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Qual a importância dos prazos de entrega no e-commerce?

Existem muitos fatores que levam as pessoas a preferirem um ou outro e-commerce. Mas você sabia que o prazo de entrega influencia nessa escolha?

É verdade. O prazo de entrega no e-commerce é um aspecto importante, tanto quanto aos processos internos como na experiência e satisfação do consumidor final. Por isso, o maior desafio é justamente manter todo envio de mercadorias dentro do cronograma.

Como a tecnologia pode ser de ajuda?

Evolução no processo de entrega dos últimos anos

Com cada vez mais e-commerces oferecendo cada vez mais ofertas e gatilhos de necessidade dos usuários, foi necessário realizar uma distribuição eficiente dos pedidos. Quando bem utilizada, a estratégia logística é uma vantagem capaz de diferenciar seu e-commerce dos outros, possibilitando que ele ganhe mais participação no mercado geral.

Os primeiros anos foram marcados pela utilização do Correios como uma das únicas empresas logísticas. Essa opção era mais atrativa por contar com entregas mais rápidas e amplo alcance geográfico, além de uma política de preços praticada.

Mas com os números dos e-commerces crescendo ano a ano, as organizações passaram a buscar por soluções criativas com o objetivo de tornar esse cenário mais competitivo e com preços mais acessíveis. Hoje, a maioria dos e-commerces já trabalha com inúmeras formas de envio, com foco exclusivo na escolha de cada consumidor.

Isso porque o consumidor acaba optando por concorrentes com melhores prazos de entrega!

Qual a importância real do prazo de entrega para o seu e-commerce?

Toda logística de transporte é essencial para as empresas. Mas quando falamos de compras online, onde a experiencia de compra é diferente, a expectativa para receber a mercadoria dentro do prazo estipulado, agrega qualidade e satisfação na experiência de compra do cliente.

Além de falarmos de prazo, é importante revermos outras atividades que envolvem a distribuição dos pedidos, tais como:

  • aquisição de mercadorias;
  • controle de estoque;
  • utilização de centros de distribuição;
  • armazenagem dos produtos.

Todas essas etapas precisam ser executadas de acordo com sua programação para não causar rupturas no processo logístico final e, claro, prejudicar a logística da entrega do produto.

Como o envio express influencia seu cliente?

Todo o processo de envio do seu e-commerce deve ter como objetivo atender as necessidades do consumidor.

Mas é fato que cada consumidor possui uma necessidade específica e requer soluções distintas para cada caso. É com esse fator em mente que é possível introduzir o envio express, proporcionando a opção de receber a compra em um período curto e que atenda aos desejos deste cliente.

Mas é claro que nem sempre será possível atender todas as localidades. É necessária uma análise geolocalizada para entender o que seu e-commerce pode entregar e o custo para a operação rodar sem falhas. Na finalização de sua compra, o cliente já pode verificar se esta modalidade estará disponível para seu endereço.

O envio express é realizado logo após as confirmações de pagamento e se sua loja ainda estiver dentro do horário de atendimento. Geralmente, essas entregas chegam às mãos do consumidor no mesmo dia ou no dia seguinte.

Depois de vivermos mais de um ano em plena pandemia e todos os hábitos de consumo serem remodelados, o envio express garante que seu e-commerce seja uma das opções para o cliente que anseia que o pedido chegue mais rápido e sem problemas.

O passo seguinte da evolução de envios é a entrega super expressa, aquela que o cliente opta por pagar uma taxa de envio maior e receber o pedido no endereço fornecido, em poucas horas. Esta modalidade de serviço garante que as compras até determinado horário, em geral até às 14h, sejam enviadas no mesmo dia.

Como aprimorar esse processo de entrega?

Tecnologia de informação

Para aumentar a produtividade do processo de envio das mercadorias de um e-commerce, a utilização de novas tecnologias torna-se grande aliada. Existem diversas funcionalidades que ajudam na experiência de compra do seu cliente, como: rastreamento da entrega, automatização dos e-mails, notificando somente o necessário, e plataformas que oferecem todo o overview sobre o respectivo pedido.

Desta forma, conseguimos consultar todas as etapas de envio. E sempre cabe ao operador do e-commerce estipular esses prazos de entrega, para que eles sejam realistas e atenda somente à sua produção e disponibilidade de estoque.

Gestão de estoque

A maior parte das falhas na logística de um e-commerce se dão pela falta de gestão e organização dos estoques. Esta situação a piora em datas sazonais específicas, tais como Black Friday e Natal.

Com as promoções criadas, as vendas tendem a aumentar e os níveis de estoques não são suficientes para atender toda a demanda gerada. O resultado é atrasos e reclamações de clientes insatisfeitos.

Por isso, o ideal é trabalhar com os canais integrados. Como assim? Os produtos apresentados no seu e-commerce devem ser somente aqueles que estão disponíveis no seu estoque. Além de estar com este canal integrado, é imprescindível que você abasteça e esteja preparado para períodos de oscilação nas datas sazonais.

Busque transportadoras confiáveis e flexíveis

Antes de escolher uma empresa que irá “transportar” o nome de sua marca é necessário avaliar a sua capacidade de atendimento, tamanho de sua frota, flexibilidade para lidar com imprevistos e geolocalização de operação.

A constante ocorrência de atrasos ou longos períodos de espera estão entre as principais razões para desistência ou cancelamento de pedidos no e-commerce.

Por isso, pensar em uma estratégia de entregas e gestão de estoque é fundamental para garantir um serviço que entenda e atenda às necessidades do consumidor em geral.

Concluindo…

Respeitar os prazos de entrega é algo muito importante. Garante a credibilidade do seu e-commerce e conquista clientes!

Não deixe sua empresa ao acaso, deixe-as nas mãos experientes da Plataforma de e-commerce egondola.

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