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Marketing Digital

Tecnologia: como reinventar o marketing?

Assim como tudo, o marketing está passando por uma transformação. Ao mesmo tempo em que meios tradicionais, como rádio, televisão e os panfletos, continuam fazendo parte do mix de comunicação, outras ferramentas ganharam importância no relacionamento com o cliente.

Atualmente a reinvenção do marketing passa pelos influenciadores digitais. O conceito de associar alguém conhecido a uma marca não é novo, mas se sofisticou no mundo digital.

Para abordar os perfis distintos dos consumidores, com mensagens bem dirigidas, o marketing passa a utilizar inumeros influencers para customizar a mensagem e garantir eficiência máxima.

Marketing: um ambiente mais complexo

No mundo analógico, era muito mais fácil acompanhar e influenciar a jornada de compra do consumidor. Era preciso apenas alguns poucos canais de TV, jornais, revistas e emissoras de rádio para alcançar todo o mercado.
Nessa época a lógica de vendas era a indústria produz e o varejo vende para o cliente.

Mas com o digital, essa lógica mudou completamente. Agora o consumidor ganhou poder e decide o que quer comprar, quando e como.

Além disso, o e-commerce ampliou o leque de possibilidades: todos comportamentos e interesses são atendidos, em qualquer categoria de produto ou serviço.

Mas existe um perigo: não basta conhecer a fundo o cliente no digital e agir como se ele fosse um desconhecido na loja física. No varejo omnichannel, o cliente espera ser reconhecido e ter um relacionamento personalizado.

Para conseguir isso e reinventar seu marketing, os e-commerces precisam desenvolver várias novas habilidades:

Identifique oportunidades com base em dados

O primeiro passo a dar é coletar dados e analisá-los.

Podemos dizer que o varejo tradicional se baseava muito na intuição, mas atualmente isso não é suficiente para lidar com a quantidade de clientes que acessam vários sites ao mesmo tempo e são bombardeados por anúncios nas redes sociais e na internet.

Por isso, atrair a atenção do cliente se tornou uma ciência e, como toda ciência, é preciso ter informações sólidas para obter bons resultados.

Procure o que é diferente, não o que é igual

O marketing tradicional sempre procurava colocar o maior número possível de consumidores nas mesmas “caixinhas”. Mas isso não funciona mais.

Vivemos em um mundo com abundância de informação e opções quase infinitas. Sendo assim, vence quem consegue identificar o que é diferente, aquilo que faz o cliente ser único. E, só assim, oferecer um produto ou serviço que atenda a essa diferenciação.

Tenha inteligência para recuperar vendas

No varejo digital, uma parte considerável das vendas acontece recuperando oportunidades que não foram aproveitadas. Chamamos essa ação de retargeting. Ela permite que os clientes permaneçam mais tempo no e-commerce e, se já tiverem saído, voltar a interagir com a marca e os produtos.

Sendo assim, para recuperar vendas, é preciso utilizar recomendações, segmentações e personalização em múltiplos pontos de contato.

Nesse sentido um contato no WhatsApp pode funcionar para alguns,mas para outros pode ser que ver sua marca novamente na rede social os motive a decidir comprar.

Automatize a distribuição

É impossível alcançar milhares de pessoas de forma personalizada sem contar com uma forte base tecnológica. Imagine como irá direcionar os clientes em canais tão diferentes quanto e-commerce, marketplaces, redes sociais variadas, e-mail, push, SMS e mídias tradicionais?

O segredo está em investir em soluções que tragam flexibilidade, velocidade e entendimento do comportamento dos clientes. Isso fará com que seja possível identificar o momento em que o consumidor se encontra.

Com réguas e fluxos de comunicação automatizados, seu e-commerce pode aproveitar oportunidades desde o momento em que elas surgem.

Desenvolva novas formas de monetização

A venda de produtos não precisa necessariamente ser a única fonte de receitas de um e-commerce. Por exemplo, no ambiente físico, a comercialização de espaços de destaque no PDV e a venda de espaços de sinalização digital são formas de monetização.

Mas quando o assunto é o digital, poderá fazer parcerias com outros e-commerces. Isso fará com que seu site seja remunerado por vendas feitas nos parceiros, mas iniciadas na sua loja online.

Lembre-se que a atenção dos consumidores é o ativo mais valioso que o e-commerce pode ter. Essa atenção pode ser transformada em vendas nas suas próprias plataformas digitais ou em indicações para que parceiros entrem em contato com os clientes.

Concluindo…

Podemos afirmar que a reinvenção do marketing é uma questão de sobrevivência. Sendo assim, somente quem estiver bem equipado com as melhores tecnologias e tiver a capacidade de entender profundamente o comportamento dos clientes terá sucesso daqui em diante.

Para se destacar, seu e-commerce precisa de soluções que criam experiências relevantes e individualizadas.

Não seja apenas mais um. Seja referência!

Conte com a ajuda da Plataforma de e-commerce egondola.

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