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Importância do direcionamento no e-commerce

Após mais de um ano em pandemia, muitos empresários ainda não sabem o que fazer quando o assunto é o ambiente online. Até ingressaram em um e-commerce, mas ele está ali, parado, sem saber para onde ir…

Importância do direcionamento no e-commerce

Para que uma empresa tenha sucesso e fature, ela precisa saber sua direção. E o mesmo acontece em um e-commerce.

Não existe fórmula mágica de sucesso. Mas é preciso que seu e-commerce responda à questão: “quero vender mais ou quero atender melhor meus clientes?”

Pode parecer uma pergunta boba, mas não é. É justamente essa pergunta que irá dar o norte para seu e-commerce, mostrando qual o caminho a seguir.

Caminho das vendas

Digamos que o desejo do seu e-commerce seja vender mais. Nesse caso, é preciso estar preparado para:

  • Gastos em marketing digital
  • Custos tecnológicos
  • Ter uma equipe empolgada e disposta a trabalhar.

Nesse plano, o volume será crucial. Afinal serão muitas vendas e um caminho longo para chegar ao ponto de equilíbrio no qual começará a ver os resultados. Para isso é preciso ter uma estratégia de custos. E para saber quando terá lucro, será apenas quando seus custos totais forem menores que o da concorrência.

Caminho do atendimento

Agora se o desejo do seu e-commerce é atender melhor os clientes, o caminho é outro. Esse caminho está no mundo digital e as regras são outras, sendo que seu maior concorrente é você mesmo.

Faça as seguintes perguntas:

  • O que posso fazer para que minha estratégia de atendimento seja aperfeiçoada com o uso das ferramentas digitais?
  • Como essas ferramentas serão usadas pelos meus clientes para que fiquem mais satisfeitos com meu atendimento?

Nem sempre haverá uma resposta única para essas perguntas. Ou seja, nem sempre seguir um caminho será algo fácil de fazer. Mas quando você tem o objetivo em mente, é possível seguir em frente mesmo com desafios.

Definir estratégias

Depois que você definiu qual o direcionamento do seu e-commerce, é preciso definir as estratégias para conseguir alcançar esse objetivo.

E novamente, para isso, será preciso responder a perguntas que mostrarão o rumo a seguir. Mas quais serão essas perguntas?

Cada caso é um caso. É isso que se chama de estratégia. Você terá que analisar que perguntas irão mostrar o que deve ser feito para alcançar o objetivo proposto.

E lembre-se que sem uma estratégia bem definida, será difícil conseguir bons resultados. A presença do seu e-commerce no mundo digital será difícil, com retornos mínimos e esforços enormes. Então, para que ficar sofrendo? Trace o plano de estratégia que melhor se adeque a seus objetivos!

Devagar e sempre

Novamente, vamos repetir, não existe uma fórmula mágica de sucesso. Seu e-commerce deverá sempre estar disposto a aplicar as estratégias, mesmo que seja aos poucos.

Afinal, quem começa devagar, com crescimento constante e mantendo o foco nos clientes, acaba se saindo melhor, tendo retornos consistentes.

Precisa de ajuda com seu e-commerce?

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