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Qual as diferenças entre e-commerce, m-commerce, c-commerce, s-commerce e t-commerce?

Nos últimos anos temos presenciado o aumento do comércio eletrónico. E com esse crescimento, surgiram vários termos, como e-comerce, m-commerce, s-commerce, c-commerce e t-commerce.

É tudo a mesma coisa? Qual a diferença entre eles?

O que é e-commerce?

O termo e-commerce vem do inglês eletronic commerce e é um termo geral para as transações de compra e venda por meios eletrónicos. Estão relacionadas às transações comerciais realizadas pela internet e também aos sites de venda de marcas próprias.

O que é m-commerce?

O termo m-commerce vem de mobile commerce, ou seja, comprar pelo celular. É um tipo de compra online que já desbancou as negociações por computador e é a preferida dos brasileiros.

As causas para essa preferência nacional pelo m-commerce são muitas, mas a s principais são:

  • a maioria das grandes lojas virtuais brasileiras investiram na criação de aplicativos (apps)
  • maior praticidade e agilidade ao comprar, com telas mais simples e poucos passos até a concretização da compra
  • maior facilidade de acesso das pessoas à internet pelo celular.

Pensando nessa preferência, o que acha de colocar em prática o m-commerce na sua empresa? Essa é uma área onde poderá se destacar.

O que é c-commerce?

O termo c-commerce vem de conversational commerce e se refere a transações de compra e venda realizadas por aplicativos de mensagens, como o WhatsApp e o Telegram. Esses canais de venda online são caracterizados pela interação entre lojista e consumidor para a concretização da venda.

Para que tenha uma ideia do potencial do c-commerce, 99% dos celulares com internet no Brasil possuem o WhatsApp instalado e 93% das pessoas usam o aplicativo todos os dias.

E os números não são muito diferentes em relação a outros aplicativos populares de mensagens, como o Facebook Messenger e o Telegram.

Como vimos, vender pelo c-commerce é uma prática muito comum. Por isso, use os recursos profissionais que esses canais oferecem e facilite o seu dia a dia como empreendedor.

O que é s-commerce?

O termo s-commerce vem de social commerce e se refere ao comercio por meio das redes sociais. Assim, permitem a interação social e a venda de produtos online por meio do Facebook marketplace e o Instagram marketplace.

Entre as vantagem do s-commerce estão a possibilidade de gerar autoridade e passar confiança para os consumidores por meio da famosa prova social. O que também torna a marca mais “humana”, à medida que promove a interação entre seus clientes, sana suas dúvidas e atende suas solicitações.

Sem contar que atualmente temos mais de 3 bilhões de usuários ativos nas redes sociais no mundo!  São mais de 2,6 bilhões apenas no Facebook!

Se ainda não usa, o s-commerce é um recurso poderoso que sua empresa deve considerar.

O que é t-commerce?

O termo t-commerce vem de tele-commerce e se refere as transações de venda pela televisão. Com certeza está pensando: mas onde está a novidade? Isso é certo, já que o uso da televisão para a realização de vendas é feito há décadas, mas esse recurso se reinventou e ganhou novo fôlego com a adição de facilidades da tecnologia moderna, como os QR-Codes.

Sendo assim, você pode assistir a um comercial de TV ou a um programa de vendas e, em questão de segundos, apontar seu celular para a tela, ler o QR-Code e ser redirecionado ao site ou aplicativo da marca para concluir sua compra. Ou ainda o cliente pode mandar uma mensagem de WhatsApp da loja online.

O t-commerce funciona em complemento aos demais canais de vendas online citados anteriormente. Afinal, anunciar na TV ainda é muito caro, por isso o t-commerce está restrito a uma pequena parcela de marcas e lojas virtuais. Por outro lado, o alcance de massa costuma render elevados volumes de vendas às marcas que anunciam na televisão.

e-commerce, m-commerce, s-commerce, c-commerce ou t-commerce: quais canais de venda online usar?

Se você está a procura de uma resposta simples, a verdade é que não existe resposta padrão para essa pergunta. Isso porque cada negócio tem suas particularidades. Mas um bom ponto de partida para descobrir a resposta é se perguntar: onde estão os meus clientes?

Além disso, adote atitudes simples como abrir uma conta comercial no WhatsApp para atender os clientes via c-commerce. Também cheque se o site da sua loja online funciona bem no navegador do celular.

E deixe a mente aberta para passos mais complexos, como a criação de um aplicativo ou o investimento em anúncios na televisão. Afinal esses são caminhos futuros que seu negócio pode tomar quando tiver infraestrutura e investimento o suficiente para isso.

Lembre-se que vender em um marketplace já vem com as facilidades de um aplicativo, pois a maioria dos grandes players do mercado possuem app.

O importante é ser eficiente nos canais de venda online em que atua, para que o consumidor saiba que pode contar com sua loja online quando ele precisar.

E em todos os momentos conte com a ajuda especializada da Plataforma de e-commerce egondola. Somos a solução para sua empresa no Brasil e Paraguai.

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