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Community Commerce: aplique essa estratégia no seu e-commerce!

Já ouviu falar de Community Commerce? Pode ser que sim, mas talvez ainda não…

Mas já deve ter percebido que quando uma celebridade da internet aparecer nas redes sociais usando qualquer coisa esse item vira sucesso de vendas. É por isso que temos certeza de que o marketing de influência funciona. Mas o que isso tem a ver com o Community Commerce?

O que é Community Commerce?

O Community Commerce ou e-commerce comunitário, é caracterizado como uma extensão do Social Commerce, sendo uma forma de comércio que acontece nas redes sociais, em especial no TikTok, e utiliza o famoso marketing boca a boca orientado pelo criador de conteúdo.

Em outras palavras, o Community Commerce é caracterizado pela criação de conteúdo divertido, orgânico e autêntico, que apresenta produtos e marcas. Assim, o Community Commerce é baseado em três elementos: conteúdo, comunidade e comércio.

Ou seja, a estratégia usa o poder de influência das comunidades online para viralizar conteúdos, alavancando tanto marcas, como produtos e serviços.

Por isso podemos dizer que o Community Commerce envolve usar todo o potencial de segmentação, viralização e engajamento das redes sociais para divulgar produtos e vender.

Qual é a importância do Community Commerce para o seu e-commerce?

A mais pura verdade é que o Community Commerce é uma tendência. Aliás, se seu e-commerce ignorar essa estratégia, pode perder diversas oportunidades de negócios.

Para que você tenha uma ideia, o TikTok até fez uma pesquisa com os usuários para avaliar como as plataformas de mídias sociais influenciam suas decisões de compra. Os dados revelam que:

  • 72% acham conteúdos de criadores comuns mais interessantes que publicações de celebridades
  • 72% valorizam a conveniência de comprar na plataforma
  • 73% dizem que o conteúdo de influenciadores inspirou a experimentar um produto novo
  • 75% gostam de aprender sobre novos produtos
  • 76% dos clientes afirmam que encontram informações úteis sobre produtos e marcas na rede social
  • 78% dos consumidores já descobriram produtos novos ao assistir vídeos no TikTok
  • 78% dos consumidores estão dispostos a fazer compras pelas mídias sociais.

Como usar o Community Commerce para alavancar o seu e-commerce?

Você já percebeu que existem diversas vantagens de usar o Community Commerce. Então, como usar essa estratégia no seu e-commerce?

Pode parecer repetitivo, mas o primeiro passo é o planejamento. Isso porque seu e-commerce deve definir metas, objetivos, métricas, estudar o comportamento do seu púbico, encontrar os melhores formatos de conteúdos, identificar os influenciadores mais importantes para o seu nicho, etc.

Confira como seu e-commerce pode fazer isso:

Aproveite os conteúdos gerados pelos usuários

O conteúdo gerado pelo usuário são todas as publicações orgânicas sobre o seu produto na internet. Um exemplo clássico disso é quando o consumidor descobre algo revolucionário e publica um vídeo divertido no TikTok.

Aproveitar esse tipo de postagem é muito interessante porque não exige um investimento significativo. Além disso, esse conteúdo orgânico tende a gerar mais confiança se comparado as #publis. Sendo assim, o potencial de conversão de conteúdos também é maior.

Crie conteúdos divertidos e autorais

Sabemos que o TikTok virou uma ferramenta importante para os negócios. Mas é importante lembrar que a rede social é usada principalmente para entretenimento.

Por isso, é fundamental que os seus conteúdos postados ali sejam descontraídos. É isso que fará toda a diferença para o engajamento.

Ou seja, se quiser chamar a atenção dos usuários, seu e-commerce deve criar conteúdos criativos e divertidos. Aliás, até assuntos mais sérios também podem ser abordados com essa estratégia. O segredo é sempre dar uma certa leveza aos conteúdos.

Lance desafios no TikTok

Você já deve ter notado que os vídeos que mais viralizam nas redes social são os challenges. Isso porque a proposta dos desafios é incentivar outros usuários a produzirem conteúdos semelhantes e postaram nos seus respectivos perfis.

Então, o que acha de usar a hashtag exclusiva da sua marca? Vamos pôr um exemplo. Digamos que seu e-commerce seja de vestidos de festa. Poderá fazer um desafio de antes e depois da produção.

Enfim, se usar a imaginação as oportunidades são diversas.

Faça parcerias com criadores de conteúdo influentes

É fato que os usuários comuns exercem muito bem seu poder de influência, os criadores de conteúdo famosos podem alavancar ainda mais as estratégias de Community Commerce.

Isso porque quando veem um influencer realizando um desafio, os outros usuários podem entrar na onda para fazer o conteúdo viralizar.

Sendo assim, alguns criadores de conteúdo viram referência em seu nicho e conseguem influenciar as comunidades relacionadas. É justamente por isso que vale a pena que seu e-commerce invista em parcerias com eles.

Mas não fique focado apenas nos números de seguidores. Afinal o algoritmo do TikTok considera como relevante a entrega conteúdos alinhados aos interesses dos usuários com base nas curtidas, vídeos mais assistidos, compartilhamentos etc, mais até que o número de seguidores.

Pensando por esse lado, dá para trabalhar com microinfluenciadores e ter resultados bem expressivos.

Concluindo…

O Community Commerce é uma estratégia focada na criação de conteúdos em comunidades digitais com fins comerciais, sendo que a principal plataforma de divulgação é o TikTok.

Por isso, seu e-commerce deve considerar criar conteúdos autorais e divertidos para engajar o público, viralizar e, claro, converter vendas!

E em todos os momentos, conte com a ajuda da plataforma de e-commerce egondola!

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