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Ecommerce: o que você precisa para crescer!

A pandemia acelerou a tendencia de compras online. E dessa maneira, o varejo precisou parar de pensar de maneira isola e adotar um pensamento de ecossistema. Por isso, podemos dizer que o futuro chegou!

Mas o que você precisa saber sobre o e-commerce?

Conceito de ecossistema

A verdade é que as empresas precisam se importar com as soluções tecnológicas. Isso quer dizer que as empresas que não adotarem um olhar de ponta, vão enfrentar muitas dificuldades daqui para frente.

Podemos dividir essa nova visão em duas dimensões:

  • Dimensão horizontal: engloba a capacidade de expor os produtos e serviços para mais clientes.
  • Dimensão vertical: envolve reforçar ou dominar os pontos de contato na jornada com o cliente.

E nesse sentido, o varejo atua como parte de um ecossistema que se beneficia por conhecer melhor os consumidores. Para uma empresa sozinha dominar essas áreas é quase impossível. Mas quando as empresas atuam como ecossistemas, oferecem incentivos para que parceiros se juntem a ela, assim conseguem acelerar a inovação e gerar mais eficiência na cadeia de distribuição.

Quer exemplo de empresas assim? Microsoft, Apple, Google, Alibaba, Amazon e Facebook. Todas elas contam com parceiros estratégicos ao mesmo tempo em que desenvolvem soluções internas. Elas competem e colaboram simultaneamente, utilizam os dados para gerar insights e entendem melhor seus clientes.

Mesmo conceito com infinitas aplicações

O conceito de ecossistema permite integrar as informações dos clientes com mais facilidade, criando uma linguagem comum para todos, acelerando a inovação, gerando mais eficiência e produtividade.

Assim em vez de competir de forma isolada pelo cliente, o foco é o entendimento completo do que o cliente busca. Para isso é necessário manter uma operação de e-commerce integrada às lojas físicas. Ou seja, promover uma atualização automática de produtos em todas as plataformas, acompanhamento em tempo real do que acontece nas lojas, site e aplicativo, bem como a integração com marketplace e sistemas de pagamentos.

Está achando tudo isso confuso? Vamos simplificar: sua empresa precisa de uma plataforma de e-commerce.

Além do básico do e-commerce

Parece que a palavra e-commerce está de moda, todo mundo tá usando… Mas vamos deixar de lado a mentalidade básica e considerar alguns pontos importantes para sua empresa.

Integração online e offline

Como já falamos, a chave do sucesso está na integração do seu e-commerce com a loja física. E essa integração pode ser feita inclusive nas campanhas de marketing. Assim incluirá a integração omnichannel para entender melhor os clientes, desenvolver campanhas personalizadas e aumentar a performance dos negócios.

Flexibilidade para encarar as transformações

O aumento no número dos e-commerce mostra o quanto essa ideia é imediatista. Para muitos o único plano é colocar a loja online no ar e depois pensar no que fazer…

Mas a verdade é que precisa analisar o futuro do seu e-commerce. Nesse sentido, ter uma estimativa do que seu e-commerce irá precisar daqui a 2, 3 ou 5 anos é essencial. Sendo assim, contar com uma estrutura tecnológica flexível é a solução.

Isso quer dizer ser capaz de se adaptar rapidamente às necessidades do mercado à medida que elas vão surgindo. Se seu e-commerce está em um ecossistema de desenvolvimento fica mais fácil se tornar mais competitivo. Afinal, um recurso criado para solucionar um problema para uma empresa pode funcionar também com a sua.

Assim todos crescem mais rápido e podem utilizar todas as soluções para seu negócio.

Foco na performance

e-commerce no ar, só isso? Claro que não! É preciso gerar visibilidade, ser proativo e desenvolver ações de mídia.

Isso quer dizer utilizar soluções tecnológicas para obter os melhores resultados. Que soluções seriam essas? Investir em publicidade nas redes sociais, mídia display em sites de parceiros e marketplace, bons resultados nos mecanismos de busca e retargeting para buscar os clientes que ainda estão decidindo sobre a compra.

Falar a mesma língua

Quando se trata de ecossistema de negócios, a principal vantagem é a capacidade de compartilhar informações de uma ponta a outra. Isso porque um ecossistema de tecnologia conta com:

  • Sistemas de e-commerce
  • Soluções de conectividade
  • ERP especializado em varejo
  • Meios de pagamento
  • Integração a marketplace
  • Plataformas de retargeting e personalização
  • Um grande volume de parceiros que desenvolvem soluções com base nas melhores práticas do mercado.

Quando se integra com um sistema com esse potencial, o resultado será aumento das vendas, ganho de performance e clientes mais satisfeitos.

Evolução sem problemas

A verdade é que o maior problema em termos de tecnologia, é a integração dos sistemas. Isso porque muitas vezes encontramos sistemas construídos em tecnologias obsoletas, que tentam conviver com soluções modernas.

Essa dificuldade de integrar o antigo com o novo acaba travando a evolução do e-commerce. Por isso, invista em um ecossistema tecnológico que garante flexibilidade e segurança.

Fazer isso garantirá que seu e-commerce cresça e tenha ótimos resultados. Hoje e no futuro!

Para isso, conte com a ajuda especializada da Plataforma de e-commerce egondola. Somos a solução para sua empresa no Brasil e Paraguai.

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