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Marketing Digital

Como utilizar o marketing de influência no seu e-commerce?

Essa é uma expressão que está em alta: marketing de influência. Mas você já parou para pensar em como usar o marketing de influência no seu e-commerce?

O que é marketing de influência?

O marketing de influência nada mais é do que uma estratégia de usar alguém famoso para influenciar a compra de um determinado produto ou serviço.

Ele já era usado muito antes do Instagram, YouTube e TikTok aparecerem. Só que antes, o marketing de influência era utilizado de maneira diferente. Por exemplo, você via uma celebridade estampada numa caixa de tinta de cabelo.

Só que como tudo entrou na era digital, o marketing de influência também. Sendo assim, agora os e-commerces utilizam influenciadores para usar ou recomentar determinado produto. Isso induz os clientes a terem vontade de adquirir esse mesmo produto também.

Mas se engana quem pensa que isso se aplica apenas a pessoas reais. Personagens fictícios também contam! E entre esses podemos mencionar desenhos animados e personagens de filmes.

Ainda não está convencido? Sem problema. Confira o resultado de algumas pesquisas:

  • 66% dos consumidores se lembram das campanhas estreladas por influenciadores do que dos anúncios tradicionais.
  •  74% dos consumidores preferem conteúdos informativos. E aqui está incluído os reviews e ações de influenciadores.
  •  76% dos consumidores já compraram algum produto após ver a recomendação de um influenciador.
  •  86,5% dos e-commerces afirmam que o trabalho com influenciadores traz mais retorno do que qualquer outro tipo de comunicação digital.

Esses números podem ser explicados de duas formas. Uma é que a pandemia influenciou muitas pessoas a trabalhar na internet com produção de conteúdo. E a outra é que, com a chegada da Geração Z ao mercado de trabalho, buscam produzir conteúdo sobre suas paixões e ganhar dinheiro com isso.

Como usar o marketing de influencia a favor do seu e-commerce?

O primeiro passo é preparar seu e-commerce para receber os clientes. Pode parecer estranho, mas é verdade.

Imagine que seu e-commerce saia do ar devido ao grande aumento do volume de acessos, ou que seu estoque esgote rapidamente, ou ainda que o atendimento ao cliente fique lento devido ao aumento da demanda.

É bom analisar essas possibilidades porque sim, as ações irão aumentar o tráfego do seu e-commerce bem como as vendas. Sendo assim, é necessário garantir boas experiências para esses novos clientes.

Então, antes de tudo, comece fazendo planejamentos, inclusive com estimativas realistas de retorno. Por agir assim, você deixa seu e-commerce pronto para receber novos clientes.

Somente depois que seu e-commerce organizou todos os processos internos é que poderá partir para as ações práticas de marketing de influência.

Vejamos algumas:

Invista em reviews

Reviews e marketing de influência? Sim! Isso porque todo consumidor é um influenciador em potencial. Afinal ele teve experiência real de consumo e pode indicar o serviço ou produto porque já o conhece.

Quando seu e-commerce investe em reviews, o resultado vem. Pesquisas indicam que 92% dos compradores confiam mais nos reviews do que nas propagandas e 70% disseram que confiam até em reviews de pessoas desconhecidas.

Isso mostra que outros clientes sempre estão de olho para saber se vale a pena ou não adquirir determinado produto ou serviço. E o bom dessa estratégia é que seu e-commerce não gasta muito. Afinal os consumidores satisfeitos serão seus influenciadores!

Faça parcerias com os influenciadores

Por mais que uma pessoa tenha um grande número de seguidores nas redes sociais, isso não significa que seja o influenciador certo para seu e-commerce. Por isso, procure fazer parcerias com personalidades do seu nicho.

Quer um exemplo? Digamos que seu e-commerce é especializado em produtos veganos. Não seria muito exitoso contratar um influenciador conhecido por frequentar churrascarias… Isso não passaria credibilidade para seu e-commerce.

Por isso, o primeiro passo é estudar o comportamento do seu consumidor e identificar influenciadores relevantes para o seu nicho. E o que acha de fazer parcerias com microinfluenciadores? Esses criadores de conteúdos menores conseguem atingir públicos bem específicos!

Mensure os resultados

Quais são os objetivos do seu e-commerce adotando o marketing de influência? É aumentar o tráfego, as vendas ou o reconhecimento da marca? Independente do objetivo, é essencial mensurar os resultados para avaliar o sucesso das ações.

Fazer esse balanço ajuda a direcionar as demais estratégias.

Uma sugestão seria criar cupons de desconto ou brindes para cada influenciador. Assim fica mais fácil para seu e-commerce avaliar a quantidade de consumidores que realmente compram após cada indicação e ver quem está sendo de ajuda para seu e-commerce.

Concluindo

O marketing de influência está em alta! E é uma ótima estratégia para aumentar as vendas e gerar reconhecimento do seu e-commerce.

Mas lembre-se que não são apenas pessoas famosas que tem o poder de influência. Aproveite o poder que o seu próprio consumidor tem!

Por isso, faça bom uso dos reviews.

E em todos os momentos conte com a ajuda especializada da plataforma de e-commerce egondola!

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