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Por que a presença digital é importante?

Você já deve ter percebido que ter presença digital é a base do sucesso de qualquer empresa. Afinal, em um mercado altamente competitivo, ter uma marca forte faz com que sua empresa ganhe autoridade na sua área de atuação, aumentando a sua possibilidade de ampliar as vendas.

Sabendo disso, veja como a presença digital pode transformar seu negócio.

O que é presença digital?

Segundo pesquisas feitas, o e-commerce cresceu muito desde 2020 e esse crescimento expressivo se deve à pandemia de Covid-19. Afinal, as circunstâncias obrigaram as empresas a se reinventar para manter o negócio na ativa.

Mas mesmo assim, não foram todos os e-commerces que se destacaram. Esse cenário mostra que estar online não significa ter presença digital.

A presença digital se refere a maneira e como sua empresa está sendo visto no ambiente online. E para isso é preciso investir em estratégias e ações.

Então, como construir uma presença digital?

Para que seu e-commerce construa a presença digital, é essencial ter clareza de onde deseja chegar. Somente assim, conseguirá traçar planos estratégicos que serão como uma bússola para seu e-commerce.

Confira algumas dicas para que seu e-commerce tenha presença digital:

Faça um plano de ação

Tendo em mãos as informações do seu planejamento estratégico, desenvolva um plano de ação para potencializar sua presença digital. Para isso, tenha um cronograma, defina os responsáveis pelas atividades e como cada ação deve acontecer.

Também é importante ter um plano B preparado para caso alguma ação não funcione como esperado. Isso é importante porque o ambiente online é muito dinâmico e as coisas mudam em uma velocidade super alta.

Tenha um site profissional

Estar online requer ter um site, mas o que muitos empreendedores se esquecem é de investir na qualidade do site.
É vital investir em um site profissional, ou seja, um site que tenha o suporte adequado e que ofereça a melhor experiencia para seus clientes.

Ter um site profissional contribuirá para que seu e-commerce tenha maior relevância na pesquisa orgânica feita em sites de busca. Mas, será que isso é tão importante assim? Com certeza! Afinal, aumentar o ROI (Retorno sobre Investimento) fará com que mais clientes cheguem a seu e-commerce, sem ter que aumentar o investimento.

Além disso, como cada vez mais pessoas estão usando smartphones no dia a dia, considere ter seu site na versão mobile.

Crie um blog

Já parou para pensar por que é importante ter um blog no seu site? O blog tem por objetivo oferecer conteúdo atualizado dos produtos ou serviços que seu e-commerce tem. Por isso, o blog precisa ser produzido para informar, prestar contas ou oferecer conteúdo especializado.

Para que seu blog atinja o objetivo proposto, é importante focar na estratégia chamada marketing de conteúdo. Mas o que envolve isso? Envolve produzir textos que não falem apenas dos produtos em si, mas em tudo que se pode fazer com eles. Porque dessa forma, irá ajudar no compartilhamento do material nas redes social e, consequentemente, fortalecerá sua presença digital.

Conte boas histórias

Sabia que a arte do convencimento sempre tem por trás uma boa história? Assim, para chegar ao coração dos clientes, conte uma história de maneira simples e que seja real.

O nome dessa técnica é Storytelling e o segredo está no senso de identificação criado com o cliente. Por isso, invista em depoimentos de usuários, conte a origem do produto oferecido ou fale da relação que as pessoas têm com ele.

Varie os formatos

Não basta produzir conteúdo regularmente e deixar que isso caia na rotina. É muito importante variar o formato do conteúdo. Invista em uma boa foto, em um vídeo divertido ou em texto com conteúdo pertinente. Fazer isso irá te ajudar a alcançar mais pessoas.

Use as redes sociais

É de conhecimento geral que as redes sociais têm um papel importante na hora de atrair clientes. Mas não vá saindo por aí criando perfis nas redes sociais, só por criar. É preciso compreender os usos de cada rede social e só assim decidir qual irá fortalecer a presença digital de sua empresa.

Outra dica muito útil é aplicar o marketing de influência. Nessa estratégia, seu e-commerce investe para que um perfil influenciado divulgue seus produtos ou serviços.

Ouça seu público

O maior objetivo das redes sociais é aproximar o consumidor da sua marca. Sendo assim, não deixe seus clientes falando sozinho. Sempre que houver uma interação, responda. Isso vale para comentários positivos ou negativos. Agir assim fará com que seu cliente se sinta valorizado.

E faça bom uso dos comentários para melhorar seu produto ou serviço. Também aproveite as informações de acessos, compartilhamentos e cliques para identificar o comportamento dos seus clientes. Assim, poderá investir de maneira direcionada em marketing.

Crie um relacionamento

Segundo pesquisas, conquistar um cliente custa sete vezes mais do que a fidelização. Sendo assim, não adianta criar os melhores conteúdos, se não for o que seus clientes desejam.

Nesse sentido, as redes sociais e o e-mail são ótimas ferramentas para criar uma relação duradoura. Mas para isso, você terá que responder sempre, usar mensagens diretas, investir em campanhas e ter atenção aos interesses dos clientes.

Concluindo….

Como vimos, não basta simplesmente ter um e-commerce. É preciso ter presença digital. E para isso invista em um site profissional, crie um blog, varie os formatos, use as redes sociais, crie um relacionamento, entre outras.

Para isso, conte com a ajuda da plataforma de e-commerce egondola. Somos especialistas em atrair e converter novas oportunidades por meio de soluções digitais para o seu negócio!

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