Já ouviu falar em D2C ou Direct to Consumer?
O D2C caracteriza todos os modelos de negócio de empresas que vendem produtos diretamente para o consumidor, sem a necessidade de intermediação. É uma estratégia que permite novas fontes de receitas para seu e-commerce.
Por isso, veja as tendências de D2C para seu e-commerce:
Crescimento das vendas essenciais de nicho
A pandemia mudou o comportamento dos consumidores. Quem antes só comprava em lojas físicas, hoje prefere as compras no conforto dos seus lares.
Outro ponto a destacar é o aumento da demanda de produtos de nichos específicos, como itens de jardinagem, roupas e sapatos confortáveis bem como equipamentos para home office.
Mesmo que a vida esteja voltando a rotina normal, o D2C veio para ficar. Prova disso é que as pessoas pegaram o gosto com as compras online e viram os benefícios e a conveniência proporcionados por compras assim.
Logística integrada e fulfillment
Antes os consumidores viam o envio rápido como um bônus. Mas agora deseja essa comodidade em todas as compras que realiza. No caso do D2C, a logística integrada pode ser a solução ideal para preparar os envios e levar o produto até o comprador.
Já o fulfillment é uma tendência para os iniciantes nesse modelo de negócios. Nesse sistema há uma terceirização do serviço de armazenamento do estoque e entrega, garantindo a disponibilidade imediata do produto ao consumidor onde ele estiver.
Humanização do relacionamento com o consumidor
Mesmo quem compra online valoriza uma experiencia humanizada e mais próxima da marca.
Quando um e-commerce D2C está consciente disso, irá investir em táticas para personalizar e otimizar a experiência de compra online.
O que pode ser feito? Personalização de mensagens enviadas por e-mail bem como a recomendação de produtos complementares. Outra estratégia bem-sucedida é a interação com os clientes nas redes sociais e nos canais de venda, bem como oferecer descontos para os clientes regulares.
Foco na jornada de compra do consumidor
Todo e-commerce deve estar consciente da importância de investir em uma excelente jornada de compra para o consumidor. Afinal, numa compra online não há a interação física com o produto e para muitas pessoas isso pode ser um empecilho.
Para isso, além de investir em fotos de boa qualidade, seu e-commerce pode adotar outros recursos visuais, como realidade aumentada e vídeos.
Expansão internacional
Já considerou atuar no mercado internacional? Pode parecer um sonho, mas ele pode estar próximo da realidade…
Há uma tendência de abertura para o mercado internacional e isso se deve a dois fatores:
Desenvolvimento de plataformas de ecommerce para D2C: essas plataformas oferecem ferramentas como pagamento em diferentes moedas, serviço de logística integrada e calculadora de impostos.
Compras cross border: são transações comerciais que ultrapassam as fronteiras dos países. Por exemplo, você está no Brasil e compra um produto que virá da China. Assim, as compras cross border aproximam o consumidor dos e-commerces D2C do mundo todo.
Concluindo
O e-commerce é uma excelente forma de sua empresa expandir. Mas para que tenha os resultados desejados é preciso sempre estar atento às tendências.
E o e-commerce D2C é uma tendência que está cada vez mais em alta.
Sendo assim, conte sempre com a ajuda especializada da Plataforma de e-commerce egondola. Somos a solução para sua empresa no Brasil e Paraguai.