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Neuromarketing: a maneira mais eficiente para conhecer seu cliente

Você sabia que cerca de 90% das decisões que tomamos no dia são inconscientes? Pois é, essa é a mais pura verdade, a maior parte das decisões que tomamos não são conscientes. Mas como saber isso poderá refletir no marketing e na propaganda do seu e-commerce?

Fatos sobre nossas decisões

Nosso cérebro te basicamente três grandes regiões:

  • O neocórtex: é responsável pelo raciocínio e o lado social.
  • O sistema límbico: é responsável por emoções mais complexas, armazena dados e é ativado por sensações percebidas pelos cinco sentidos.
  • O complexo reptiliano: controla o que diz respeito a sobrevivência, como a respiração, e é ativado por emoções primitivas como medo, raiva e fome.

Por que seu e-commerce deveria saber disso? Porque o ato de escolher funciona da seguinte maneira: o cérebro toma uma decisão, ela chega na consciência, agimos de acordo com a decisão. Mas a realidade é que muitas coisas fazemos sem perceber. Até acreditamos que tomamos decisões de maneira consciente, são na verdade determinadas por alguma outra área do cérebro.

Assim, quando as pessoas respondem uma pesquisa elas dizem aquilo que acreditam tê-las influenciado porque o neocórtex tem uma espécie de filtro que valida nossas escolhas. Quando seu e-commerce usa o neuromarketing, pode repensar as estratégias e criar um marketing mais eficaz.

Aspectos do neuromarketing

O neuromarketing nada mais é que a ciência que estuda de forma objetiva o percurso de uma decisão de compra. O objetivo é trazer resultados efetivos para seu e-commerce.

Pensando nisso, veja alguns aspectos do neuromarketing:

  • Cores são fundamentais: quando for selecionar as cores, lembre-se de que elas influenciam a sensação dos clientes. As cores podem evocar uma ampla gama de emoções. Escolha com cuidado as cores do seu e-commerce e de seus produtos.
  • Importância do olho no olho: os anúncios que incluem pessoas são muito mais eficazes.
  • Necessidade de velocidade: o neuromarketing é essencial para detectar as tendências do cliente. Por mais que as empresas busquem retratar uma sensação de segurança, os clientes buscam a velocidade e eficiência. Quer um exemplo? A promessa de conveniência ativa mais o cérebro do que a segurança.
  • Aversão à perda: essa é uma descoberta muito utilizada no neuromarketing. Saber que as pessoas não gostam de perder e usar isso no seu e-commerce é importante. Como assim? Invista em campanhas do tipo “Compre antes que acabe” sempre dão certo.
  • Layout do site: muitos e-commerce estão aplicando técnicas de neuromarketing nos seus sites. Fazem isso por meio de layouts, escolha das cores, tamanho das cores, etc.

Como usar o neuromarketing no seu e-commerce

Vamos nos focar no ponto de criar um site. É importante seguir algumas regras para que o neuromarketing funcione no seu caso. Para muitos estudiosos da área, a regra mais importante é: minimize o esforço mental para navegar no seu site. Como conseguir isso?

  • Desenhe a página de tal maneira que ela possa ser percorrida na superfície
  • Minimize o uso de palavras
  • Facilite cada escolha a ser clicada

Fazer isso é importante porque nosso cérebro tem uma inclinação para imagens fáceis de processar. Além disso, temos um viés favorável para imagens que vimos antes. Isso fica evidente na preferência por propagandas que usam rostos que se parecem com a média…

As imagens mais complexas podem ser usadas desde que carreguem muito significado. Nesse caso, seu e-commerce deve usar a densidade proposicional para ter sucesso.

É importante ter em conta também que, alguns dos efeitos como simplicidade e clareza são mais intensos nas exposições breves e menos intensos em exposições recorrentes.

Concluindo…

Como vimos, o neuromarketing possibilita diversas estratégias para a melhoria dos resultados das vendas no e-commerce, melhorando a fidelização e conquista de novos clientes.

que acha de usar a ciência a favor do seu e-commerce?

Conte sempre com a ajuda da Plataforma de e-commerce egondola, a solução para sua empresa no Brasil e Paraguai.

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