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Transformação digital e o impacto no seu e-commerce

Já percebeu que estamos sempre conectados? Seja com um smartphone, smartwatch, tablet, notebook ou outros aparelho inteligente. Usamos dispositivos conectados para praticamente tudo: desde conversar com amigos até negociar e vender online.

É por isso que dizemos que a transformação digital e o e-commerce andam lado a lado. Pensando nisso, como seu e-commerce pode aproveitar essa tendência?

Números sobre a transformação digital

Sabemos que todos estão conectados, mas é ter uma estratégia voltada para incorporar tecnologias que fará que seu e-commerce saiba melhorar os resultados. Isso porque existem várias táticas e ferramentas digitais que podem ser usadas.

Um estudo recente mostrou que 64,5% dos comerciantes fizeram investimentos em transformação digital. Sabe quais foram os beneficios desses investimentos?

  • 80% acreditam que a principal vantagem é melhoria do relacionamento e satisfação dos clientes
  • 74% visam o aumento de receita
  • 71% apostam na eficiência operacional
  • 67% esperam um aumento da produtividade
  • 38% destacam a redução de riscos.

Quais são as tendências que estão em alta?

Não adianta apenas apostar em alguma estratégia. Se seu e-commerce quer se destacar é preciso se aprofundar no assunto.

Afinal, como o próprio nome sugere, é uma transformação. E essa transformação é o que dará o rumo para seu e-commerce nessa jornada.

Vejamos as principais tendências que continuam fortes em 2022:

Big Data

O Big Data é um conjunto enorme de dados vindos de diversas fontes. Você pode até não ter parado para pensar, mas tudo que fazemos no ambiente digital geram dados: sites visitados, compras na internet, pesquisas em motores de busca, uso do GPS, posts nas redes sociais, check-ins etc.

E essas informações armazenadas quando são tratadas de maneira adequada podem gerar insights valiosos para seu e-commerce, indicando mudanças no comportamento de consumo e tendências. Com base nesses dados, seu e-commerce consegue se planejar melhor.

Omnichannel

A estratégia omnichannel se refere à integração de todos os canais de atendimento e vendas. Em outras palavras, quer dizer que se o cliente iniciar a sua jornada de compra pelo computador e quiser finalizar pelo aplicativo, poderá fazer sem nenhum problema.

Seu e-commerce deve considerar em fazer essa integração. Afinal ela é essencial para atender o novo perfil do consumidor, que é bem mais dinâmico e fluido. Além disso, como as informações são centralizadas, fica até mais fácil fazer a gestão do negócio.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) é uma área da ciência da computação capaz de reproduzir em máquinas a capacidade humana de pensar e tomar decisões. O uso dessa tecnologia resulta em economia de tempo e dinheiro a longo prazo.

Como assim? Em vez de sentar no escritório e passar horas fazendo o planejamento de estoque, por exemplo, a IA é capaz de estimar a quantidade exata de produtos necessários em um determinado período com base em análise de padrões. Logo, é possível otimizar o tempo do gestor.

A IA, quando aliada ao Big Data, é capaz de gerar informações estratégicas para o negócio, aumentar a produtividade e melhorar a eficiência de diversos setores do negócio, como atendimento, gestão de pessoas, gestão financeira, entre outros.

Machine Learning

O Machine Learning é um campo dentro da Inteligência Artificial, que significa literalmente aprendizado na máquina.

Essa ferramenta consegue agregar novos conhecimentos à base de dados e aprender com as experiências. Assim, com o passar do tempo, a máquina consegue resolver questões que não estavam inseridas na programação inicial.

Chatbot

O chatbot é um robô de atendimento por texto ou voz. É um recurso muito valioso para seu e-commerce. Afinal, por meio dele o consumidor consegue resolver problemas sem a necessidade de falar com um atendimento humano.

Todos sabemos que é comum os clientes terem dúvidas recorrentes. Com os chatbots, essas informações podem ser fornecidas em instantes. Assim, a capacidade de atendimento é ampliada, o consumidor tem a sua demanda resolvida mais rápido e a equipe pode se dedicar às demandas mais delicadas, como resolver reclamações.

Apenas lembrando que os chatbots podem funcionar de duas formas: com fluxos pré-definidos e IA. No primeiro caso, o chatbot só é capaz de responder questões previamente programadas. Com IA e Machine Learning, a máquina consegue identificar intenções e aprender com as interações anteriores para se tornar cada vez mais eficiente.

Personalização

A verdade é que o cliente não quer mais ser visto apenas como um número de vendas, mas sim uma pessoa única com dores e desejos reais. Sendo assim, personalizar as experiências é uma forma de trazer a sensação de que aquele produto ou serviço foi feito sob medida para esse cliente em questão.

E nada disso é possível sem a transformação digital porque tecnologias como Big Data, Machine Learning e o próprio chatbot são responsáveis por coletar, armazenar e interpretar dados que geram melhor entendimento sobre hábitos e gostos dos consumidores.

Retailtechs

Retailtechs são startups especializadas em oferecer ferramentas tecnológicas para o mercado de varejo e consumo. Essas empresas oferecem soluções para e-commerce que engloba:

  • mídias: soluções para garantir a sinergia entre diversas mídias e canais para personalizar as experiências e tornar a jornada do consumidor mais fluida
  • plataforma white label: ferramentas de vendas, relacionamento e pagamento pré-fabricadas. Com elas, os e-commerces não precisam investir no desenvolvimento de uma plataforma própria
  • mobile commerce: desenvolvimento de inovações para os canais de venda mobile
  • marketplace: integradores que funcionam como um shopping virtual, onde vários lojistas podem expor seus produtos
  • social commerce: plataformas que usam a prova social como apelo de venda. Nesse contexto, os relatos de clientes reais sobre suas experiências podem influenciar a compra e aumentar a taxa de conversão do e-commerce.

Sistema de avaliações

Apesar de todas essas tecnologias que otimizam processos e facilitam sua vida, não se pode esquecer do principal: o cliente! Por isso, podemos afirmar que o objetivo principal da transformação digital é proporcionar boas experiências.

Pensando nisso, contar com um sistema de avaliações pode ser algo positivo para seu e-commerce. Afinal, os consumidores valorizam reviews e utilizam essas informações nas tomadas de decisões.

Concluindo…

Não tem como fugir da transformação digital no e-commerce. A questão é: seu e-commerce seguirá a tendência ou vai ficar apenas observando?

Alcance os melhores resultados com a ajuda da Plataforma de e-commerce egondola!

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