Conecte-se conosco

Marketing Digital

O marketing e seus P´s

O marketing tem um papel vital em qualquer e-commerce. Você deseja que sua empresa se destaque?

Veja como um conceito lançado em 1950 ainda afeta os negócios, mesmo em anos instáveis, como tem sido com a pandemia.

Os P´s do marketing

Neil Borden criou a expressão “mix de marketing” em 1950. Mas na década de 1960 Jerome McCarthy a chamou de 4 P´s.

O que talvez eles nem imaginassem é que em 2020 uma pandemia seria capaz de acelerar tendências e forçar a renovação dos 4 P´s

Antes de entender o que mudou no novo cenário, vamos relembrar quais são os 4P´s.

Produto

O produto está relacionado à identificação e à elaboração das características dos serviços com ênfase nos benefícios e nas vantagens relevantes ao atendimento das necessidades do mercado, agregando valor aos clientes. Pode ser um item de consumo, um artigo de moda, um curso ou até um serviço. Todos os produtos devem ser desenhados de acordo com as necessidades dos consumidores.

Preço

O preço engloba a mensuração dos esforços da equipe, assim como o tempo necessário para a execução dos serviços, a complexidade de cada projeto e o perfil de cada cliente. Nesse aspecto é também importante avaliar todos os custos diretos e indiretos, despesas, impostos, insumos e levar em conta o lucro desejado e o quanto seus consumidores estão dispostos a pagar pelo produto/serviço.

Praça

A praça se refere ao momento e lugar onde tem os processos de distribuição. Envolve a forma de entrega dos serviços, desde prazos até meios de execução. Podemos dizer que em termos simples, corresponde à abrangência do seu negócio.

Promoção

A promoção envolve as estratégias de comunicação e divulgação dos produtos e serviços. Costuma-se dizer que um e-commerce até pode sobreviver com o primeiros P´s, mas só o P da promoção pode fazer o e-commerce atingir níveis únicos. Isso quer dizer mais do que uma promoção do tipo “2 por 1”. Aqui estamos falando no sentido de propagar, promover, conceituar, fazer com que seus clientes tenham paixão por seu produto.

Um novo P

Recentemente, o marketing ganho um novo P: o P de proteção.

Podemos dizer que, agora, mais do que nunca, esse P é necessário. O mundo todo está em uma campanha de proteção, em especial com os cuidados com a saúde. Isso fez com que todos se tornassem mais exigentes. E o consumidor quer se sentir protegido na hora de realizar suas compras sejam físicas ou online.

Por isso, os e-commerce devem evoluir e proporcionar uma experiência completa a seus clientes, que inspire proteção em seus produtos e serviços desde o momento da compra até a entrega.

Podemos dizer que o mais novo P surgiu de um novo hábito e veio para ficar. E assim como as pessoas se adaptam às circunstâncias, os e-commerce precisam sempre se atualizar e manter-se em constante movimento. Os e-commerce que entenderam isso já estão na frente e se protegendo da concorrência!

Não deixe sua empresa para trás. Conte com a ajuda especializada da Plataforma de e-commerce egondola!

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EGONDOLA NEWSLETTER

Cadastre-se para receber conteúdos sobre e-commerce, marketing e tecnologia.

Facebook Egondola

Tags

Post's mais acessados

Inteligência artificial: o xeque-mate no e-commerce

Ecommerce

Dicas de logística para que seu e-commerce se destaque

Ecommerce

Quer vender mais? Saiba como se preparar!

Ecommerce

Inovação no e-commerce: estruture a melhoria contínua

Ecommerce