Conecte-se conosco

Ecommerce

Compras de final de ano: o que podemos esperar?

A aproximação da Black Friday e do Natal tem trazido expectativa para muitos lojistas. Afinal, a pandemia de Covid-19 trouxe um impacto para a economia esse ano. Pensando em tudo isso, como serão as compras do final de ano? As redes sociais podem ser de ajuda?

Para responder a essas perguntas vamos analisar a situação nos Estados Unidos. Em outros anos, as campanhas e agitação relacionadas com esse período, conhecido como Golden Quarter, estariam em pleno vapor. As marcas já estariam com as estratégias de anúncios prontas e em ação.

Mas esse ano, tudo mudou. A perspectiva de lojas cheias, de ter um funcionário prestativo esperando o cliente e até das músicas e luzes piscantes, não é uma realidade tão presente.

Realidade para o final do ano

A experiência marcante está nas redes sociais. Isso é um fato que se comprova nos últimos meses. Por que podemos dizer isso?

A pandemia trouxe mudanças dramáticas na vida das pessoas, mudanças que ocorreram da noite para o dia. E com isso, veio mais tempo online e menos com familiares e amigos.

Essa mudança impactou até as empresas. Os planos e estratégias de marketing tiveram que ser ajustados para os novos hábitos de consumo das pessoas. Será que esse impacto foi tanto assim? Foi!

Para ter uma ideia de como a pandemia afetou as empresas, Walmart afirmou que seus negócios passaram por cinco anos de mudanças em cinco meses! Isso significa que houve uma grande mudança para atender os clientes no mundo digital.

Então, o que sua empresa pode fazer para tornar os últimos meses mais lucrativo? Aprenda com o bloqueio causado pela pandemia.

O que aprendemos com o bloqueio

O bloqueio fez com que muitas marcas restringissem seus orçamentos com marketing. Nos EUA e Europa foi visto essa queda nos gastos com publicidade. Mas no final de junho foi visto o aumento dos investimentos nos e-commerce. Esses dados mostram que as empresas estavam se ajustando e se adaptando à nova realidade.

Sendo bem sinceros, o comportamento dos consumidores durante os primeiros meses de bloqueio forneceu insights valiosos para uso no marketing digital. Foi esses insights que ajudaram no aumento das vendas durante a crise.

E são novamente esses insights que poderão trazer resultados positivos para seu e-commerce agora no final do ano.

O que seu e-commerce pode fazer?

Pense na experiência do seu consumidor. É muito difícil imaginar que as pessoas queiram passar horas analisando os presentes em lojas físicas. Por isso, agora é a hora do seu e-commerce agir. Ofereça uma boa experiência no seu e-commerce: um site responsivo, fácil e simples de encontrar produtos.

Mas além de investir em um site responsivo e uma loja online interessante, dê atenção a suas redes sociais. Pesquisas mostram que 60% das pessoas descobre novos produtos no Instagram.

Então, o que seu e-commerce pode fazer para oferecer aos clientes uma ótima experiência?

Ofereça um toque pessoal aos seus clientes, mesmo sem que eles o visitem pessoalmente. Algumas marcar se reinventaram enviando amostras grátis, melhorando imagens e até reescrevendo descrições de produtos, tudo para encorajar as pessoas a comprar online.

O segredo está em adaptar seus negócios a necessidade de seus clientes. Seu e-commerce deve buscar novas maneiras de trazer a experiência da loja física para dentro de casa. Ou seja, o cliente precisa se sentir confortável na sua loja online.

Como poderá fazer isso? Uma saída seria adotar a realidade aumentada. Algumas marcas adotaram um provador virtual para que os clientes experimentassem roupas e óculos sem ter que entrar em uma loja física.

Concluindo…

Para conquistar novos clientes, seu e-commerce deve ser capaz de se adaptar às necessidades deles. Isso quer dizer que desde o início deverá oferecer o que eles quere e onde querem. Esse processo deve ser visto em todos os aspectos, incluindo as redes sociais e terminando com um excelente atendimento no pós-compra.

Seu e-commerce deve utilizar bem as ferramentas certas para conquistar o publico esperado, com a mensagem correta e no momento exato.

A pandemia mudou não só o estilo de vida das pessoas, mas também como gastam seu dinheiro. Estão mais exigentes e querem uma experiência excepcional. Ofereça isso ao seu cliente!

E de uma coisa podemos estar seguros: o mundo digital será o novo shopping nesse final de ano!

Não deixe sua empresa de fora. Leve-a para outro nível.

Conte com o serviço especializado da plataforma de e-commerce egondola. Entre em contato com nossos consultores agora mesmo.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EGONDOLA NEWSLETTER

Cadastre-se para receber conteúdos sobre e-commerce, marketing e tecnologia.

Facebook Egondola

Tags

Post's mais acessados

Inteligência artificial: o xeque-mate no e-commerce

Ecommerce

Dicas de logística para que seu e-commerce se destaque

Ecommerce

Quer vender mais? Saiba como se preparar!

Ecommerce

Inovação no e-commerce: estruture a melhoria contínua

Ecommerce