Até algum tempo atras oferecer produtos bons, bonitos e baratos era suficiente para vender. Atualmente o consumidor está mais exigente e quer saber mais sobre quem está vendendo o produto.
Então, como transmitir confiança para seu cliente?
Por que conquistar a confiança dos clientes?
O consumidor não quer se arriscar fazendo compras em sites duvidosos e depois sofrer por essa decisão. Por isso, a confiança pode ser considerada como um dos pilares entre o e-commerce e os consumidores.
Existem estudos que confirmam a importância da confiança no processo de decisão de compra. Confira:
- 91% dos consumidores dizem que é essencial confiar que o e-commerce fará o que é certo antes de tomar a decisão de compra.
- 94% afirmam que não fazem negócios com e-commerces que possuem má fama no mercado.
- 93% não compram de e-commerces envolvidos em polemicas, como corrupção, testes com animais e trabalho análogo ao escravo.
- 70% dos clientes deixam de comprar de e-commerces e marcas criticadas por familiares e amigos.
Como transmitir mais confiança no seu e-commerce?
É obvio que a confiança não se conquista do dia para a noite. Em um relacionamento físico são as pequenas atitudes que aumentam ou diminuem a confiança.
E o mesmo acontece com a relação de confiança que o cliente terá com seu e-commerce. E mesmo quando essa confiança é conquistada, não termina aí.
É necessário que seu e-commerce continue mantendo a postura de integridade. Confira nossas dicas de como seu e-commerce pode fazer isso.
Garanta boas experiências ao cliente
Quando falamos em experiência do cliente, nos referimos ao conjunto de percepções que o consumidor terá durante as interações com seu e-commerce.
Sendo assim, é extremamente importante que seu e-commerce garanta aos consumidores boas experiencias durante todas as etapas da jornada de compra. O que inclui a venda de produtos de qualidade, descrição clara dos produtos, um processo de checkout simplificado, certificados de segurança, selos de confiança, navegação rápida, intuitiva e responsiva.
Ofereça um atendimento impecável ao cliente
Se o consumidor for maltratado pelos atendentes do seu e-commerce, não importa quantos pontos positivos você tenha, ele não confiará mais em você!
Sendo assim, é importante oferecer um bom atendimento ao cliente. Por isso ofereça capacitação para sua equipe de atendimento, invista na comunicação omnichannel, use tecnologias de análise da dados, colete feedbacks e acompanhe as métricas de atendimento.
E esse cuidado é ainda mais essencial na hora de resolver os problemas dos clientes. Afinal, ter empatia e oferecer soluções rápidas são fundamentais para a credibilidade da empresa.
Cumpra com as promessas de venda
Não tem como negar que uma mentira é capaz de acabar com qualquer relacionamento, inclusive nas relações comerciais.
Por isso, se seu e-commerce promete que determinado produto faz determinada coisa, é melhor que isso seja verdade. Se não for, o consumidor se sentirá enganado, afinal seu e-commerce mentiu para vender.
Em outras palavras, é importante manter a transparência em todos os processos e jamais fazer promessas que não irá cumprir.
Como assim? Faça descrições realistas dos produtos, cumpra com o prazo de entrega, tenha uma política de troca e devolução clara, etc.
Afinal, a honestidade do seu e-commerce transmite mais confiança para seu cliente.
Use páginas de reclamações a seu favor
Sites e plataformas de reclamações são verdadeiras joias para seu e-commerce. É a elas que muitos consumidores recorrem para ver a reputação do seu e-commerce.
Por isso, se aparecer alguma reclamação contra seu e-commerce em algumas dessas páginas, não se desespere. Use essa ferramenta para transmitir ainda mais confiança, vender e até recuperar o consumidor insatisfeito.
Para isso, é importante que seu e-commerce responda a todas as reclamações, personalize as respostas e ofereça soluções rápidas e eficazes.
Concluindo…
Como vimos, transmitir confiança é fundamental para que seu e-commerce conquiste ainda mais clientes.
E para conseguir isso basta seguir nossas dicas: cuide da experiência do cliente, ofereça um bom atendimento, cumpra as promessas de vendas e faça gestão de reputação do seu e-commerce.
Dessa forma, seu e-commerce irá aumentar a credibilidade, vender mais e fidelizar.
E em todos os momentos, conte com a ajuda especializada da plataforma de e-commerce egondola. Somos a solução para sua empresa no Brasil e Paraguai.