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Quer incrementar a receita? Personalize seu site!

Com certeza, seu objetivo é ter lucro e aumentar a receita. Mas para isso é essencial pensar em todos os canais e definir estratégias para criar experiencias individualizadas.

O que isso significa? Para facilitar, vamos por um exemplo. Já notou que cada pessoa vê recomendações diferentes na Netflix? Isso se dá por causa das experiencias individualizadas.

Mas infelizmente, os e-commerces, na sua maioria, ainda dão a mesma experiência para todos os clientes, não importa o quão diferentes sejam. Afinal, por que as marcas segmentam suas campanhas de marketing, mas entregam o mesmo site para todos?

E um dos principais desafios da personalização é a identificação dos consumidores. Mas nem tudo está perdido. Afinal, uma das fontes de dados mais ricas da marca é o CRM. Já pensou em utilizar dados de CRM para identificar visitantes e personalizar o seu site?

A importância da personalização

Quer ver como isso é importante? Imagine que você entrou em um mercado e está procurando um tempero especifico para salada. Você sabe que está em algum lugar, mas não tem certeza de onde… é por isso que as marcas investem em visual merchandising, pois dessa maneira irá encontrar o que deseja.

Mas e quando falamos de compra online?

Imagine que você recebeu um e-mail sobre comidas saudáveis e congeladas do lugar onde sempre compra. Como é algo que te interessa, com certeza irá abrir e ver quais são as ofertas…. mas na primeira rolagem do site, encontra uma mega promoção de fraldas e produtos para bebês (você não tem filhos). Já na segunda rolagem, há uma listagem de produtos fast food: salgadinhos, biscoitos e refrigerantes (só que você queria comidas saudáveis). Na terceira, uma promoção com super descontos para as lojas de São Paulo (mas você morar em outra parte do Brasil).

O que irá fazer? Com certeza está descontente e irá abandonar o site, e com razão!

Exageramos no exemplo? Pode até ser. Mas a verdade é que cada pessoa tem características e gostos diferentes. Pensando nisso, por que os sites tem que ser iguais para todo mundo?

É aí que entra a personalização. Sendo assim, é possível personalizar a experiência no site com base em interação com o site, fidelidade, frequência de compra, produtos ou categorias de interesse, ticket médio ou receita, aniversário, localização, origem de tráfego, etc.

Personalização por localização

Quando usa a personalização por localização é possível direcionar as melhores ofertas e promoções de acordo com a localização do cliente.

Quer ver como isso é importante? Imagine que chegou o Natal e você deixou para ultima hora comprar os presentes. Começa a navegar em vários sites e um deles possui entrega drive thru. Após escolher tudo que deseja, coloca no carrinho. E é nessa hora que você descobre que essa opção não se aplica a tua cidade….Desanimador para dizer o mínimo.

Se sentir no lugar do cliente, pode ajudar a entender como a personalização é muito importante!

Personalização por clima

Agora nosso exemplo será outro. Imagine que é mês de julho e você mora em um lugar que está fazendo muito frio, uns 3°C. Daí acessa um site de uma rede de faramacias nacional, que você sempre compra, porque agora quer um remedio para gripe. Mas como é nacional, a vitrine mostra ofertas de bronzeadores e protetor solar…

Dá para notar que a demanda de produtos vai variar de acordo com o clima e a temperatura. Em casos de e-commerces nacionais, já existe a segmentação por estado, mas o que acha de ativar a segmentação por clima, para ser ainda mais assertivo e preciso?

Personalização por segmento de cliente

Em uma loja física é possível conhecer os clientes. E dessa maneira eles se tornam clientes VIP.

Mas e no site? Como um cliente pode conseguir as vantagens e beneficios de um cliente VIP da loja física?

É possível conseguir isso realizando intervenções no site de acordo com o segmento do cliente. Assim o conteúdo que interessa a um cliente VIP será diferente do que interessa a um cliente com menor ticket médio, por exemplo.

Personalização em conjunto com mídia

Sabia que é possível personalizar as campanhas de acordo com o cliente? Assim quando eles entrarem no site do seu e-commerce, verão banners de acordo com que lhes interessa, com os produtos que mais chamam atenção.

Quando um cliente clica em uma campanha nas redes sociais ou e-mail, ele é é direcionado para uma url com “?UTM=” para identificar a campanha e assim personalizar o site.

Personalização por comportamento

Os dados de navegação do cliente servem para saber se determinado produto ou oferta são de interesse do cliente ou não.

Quer um exemplo? Digamos que você notou que o cliente acessou várias vezes a categoria maquiagem. Entao nesse caso, o que acha de mostrar um banner oferecendo como brinde uma necessaire nas compras de maquiagem? Fará muito mais sentindo que oferecer um pano de prato….

Concluindo

Para que consiga fidelizar o cliente e aumentar os lucros é essencial que seu e-commerce personalize o site.

Para isso, entenda a jornada do cliente e instale a configuração inicial da tag javascript. Também é importante realizar a análise de usuabilidade, funil e web analytics e ter um plano de ação com base nos dados e oportunidades. E não esqueça de desenvolver ações e analisar os resultados.

Seja referência!

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