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Conversational commerce: uma nova tendência para seu e-commerce

Já ouviu falar do conversational commerce? Também conhecido como comércio conversacional, é uma estratégia baseada na interação instantânea entre consumidores e empresas. Mas não estamos falando de comunicação básica e sim de garantir a comunicação em tempo real para melhorar a experiência do usuário.

Como colocar o conversational commerce em prática? Confira nossas dicas:

O que é conversational commerce

Como falamos antes, o conversational commerce é a comunicação em tempo real entre empresas e consumidores.

É uma oportunidade para os consumidores esclarecerem suas dúvidas, negociar condições de pagamento, finalizar compra, cancelar pedidos e até fazer reclamações.

Dessa forma, seu e-commerce oferece um atendimento personalizado e focado nas necessidades dos consumidores. E essa agilidade nas respostas faz a diferença nas vendas!

Quais as vantagens do conversational commerce?

O que você acha que um cliente prefere: enviar um e-mail para seu e-commerce e esperar uns três dias para receber a resposta? Ou conversar via chat em tempo real?

Acho que você sabe qual será a reposta escolhida… Isso mostra como o conversational commerce pode ajudar seu e-commerce.

Sem mencionar que esse contato próximo e dinâmico permite um atendimento mais personalizado. E essa é outra coisa que os clientes amam.

Como implementar o conversational commerce?

Vamos repetir o básico: é preciso planejamento antes de implantar o conversational commerce. Não adianta disponibilizar atendimento via WhatsApp e deixar o cliente esperando pela resposta.

Por isso, nossa dica é: coloque as metas, estratégias, métricas e objetivos no papel. Assim seu e-commerce conseguirá estimar a demanda de atendimento e preparar as equipes para atender os clientes.

Identifique os canais de comunicação preferidos por seus clientes

Se seus clientes não usam Facebook, não faz muito sentido seu e-commerce oferecer atendimento por lá…

Esse foi apenas um exemplo, para mostrar a importância de estudar o comportamento do seu consumidor. Assim conseguirá identificar os canais de comunicação que ele mais usa e otimizar o atendimento.

Invista em tecnologias

Antes de oferecer atendimento por chat, seu e-commerce precisa de soluções especializadas para isso. Por isso, o aconselhável é pesquisar as funções das principais ferramentas disponíveis no mercado.

Invista em ferramentas que permitam integração de dados para centralizar tudo no CRM da empresa. Assim, o responsável pelo atendimento do WhatsApp, pode ter acesso aos contatos anteriores feitos em outros canais, como redes sociais, e-mail, sites de reclamação, etc.

Disponibilize ícones de atendimento nas páginas

Sabe aquelas janelinhas de chat que pulam assim que você entra em um site? É isso que seu e-commerce deve considerar fazer.

Afinal, elas mostram para seu cliente que sua equipe está ali, a disposição para auxiliar caso ele precise de alguma ajuda.

Mas faça testes de layout para identificar qual será a melhor posição para os ícones de atendimento. Com certeza você não quer que eles atrapalhem o processo de compra do cliente.

Monitore os resultados

Seu e-commerce escolheu os canais de atendimento e ele precisam ser monitorados para confirmar que estão sendo efetivos.

Tendo esses números, seu e-commerce poderá corrigir erros e aperfeiçoar a estratégia.

Concluindo

O objetivo do conversational commerce é melhorar a experiência do cliente, oferecendo interações em tempo real.

Quando se agiliza o atendimento e oferece um suporte personalizado e próximo, há uma melhora nas vendas e fideliza os consumidores.

Mas lembre-se que é importante seu e-commerce fazer um planejamento detalhado, investir em tecnologias e ficar de olho nos resultados.

E em todos os momentos conte com a ajuda especializada da plataforma de e-commerce egondola. Somos a solução para sua empresa no Brasil e Paraguai.

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