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Como seu e-commerce pode construir uma relação duradoura com os clientes?

Todo mundo sabe da importancia de criar uma relação duradoura com os clientes. Mas você já deve ter aprendido como pode ser difícil conquistar um novo cliente.

Pode ser preciso investir muito dinheiro e tempo na esperança de conseguir pelo menos uma venda. E mesmo quando um cliente conclui uma compra pela primeira vez, não há garantia de que voltará para comprar mais.

Você já parou para pensar que, desenvolver uma relação duradoura com clientes pode resultar em mais vendas para seu e-commerce?

Veja algumas dicas para seu e-commerce criar uma relação duradoura com os clientes:

Permita uma experiência completa da marca

Interagir com uma marca pessoalmente é algo único. Quando os clientes têm um contato mais próximo com sua equipe de vendas, ao mesmo tempo que conferem seus produtos ao vivo, é possível sentir uma conexão mais forte do que se estivessem apenas comprando em seu e-commerce e lido mensagens de e-mail.

Sendo assim, encontre oportunidades para se relacionar com seus clientes pessoalmente, usando técnicas de marketing experiencial. Isso é essencial quando falamos em criar relacionamento no longo prazo e retenção.

Construa um tom de voz

É importante se comunicar com seu cliente, mas mais do que isso é essencial construir um tom de voz que tenha tudo a ver com a sua marca e com o seu público.

Esse tom de voz deve ser o mesmo em todas as comunicações da sua empresa. Ou seja deve ser o mesmo no e-commerce, nos e-mails, redes sociais, conversas no WhatsApp e até mesmo presencialmente nas lojas físicas.
É importante essa unidade de tom para que o cliente crie uma identificação imediata com seu e-commerce.

Entenda o relacionamento deles com sua marca

Para atender melhor seus clientes e construir relacionamento, seu e-commerce precisa saber o máximo possível sobre eles. Sendo assim, conhecimento é o caminho!

Para isso use ferramentas analíticas de um bom CRM, pois podem conferir informações importantes sobre comportamento de compra, preferências, ticket médio, abandono de carrinho e outros dados que podem gerar bons insights e abordagens de venda para os vendedores.

Faça com eles que se sintam especiais

Ninguém quer se sentir como se fosse apenas um número. E esse é um benefício que, muitas vezes, só os pequenos e-commerces conseguem oferecer. À medida que seu e-commerce cresce pode se tornar muito mais difícil conhecer cada pessoa.

Mas com um sistema completo, seu e-commerce poderá consultar todos os dados, inclusive aniversário, para enviar uma mensagem especial de parabéns ou ainda oferecer uma oferta exclusiva para a data comemorativa.

Com um sistema inteligente, seu e-commerce também fica sabendo quando um produto que o cliente visitou e estava fora de estoque chegou e pode até sugerir a compra. Uma pesquisa mostrou que 46% dos consumidores já realizaram uma compra por indicação de vendedores via Whatsapp, chat online, Facebook e outras redes sociais.

E são esses pequenos detalhes junto com uma conversa humanizada que fazem toda a diferença para impactar positivamente a experiência do seu cliente e gerar boas vendas.

Forneça valor em todos os momentos

Ao desenvolver uma estratégia para construir a fidelidade do cliente, tenha em mente que o cliente geralmente já espera construir esse relacionamento.

Por isso, uma forma de trazer mais valor para seus clientes é acionar seu time de venda e estabelecer uma proximidade com seus clientes através deles. O vendedor não precisa ser passivo e aguardar um cliente efetuar uma compra pelo e-commerce ou ir até uma loja física.

Uma pesquisa sobre as tendências do e-commerce para 2022 revelou que 78% dos clientes acreditam que um vendedor digital pode ajudar na hora de escolher um produto online.

Isso quer dizer que o vendedor digital pode criar oportunidades de venda e entrar em contato no Whatsapp ou outros canais que seu e-commerce utiliza para se comunicar de forma ativa.

Por isso que, é muito importante o vendedor ter em mãos os dados do cliente em questão para fazer ofertas personalizadas e que façam sentido para ele em cada etapa da jornada de compra.

Responda todas as dúvidas e esteja presente

Até mesmo o cliente mais fiel pode ter problemas. Por isso, quando alguém pede ajuda, é importante oferecer o mesmo atendimento amigável e atencioso, independente de quantas vezes tenha comprado no seu e-commerce.

Mas se um comprador de longa data tiver um problema, essa agilidade na resposta e atenção é ainda mais importante, pois a última coisa que seu e-commerce quer é perder um cliente regular ou gerar uma reputação ruim para seu e-commerce.

Certifique-se de monitorar as menções online de seu e-commerce para identificar reclamações de clientes que são postadas em mídias sociais ou sites de avaliação e trabalhe para mudar essa percepção.

Concluindo…

Usando as ferramentas certas de análise e dados, seu e-commerce pode aprender mais sobre os compradores que está atraindo e assim criar estratégias de marketing cada vez mais direcionadas.

E em todos os momentos, conte com a ajuda especializada da Plataforma de e-commerce egondola. Somos a solução para sua empresa no Brasil e Paraguai.

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