Por
Maria Albeaem
Acessibilidade tem sido tema há algum tempo. Afinal as pessoas que nascem com algum tipo de deficiência precisam de um ambiente que se adeque às suas necessidades.
Não é por acaso que o poder público interviu, obrigando todos os estabelecimentos a fornecerem rampas de acesso, corrimão à altura da cintura e outras medidas que promovem a acessibilidade.
O que muitas pessoas não sabem, é que a acessibilidade digital também é assegurada por lei. Então, como promover a acessibilidade no seu e-commerce?
Estatísticas sobre acessibilidade digital
A pandemia obrigou as empresas a migrar para o digital. E isso acontece tanto no atendimento ao cliente como nos processos internos do negócio.
E aí entra em cena dados do último censo realizado, em 2010, que indicava que 25% da população brasileira possui algum tipo de necessidade especial, principalmente ligadas à visão. Dessa forma, a Lei 13.146/2015 classifica como barreira tecnológica as ações e processos que dificultam o acesso às pessoas com deficiência à tecnologia.
Porém, de acordo com pesquisas, dos mais de 16 milhões de sites ativos no Brasil, testados em pesquisa, apenas 0,89% passaram como páginas acessíveis.
Como ampliar a acessibilidade no e-commerce Brasil?
Como vimos, a acessibilidade digital é um direito dos clientes. Por isso, seu e-commerce precisa encontrar soluções adequadas de acordo com os problemas mais frequentes, para então ir aprofundando a questão.
Confira algumas maneiras que seu e-commerce pode promover a acessibilidade:
Navegação por teclado
A navegação por teclado demonstra como a acessibilidade é para todos. Porque dessa maneira todos os seus usuários percebem que o site está cada vez melhor e mais intuitivo.
A navegação por teclado é o conjunto de ações que dispensa explicações. Mas isso não significa usar a seta para baixo ou para cima. Faça o teste pressionando a tecla tab. Algum campo aparece selecionado? Se não aparece, infelizmente isso é normal… Afinal 61% das páginas não exibem foco quando a navegação por teclado é acionada.
Imagens acessíveis
Considerando que cerca de 18% da população brasileira possui dificuldade visual, um bom começo seria prestar atenção na descrição visual.
Com certeza já deve ter prestado atenção que em comunicados oficiais de entidades governamentais, tem o serviço de audiodescrição, em que tudo o que está na tela é lido, como roupas que a autoridade usa, descrição física, descrição do ambiente, dentre outros detalhes.
Na internet as imagens possuem inúmeras configurações, mas há dois campos que devem ser analisados com atenção: o título e Alt Tag.
Essas duas informações contribuem para o seu SEO, mas também são eficazes para otimizar a experiência de portadores de necessidades especiais.
Os softwares de leitura de tela não são capazes de enxergar a imagem, então eles leem os textos associados a ela. Quem enxerga com clareza, não vê esses textos, é como se eles ficassem escondidos, mas, os leitores encontram.
Layout ajustável
Experimente dar zoom em uma página aleatória. Ela será acessível se a fonte se expandir, mas respeitando as margens da tela.
Nesse sentido, para criar um e-commerce realmente acessível, é preciso ter, em primeiro lugar, empatia. Se uma pessoa com dificuldade visual acessar a sua página e dar zoom, a leitura continuará simples?
O maior erro dos e-commerces é não tomar cuidado com esse detalhe. Muitas páginas ao se aumentar o tamanho, aumentam como um todo, fazendo com que a escrita fique fora da tela, e isso prejudica ainda mais a compreensão.
Hierarquia de títulos
Os títulos destacados nas páginas, não é por acaso. Mas é preciso deixar claro a hierarquia do conteúdo para que o usuário saiba o que está consumindo.
Por exemplo, na ficha de descrição do produto. Caso seja preciso explicar mais de um detalhe dentro de uma especificação, esse grupo de informações é um título inferior à especificação, que por sua vez é inferior à descrição, e no final das contas, tudo fica sob o nome do produto.
Para pessoas não portadoras de necessidades especiais, pode não fazer diferença, no entanto, aliado à navegação por teclado é fundamental para garantir um acesso fácil ao conteúdo para quem precisa.
Coloque-se no lugar do outro
Empatia é uma palavra que se tornou banal nos dias de hoje, mas o seu significado é fundamental para se criar um ambiente cada vez mais acessível para todos.
Quando acessar o seu e-commerce, tente utilizar como se fosse outra pessoa, desprovido das suas paixões pelo negócio, fazendo algumas perguntas:
- Se eu não enxergasse direito, seria fácil usar?
- O layout se ajusta sem distorções em diversos aparelhos?
- Os menus estão organizados de forma intuitiva?
Clareza sem redundância
Para a maioria dos usuários, erros são extremamente deselegantes, e prejudicam o posicionamento da marca. Mas é ainda mais grave para pessoas portadoras de necessidades especiais.
Isso porque quem faz leitura por softwares é prejudicado pois os sistemas simplesmente não conseguem ler. Nesse sentido, tome muito cuidado com o uso da norma padrão da língua portuguesa.
Tenha apreço à língua, e comunicar o máximo de conteúdo com o menor número de palavras, encontrando um equilíbrio.
Por exemplo, se há um campo de preenchimento obrigatório no cadastro, deixe claro. Apenas um asterisco não é suficiente. É um caractere muito pequeno para ser visto facilmente.
Concluindo…
A acessibilidade digital é garantida pela constituição, e deve ser respeitada. Mas além disso, pode ser um grande diferencial para seu e-commerce.
Na hora de criar seu e-commerce, conte conosco, Plataforma de e-commerce egondola. Somos a solução para sua empresa no Brasil e Paraguai.