Todos sabemos que o e-commerce teve um crescimento enorme por conta da pandemia de covid-19. Outra área que também teve um crescimento expressivo foi o marketplace.
Para que tenha uma pequena ideia, as lojas que atuam no marketplace tiveram um aumento de 56% nas vendas. Pensando nisso, será que o marketplace é uma boa opção para o seu negócio?
Vender em Marketplaces
Atuar como varejista no site de terceiros, é o modelo mais difundido e prático para quem está pensando em ingressar no mundo dos marketplaces. As opções são diversas, e vão desde gigantes varejistas como Amazon, Magalu e Mercado Livre, a shoppings virtuais de nicho como Enjoei, Elo7 e iFood.
Esses são alguns marketplace, mas quais são as vantagens que seu e-commerce terá?
Vantagens do marketplace
Baixo custo
A maior vantagem do marketplace é o baixo investimento, pois o lojista aproveita a estrutura da loja parceira, que servirá como vitrine para os seus produtos. O resultado é economia com tecnologia, marketing e mídia.
Além disso, o processo de integração entre as lojas é facilitado através de uma plataforma integradora ou até mesmo com a própria plataforma que a empresa já utiliza em sua loja online.
Alcance de clientes e aumento de vendas
Quando se integra uma loja a um grande e-commerce é possível aproveitar todo o fluxo de visitação desse parceiro. Dessa forma é possível ampliar a visibilidade da sua marca e reduzir os custos de investimento para atração de potenciais novos clientes. E com um maior número de pessoas acessando o seu catálogo, o resultado será aumentar o faturamento de sua loja.
Fidelização do cliente
Contar com a estrutura de um e-commerce mais consolidado, resulta em credibilidade e experiência de compra. E isso faz com que o cliente sinta-se mais a vontade e compre mais vezes os seus produtos. Mas para garantir boas vendas fique atento à qualidade do produto oferecido, entrega e ao pós-venda.
Desvantagens do marketplace
Falta de autonomia
A falta de autonomia é uma das coisas que costuma incomodar alguns lojistas. Afinal o layout da loja de marketplace é fechado e geralmente não permite fazer qualquer tipo de alteração.
Outro ponto negativo é o fato de que todo problema que eventualmente ocorrer no site do parceiro, como instabilidades sistêmicas, podem refletir no resultado das suas vendas, sem que o lojista possa realizar qualquer ação direta sobre isso.
Taxas e Comissão de Vendas
Apesar de apresentar baixo investimento inicial, todas as vendas realizadas através do marketplace estão sujeitas a cobranças de uma porcentagem, que pode ser fixa ou variar de acordo o negócio. E isso pode afetar diretamente a sua margem de lucro.
Enfraquecimento da sua marca
Quando o cliente compra o seu produto através de martketplace, muitas vezes ele não desvincula a sua marca da marca do parceiro, ou seja, qualquer problema que o consumidor tiver com a plataforma pode acabar refletindo negativamente no seu negócio também.
Concluindo
Podemos concluir que aderir ao marketplace pode ser sim muito vantajoso para o sua empresa, independente do nicho ou serviço em que atua.
E para evitar algumas dores de cabeça futuras, é possível tomar algumas precauções. Por exemplo, antes de fechar contrato, avalie se o público daquele marketplace é o que você realmente deseja atrair para o seu e-commerce. Confira se tem uma presença forte nas redes sociais e dialogue da melhor maneira com a sua audiência tanto no pré, quanto no pós-venda.
Esses são alguns exemplos de passos que seu e-commerce pode dar para fazer parte de um marketplace e assim aumentar o número de vendas.
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