sairá na frente. É por isso que as operações omnichannel são importantes para seu e-commerce, pois captam um volume maior de dados dos clientes.

Concluindo…

Era comum pensar que os clientes online eram diferentes dos clientes físicos. Mas esse conceito caiu por terra faz algum tempo. Afinal, o e-commerce alcança todas as faixas etárias e todos os perfis.

Quando seu e-commerce investe em multicanal e omnichannel consegue ter uma análise mais refinada sobre a movimentação em cada canal. Isso permite comparar a performance das campanhas, avaliando como foi a resposta do cliente nas diferentes interações.

Até porque o foco da estratégia omnichannel deve ser a jornada do cliente. Lembre-se que seu e-commerce deve oferecer a melhor experiencia, facilitando o processo de compra.

Isso permitirá planejar estratégias mais assertivas, que apresentarão melhor resultados para seu e-commerce.

Precisa de ajuda? Entre em contato conosco.

Plataforma de e-commerce egondola. Somos a solução para sua empresa no Brasil e Paraguai.

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