Sabemos que a pandemia de Covid-19 foi um momento transformador em várias áreas. E assim como todo mundo, muitos lojistas tiveram que se adaptar para não ficar no prejuízo. O resultado foi um grande avanço no comércio tecnológico.
Não é para menos que o setor de vendas pela internet registrou um recorde de vendas em 2020. Como a demanda por compras online cresceu, consequentemente as empresas tiveram que ingressar no e-commerce.
Mas agora parece que a vida está voltando a normalidade… Então, como se manter competitivo após a pandemia?
Seguir o fluxo ou estar preparado?
Quando veio a maré da pandemia, sobreviveu quem se adaptou. No entanto, agora é preciso mais do que sobreviver. Para se manter competitivo no mercado é preciso abraçar as inovações tecnológicas e trabalhar com elas a seu favor.
Em outras palavras, é preciso planejamento, organização e capacitação para que seu e-commerce se mantenha como um canal satisfatório e com qualidade. Isso quer dizer que seu e-commerce precisa ser destaque em áreas como:
- Usabilidade da plataforma
- Processos logísticos
- Marketing do negócio
- Jornada do cliente
- Entre outros.
Essas são áreas que estão sendo melhoradas e otimizadas por meio da tecnologia. Afinal, os serviços estão sendo melhorados tanto para o consumidor quanto para o lojista que precisa se atualizar frequentemente para vender e lucrar ainda mais.
O que mais se pode fazer?
Além dos pontos mecionados acima, para que seu e-commerce se destaque da concorrência é preciso oferecer meios de pagamentos mais acessíveis.
Sendo bem realistas, por mais que a situação esteja voltando a normalidade, o consumidor não parou de comprar de forma online. Muito pelo contrário, pegou gosto em comprar pela internet!
Só que percebemos que a maioria continua percorrendo toda a jornada de compra, mas quando chega a hora de pagar, muitos desistem…
Por que isso está acontecendo? Em grande parte pelas formas limitadas de pagamento. Em geral, os e-commerces estão acostumados a oferecer como formas de pagamento o boleto e cartão de crédito.
Mas a tendência são os pagamentos instantâneos, como o Pix, que é algo prático e seguro. Agora, junta o Pix com um parcelamento inteligente, sem cartão e sem juros. É o verdadeiro “Compre agora Pague depois”!
E isso não é apenas sonho, algumas empresas no mercado brasileiro já estão oferecendo!
Concluindo…
Pensar nas estratégias oferecidas no seu e-commerce será o fator decisivo para se manter competitivo após a pandemia. Mas além disso, como vimos, é essencial pensar em opções de pagamentos que sejam práticas e eficazes.
E em todos os momentos, conte com a Plataforma de e-commerce egondola. Somos a solução para sua empresa no Brasil e Paraguai.