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Como o Pix pode afetar o e-commerce?

Você deve ter percebido que nas últimas semanas se fala muito no Pix, o pagamento instantâneo do Banco Central. Mas como o Pix afetará o e-commerce?

O Pix é um Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) que permitirá o pagamento e recebimento de valores de forma imediata, em qualquer dia da semana e em qualquer horário.

Pix e e-commerce

De forma específica podemos dizer que um dos maiores impactos será no processo de logística e de envio de mercadorias. Dizemos isso, porque quanto mais rápido a confirmação do pagamento, mais rápido será o envio do produto ao consumidor.

Mas além desse, há outros pontos positivos. O Pix permitirá a possibilidade de oferecer descontos maiores aos clientes que optarem por essa forma de pagamento. Também permitirá uma melhor gestão de estoque e fluxo de caixa. Incluindo, ainda, menos custos com transações de pagamento.

Esses benefícios tendem a promover experiências melhores tanto para o consumidor como para o e-commerce. E isso resulta em aproximação entre as partes e, como consequência, mais vendas.

Uso do PIX

O Pix permite pagar e receber valores de forma imediata. Mas essas transações deverão ser realizadas de forma eletrônica por meio de chave de endereçamento (como CPF, CNPJ, e-mail ou número de telefone celular), QR Code (dinâmico ou estático) ou tecnologias de pagamento por aproximação.

Vale destacar que o Pix não está sendo lançado para substituir as outras opções de pagamentos. Muito pelo contrário, a ideia é ser uma alternativa a mais como forma de pagamento.

Pensando nisso, vale a pena continuar oferecendo várias opções de pagamento no seu e-commerce. Afinal os meios de pagamentos são um diferencial competitivo. Resumindo, quanto mais opções de pagamentos são oferecidas, maiores são as chances de vendas.

Pix irá melhorar o processo de logística de estoque e pagamento

Um dos maiores problemas com pagamentos no e-commerce são os boletos bancários. Isso porque sempre que essa opção é escolhida, o produto fica bloqueado no estoque do e-commerce.

Até que esse bloqueio é importante, porque não se pode vender o mesmo produto para duas pessoas. Mas o problema acontece quando o cliente gera o boleto, mas não efetiva o pagamento. O resultado é um produto impedido de venda até que o boleto expire.

Além disso, o boleto tem um prazo de compensação, que é de mais ou menos três dias uteis. E enquanto esse período não é concluído, seu e-commerce não pode enviar o produto ao cliente. Se for analisar o impacto causado em períodos de grande volume de vendas, o resultado pode não ser tão satisfatório.

Por mais que o Pix não irá excluir o pagamento por boleto, ele irá otimizar todo esse processo. Como os pagamentos e recebimentos serão instantâneos, a retenção dos produtos não será mais um problema. E com isso, o cliente receberá o produto dentro de um prazo menor. Sendo assim, a melhoria da experiência de compra será aprimorada, trazendo resultados positivos para seu e-commerce.

Aprimoramento da estratégia omnichannel

Um estudo mostrou que a taxa média de abandono de carrinhos é de 82%. E a culpa fica por conta do tempo de entrega e do custo elevado do frete. Por isso a estratégia omnichannel é bem-vinda. A opção de comprar online e retirar o produto em uma loja física tem agradado a muitos.

Mas e se seu e-commerce não possui uma loja física? Muitos e-commerce têm aderido a opção de utilizar um ponto comercial parceiro para fazer a entrega dos produtos. É o chamado click&collect. Outra opção seria a entrega do produto em lockers, onde a retirada é feita por meio de um QR Code.

Mas independente da opção de retirada, é preciso a confirmação do pagamento. E novamente o Pix vem como grande aliado. Pois ele contribui para que esse processo seja rápido, dinâmico e eficiente.

Melhora do fluxo de caixa

Outra grande vantagem do Pix para seu e-commerce é que os valores transacionados entram imediatamente na sua conta. E essa facilidade acaba otimizando o fluxo de caixa. Além disso, esse processo de recebimento instantâneo contribui para o processo de conciliação de pagamentos, e por tabela irá melhorar a saúde financeira do seu e-commerce.

Redução de custos

O Pix é uma alternativa de pagamento que gera menos custos operacionais. De acordo com a Instrução Normativa BCB n° 3, as transações via Pix vão custar às instituições de R$ 0,01 a cada 10 transações, independentemente do valor transacionado.

Lembrando que esse valor é o custo pago ao Banco Central. Isso quer dizer que as instituições financeiras que oferecem o Pix estão livres para cobrar suas próprias taxas sobre o serviço. Mesmo assim, a proposta é um custo muito inferior em comparação com outras formas de pagamento. Por exemplo, o custo com uma TED ou DOC costuma variar entre R$ 8,00 a R$ 20,00 por operação.

Atração de novos clientes

Como terá uma redução de custos, seu e-commerce terá a possibilidade de oferecer descontos especiais para quem optar por essa forma de pagamento. E assim, ambos os envolvidos no processo são beneficiados. O cliente paga menos pelo produto e o varejista aumenta o volume de vendas.

Outro ponto que merece destaque é que o Pix é uma opção interessante para aqueles que não possuem cartão de crédito. A maioria dos e-commerce requer pagamentos por meio de cartões e quem não possui um acaba ficando de fora. Mas com o Pix mais pessoas poderão comprar seus produtos, atraindo novos consumidores para seu e-commerce.

Resumindo, o Pix trará grande vantagens para o e-commerce que oferecer e para o cliente que utilizar!

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