Conecte-se conosco

Ecommerce

ecommerce: dicas para começar do jeito certo

Está começando no mundo dos negócios? Ou já está nessa área há algum tempo? Independente da resposta, ter um negócio online é uma oportunidade única. Afinal, poderá abrir uma loja com alto potencial de vendas e com menor custo de manutenção.

Mas antes de sair abrindo seu e-commerce, confira nossas dicas para começar do jeito certo.

Sendo assim, para que seu e-commerce tenha o resultado esperado, é vital adotar boas práticas de gestão. Também deve investir em conhecimento, em especial estar por dentro do que acontece no mercado online.

Afinal, sempre surgem novas tecnologias e o comportamento do cliente passa por constante mudança.

Vamos ao que interessa, dicas para montar um e-commerce:

Planejamento é fundamental

Antes de iniciar a estruturação do seu e-commerce, é preciso se preparar para isso. Como assim?

Seu objetivo é expandir? Então avalie quanto dinheiro há em caixa e estude uma maneira de aplicar parte dessa reserva na abertura da sua loja online.

Está começando do zero? Nesse caso, deve pensar em como poderá utilizar seu dinheiro, garantindo um mínimo para manter seu e-commerce funcionando nos primeiros meses.

Agora no caso de não contar com um valor para começar, o ideal é esperar e fazer um fundo de reserva antes de começar seu negócio online. Aproveite esse tempo e faça cursos sobre gestão e finanças. Existem vários cursos bons e gratuitos.

Identifique seu público-alvo

O próximo passo é identificar quem serão seus futuros clientes. Essa missão se torna mais fácil quando se define diferentes perfis para eles. A essas pessoas chamamos de público-alvo.

Para saber isso, é preciso ter informações reais sobre seus clientes, como profissão, idade, formação escolar, etc. Tendo essas informações é possível descobrir o que esse cliente procura, como procura e até a melhor maneira de se comunicar com ele.

Quando se conhece o público-alvo, é possível personalizar o atendimento, contribuindo para a conversão das vendas. Assim, as estratégias de marketing e promoções podem ser planejadas para diferentes grupos que fazem parte do público-alvo.

Cuidados com produto e nicho

Para que seu e-commerce seja bem-sucedido é fundamental mantê-lo competitivo. E para conseguir isso é preciso aplicar práticas de análise, com o objetivo de identificar o que está em destaque no mercado e o que deve vir a se tornar sucesso em vendas.

Por agir assim, irá se antecipar e preparar o seu estoque e site, para as tendências.

Mas digamos que seu e-commerce é justamente em um nicho que possa ser considerado saturado, o que fazer? Nesse caso, é essencial usar técnicas para diferenciar os seus produtos e serviços dos concorrentes. Ou seja, invista na qualidade da experiência do cliente!

E para conseguir isso, a tecnologia tem um papel essencial. Invista em uma plataforma que possua integração com outros serviços e soluções.

Tom e voz do negócio

Em primeiro lugar, é essencial criar uma identidade para sua marca. Além disso, adeque as suas comunicações para o que o público espera.

Não sabe como fazer isso? Uma dica é fazer benchmarking com outros modelos de negócios. Nesse sentido, navegue por lojas online e confira as redes sociais. Assim poderá ter inspiração para sua identidade, mas sem copiar o que já está no mercado.

Atenção às parcerias

Mesmo que você possua grandes planos para seu e-commerce, mantenha os pés no chão. Procure parceria com empresas que forneçam plataformas com funções que você realmente vai precisar, atendendo às necessidades do início da jornada, sem precisar pagar por aquilo que não é exigido agora.

Entre os pontos a considerar, saiba que quando seu e-commerce começar a funcionar, será preciso monitorar os produtos mais vendidos, saber o que ainda está disponível em estoque, avaliar o preço médio das vendas, etc.

Além disso, integre diversas formas de pagamentos, como PIX, boletos, pagamentos online bem como cartões de crédito e débito. Afinal, quanto mais opções para pagar, maior a chance de um cliente concluir uma venda.

Concluindo…

Iniciar um e-commerce exige planejamento e pesquisa para aprender a lidar com estes novos mercados bem como com o público. Afinal, conhecer o cliente, saber o que ele procura e estruturar seu e-commerce de acordo resultará em vendas.

Além disso, tenha parcerias estratégicas que garantam seu sucesso online.

Muitos empresários gostariam de ter sua loja online. Mas não sabem como implantar.

Não se preocupe, nós iremos auxiliar em todos os processos.

Conte com a ajuda especializada da plataforma de e-commerce egondola. Somos a solução para sua empresa no Brasil e Paraguai.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EGONDOLA NEWSLETTER

Cadastre-se para receber conteúdos sobre e-commerce, marketing e tecnologia.

Facebook Egondola

Tags

Post's mais acessados

Inteligência artificial: o xeque-mate no e-commerce

Ecommerce

Dicas de logística para que seu e-commerce se destaque

Ecommerce

Quer vender mais? Saiba como se preparar!

Ecommerce

Inovação no e-commerce: estruture a melhoria contínua

Ecommerce