Conecte-se conosco

Ecommerce

Como aumentar a taxa de recompra no seu e-commerce?

Um dos objetivos de todo negócio é gerar receita. E se engana quem pensa que para conseguir esse objetivo é necessário ter novos clientes. Uma forma simples e eficaz é por aumentar a taxa de recompra dos clientes atuais. Mas como aumentar a taxa de recompra no seu e-commerce?

As pesquisas mostram que conquistar um novo cliente é muito mais caro do que manter um atual. As estatísticas mostram que esse número pode oscilar entre 5 a 12 vezes. Pensando em termos de custo, já da para ver que quanto mais alta é a taxa de recompra, menor o investimento para efetuar uma venda no e-commerce.

Vamos ao que interessa. Confira as dicas que separamos para ajudar teu e-commerce a aumentar a taxa de recompra.

Segmentação de clientes

Um cliente que já está na sua base de leads não precisa ser novamente impactado com mídias pagas. Nesse caso, a estratégia para que ele volte a comprar está focada no marketing de relacionamento. Como assim?

Isso significa aproveitar o histórico de navegação, de compras e interação com o site para enviar conteúdo informativos e promocionais que poderão lhe interessar. E a medida que o relacionamento vai avançando, a tendência natural é que ele volte a comprar na tua loja online e ainda indique-a para outros.

Mas para que essa estratégia dê certo é preciso ter uma boa segmentação de clientes para poder enviar o conteúdo certo para ele no melhor momento. Afinal, um relacionamento de qualidade com o cliente gera maiores taxas de chances de recompra.

Nesse sentido, envie e-mails para consumidores recorrentes. Mas não envie qualquer e-mail. Mande mensagens em datas especiais, e-mails promocionais ou de agradecimento, e até cupons de desconto para ele.

Notificação push

As notificações push no Google Chrome são outra estratégia para aumentar a taxa de recompra. Com as ferramentas certas, é possível criar campanhas automáticas que aparecerão no navegador em forma de alerta.

Mas a conversão só irá acontecer se o usuário receber o conteúdo certo. Não adiantará nada enviar promoções de produtos/serviços que não interessam a ele. O resultado pode ser o contrário, levando-o a desativar essa função. Por isso, para saber o caminho a seguir, analise os resultados (conversões, cliques, horários) e ajuste a estratégia de acordo.

Cross sell e up sell

São duas estratégias com o foco em aumentar as vendas e perfeitas para impulsionar a taxa de recompra. O cross sell nada mais é que oferecer produtos complementares ao que já foi comprado. Já o up sell sugere uma opção mais atual e completa do produto.

Quer um exemplo? Digamos que sua loja online vende roupas. Nesse caso, a tática do cross sell poderia investir em ofertas adicionais. Ou seja, o cliente comprou uma camiseta e a plataforma indica produtos complementares, como um shorts ou uma calça. Mas também poderia ser o envio do e-mail marketing com sugestões de produtos. Afinal a intenção é estimular uma nova aquisição.

Fidelização

Um cliente fiel compra com recorrência, pois já conhece a qualidade do serviço/produto e ainda indica para outros. Como conseguir fidelizar os clientes no seu e-commerce?

O primeiro passo é ter um site seguro, intuitivo, rápido, com layout responsivo e que melhore a experiencia do usuário. Outra grande ajuda é ter uma descrição completa e interessante do produto/serviço. Descreva a política de privacidade do site e deixe claro as regras de trocas e devoluções.

Lembre-se que prestar um atendimento de excelência é um passo básico para a fidelização. Use chat para tirar dúvidas, tenha uma equipe de suporte treinada, crie uma página de FAQ no site e use outros canais para atender o consumidor.

Cupom de desconto

Cupons e vouchers são estratégias muito uteis para aumentar a taxa de recompra no e-commerce. É uma estratégia útil também para reconquistar aquele cliente que faz tempo que não compra na sua loja online.

Uma ideia é criar uma segmentação na sua plataforma de automação de marketing destinada para enviar um e-mail com cupom de desconto para clientes que fizeram a última compra há certo número de meses. Os vouchers poderiam ser um percentual de desconto sobre certa categoria, lista de produtos, compras acima de determinado valor, brinde e até frete grátis. O que conta é chamar a atenção desses clientes para voltarem a comprar no seu e-commerce.

Atendimento e pós-venda

Após concluída a venda, não esqueça de manter o relacionamento com o cliente. Uma maneira simples é por enviar e-mail, seja para informar o andamento do pedido, sugerir produtos relacionados, avisar novidades e até enviar conteúdo informativos.

O segredo está em construir uma experiência de compra que satisfaça o cliente. E para isso procure surpreendê-lo na entrega da compra. Poderá fazer isso por meio de uma caixa personalizada, brindes, cartões e até um bônus para as próximas compras.

Com essas seis dicas será possível aumentar a taxa de recompra no seu e-commerce. Seu e-commerce está preparado para pôr em prática essas dicas?

Entre em contato com nossos consultores. Plataforma de e-commerce egondola, a ajuda especializada para sua empresa no Brasil e Paraguai.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EGONDOLA NEWSLETTER

Cadastre-se para receber conteúdos sobre e-commerce, marketing e tecnologia.

Facebook Egondola

Tags

Post's mais acessados

Inteligência artificial: o xeque-mate no e-commerce

Ecommerce

Dicas de logística para que seu e-commerce se destaque

Ecommerce

Quer vender mais? Saiba como se preparar!

Ecommerce

Inovação no e-commerce: estruture a melhoria contínua

Ecommerce