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Será que o marketplace é uma boa opção para o seu e-commerce?

Todos sabemos que o e-commerce teve um crescimento enorme por conta da pandemia de covid-19. Outra área que também teve um crescimento expressivo foi o marketplace.

Para que tenha uma pequena ideia, as lojas que atuam no marketplace tiveram um aumento de 56% nas vendas. Pensando nisso, será que o marketplace é uma boa opção para o seu negócio?

Vender em Marketplaces

Atuar como varejista no site de terceiros, é o modelo mais difundido e prático para quem está pensando em ingressar no mundo dos marketplaces. As opções são diversas, e vão desde gigantes varejistas como Amazon, Magalu e Mercado Livre, a shoppings virtuais de nicho como Enjoei, Elo7 e iFood.

Esses são alguns marketplace, mas quais são as vantagens que seu e-commerce terá?

Vantagens do marketplace

Baixo custo

A maior vantagem do marketplace é o baixo investimento, pois o lojista aproveita a estrutura da loja parceira, que servirá como vitrine para os seus produtos. O resultado é economia com tecnologia, marketing e mídia.

Além disso, o processo de integração entre as lojas é facilitado através de uma plataforma integradora ou até mesmo com a própria plataforma que a empresa já utiliza em sua loja online.

Alcance de clientes e aumento de vendas

Quando se integra uma loja a um grande e-commerce é possível aproveitar todo o fluxo de visitação desse parceiro. Dessa forma é possível ampliar a visibilidade da sua marca e reduzir os custos de investimento para atração de potenciais novos clientes. E com um maior número de pessoas acessando o seu catálogo, o resultado será aumentar o faturamento de sua loja.

Fidelização do cliente

Contar com a estrutura de um e-commerce mais consolidado, resulta em credibilidade e experiência de compra. E isso faz com que o cliente sinta-se mais a vontade e compre mais vezes os seus produtos. Mas para garantir boas vendas fique atento à qualidade do produto oferecido, entrega e ao pós-venda.

Desvantagens do marketplace

Falta de autonomia

A falta de autonomia é uma das coisas que costuma incomodar alguns lojistas. Afinal o layout da loja de marketplace é fechado e geralmente não permite fazer qualquer tipo de alteração.

Outro ponto negativo é o fato de que todo problema que eventualmente ocorrer no site do parceiro, como instabilidades sistêmicas, podem refletir no resultado das suas vendas, sem que o lojista possa realizar qualquer ação direta sobre isso.

Taxas e Comissão de Vendas

Apesar de apresentar baixo investimento inicial, todas as vendas realizadas através do marketplace estão sujeitas a cobranças de uma porcentagem, que pode ser fixa ou variar de acordo o negócio. E isso pode afetar diretamente a sua margem de lucro.

Enfraquecimento da sua marca

Quando o cliente compra o seu produto através de martketplace, muitas vezes ele não desvincula a sua marca da marca do parceiro, ou seja, qualquer problema que o consumidor tiver com a plataforma pode acabar refletindo negativamente no seu negócio também.

Concluindo

Podemos concluir que aderir ao marketplace pode ser sim muito vantajoso para o sua empresa, independente do nicho ou serviço em que atua.

E para evitar algumas dores de cabeça futuras, é possível tomar algumas precauções. Por exemplo, antes de fechar contrato, avalie se o público daquele marketplace é o que você realmente deseja atrair para o seu e-commerce. Confira se tem uma presença forte nas redes sociais e dialogue da melhor maneira com a sua audiência tanto no pré, quanto no pós-venda.

Esses são alguns exemplos de passos que seu e-commerce pode dar para fazer parte de um marketplace e assim aumentar o número de vendas.

Quer se destacar?

Conte com a ajuda especializada da plataforma de e-commerce egondola. Somos a solução para sua empresa no Brasil e Paraguai.

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