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Marketing Digital

Como ter um marketing digital eficiente?

O marketing digital já faz parte do mundo dos negócios faz algum tempo, sejam pequenos ou grandes. Mas para que ele possa atingir o resultado esperado é preciso ter uma estratégia traçada. Para isso é preciso saber cuidar da sua marca e impulsionar as vendas online.

Aí surge a questão: como ter um marketing digital eficiente?

A verdade é que sem planejamento, fica difícil seu e-commerce se destacar no mercado. Até porque a concorrência está cada vez mais acirrada. Sendo assim é preciso não apenas estar presente, mas sim ter uma presença relevante.

Defina seu diferencial

O primeiro passo é definir o diferencial do seu e-commerce. Ou seja, você terá que saber quais são os pontos de vantagens do seu e-commerce em comparação com seus concorrentes.

Para trazer um diferencial competitivo para seu e-commerce, deverá produzir um conteúdo com embasamento e factível. Para isso defina o que seu e-commerce faz de melhor: seja serviço, produto ou atendimento. Afinal, seu publico deve perceber isso e valorizar como uma vantagem por ser seu cliente.

Defina seu público-alvo

Esse ponto é muito importante. Afinal se seu e-commerce não tem claro a definição do público-alvo, ficará meio perdido nas campanhas de marketing. Quanto mais assertivo, melhor será sua relação, comunicação e divulgação.

Para conseguir isso, é preciso saber onde os clientes estão, como se comunicam, como buscam informações e como praticam hábitos de consumo. O segredo está em criar um relacionamento com o consumidor. Assim conseguirá entender suas necessidades e desejos, despertando interesse por sua marca.

Crie conteúdos relevantes

Vivemos numa sociedade que quer informação, mas não qualquer informação. Para isso, seu e-commerce deverá entregar conteúdos que sejam relevantes para seus clientes. Só assim eles entenderão o que sua marca faz e criarão uma identificação com seus posts, resultando no aumento da venda e engajamento.

Mas vamos lembrar que cada publicação precisa ter um objetivo específico. Como assim? Precisará definir se é interação com o cliente, fidelização, vendas, etc. Confira algumas dicas uteis:

  • Divulgue seu diferencial: é muito importante que seus clientes entendam por meios dos posts quais benefícios eles terão por comprar com seu e-commerce e não com o concorrente.
  • Não tenha um perfil vitrine: ou seja, não seja um perfil de venda, igual mostruário de produtos. Para não fazer isso, suas postagens nas redes sociais não podem ser apenas sobre os produtos que vende. Alterne posts sobre produtos com conteúdos que sejam do interesse dos seus clientes.
  • Construa autoridade: quer trazer credibilidade para o público? Então divulgue conteúdos que mostrem que seu e-commerce entende do assunto tratado. Outra opção é trazer dicas do que você faz ou vende.

Boa comunicação e autenticidade

Um e-commerce com comunicação visual padrão não se destaca. Por isso apresente autenticidade!

Para isso seu público-alvo precisa se se identificar com seu e-commerce, antes mesmo de verificar quem a postou. Mas como fará isso? Isso acontecerá se você fizer um post inovador. O segredo está em se conectar com sua audiência, utilizando linguagens que seu público-alvo entenda.

Humanização

Muitos acham que humanizar a rede social é deixar a página menos profissional. Mas isso está longe da verdade! A humanização é necessária para que seus clientes se sintam próximos do seu e-commerce. E isso pode ser feito de diversas maneiras, como por exemplo usar humor nos posts, com algum meme do momento.

Para que consiga atingir esse ponto deverá:

  • Declare valores e crenças da sua empresa: exponha os valores, crenças e propósitos para gerar uma conexão com seu público-alvo.
  • Conte suas inspirações e história da empresa: compartilhar suas histórias e inspirações pode trazer um sentimento de proximidade. Isso faz com que os clientes entendam sua trajetória.
  • Compartilhe bastidores: quando mostra os bastidores, as pessoas podem ver quem está por trás da marca e conhecê-la melhor, o que traz a humanização do negócio.

Frequência nas postagens

Muitos tem dúvidas sobre a frequência das postagens nas redes sociais. A verdade é que elas devem ser feitas diariamente! E quando falamos em postagens, nos referimos a publicações no feed bem como a stories.

Afinal, quanto mais seu e-commerce criar, mais será visto pela audiência e, como consequência, será lembrado!

Reels, Stories e Collabs

São palavras que parecem de moda nas redes sociais. Seu e-commerce está fazendo bom uso desses recursos?

  • Reels: chama atenção por ser muito dinâmico e como tem formato de vídeo lembra o TikTok. Use áudios e pautas que estão em alta, por meio de pesquisas de outras contas no Instagram. Fale de um assunto que gere identificação com seu público-alvo e conte curiosidades sobre os temas em que sua conta se baseia.
  • Stories: é possível fazer postagem com fotos ou vídeos e usar ferramentas como músicas, hashtags, caixinhas de perguntas etc para complementar essa publicação e torná-la mais dinâmica. Tenha criatividade e crie uma narrativa.
  • Collabs: faça parcerias com perfis que tenham assuntos que complementam os produtos ou serviços da sua empresa. Perfis com públicos parecidos ou de interesses próximos aos seus irão ajudar no engajamento.

Concluindo…

Nenhum e-commerce quer ficar para trás… E com certeza sua empresa também não quer!

Invista no marketing digital e faça a diferença!

Para isso, conte com a ajuda especializada da Plataforma de e-commerce egondola.

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