Que o e-commerce está em constante crescimento já sabemos. Mas você sabe quanto é esse crescimento? E como pode afetar sua empresa?
Uma pesquisa feita revela que o volume de transações no e-commerce cresceu 105% nas Américas, comparando o segundo trimestre de 2020 com o primeiro. Dessa forma podemos concluir que os resultados podem ser explicados como consequência da pandemia do coronavírus.
Impacto do e-commerce no Brasil
Os dados mostram que o pior mês foi abril, mas que o cenário teve uma grande melhora em junho. Essas variações nos dados refletem as mudanças no comportamento das pessoas devido aos diferentes estágios da pandemia, nível de isolamento e políticas referentes as restrições de abertura dos comércios locais.
É possível perceber que as categorias de e-commerce que tiveram maior crescimento correspondem mais às necessidades das pessoas que estão em casa. A busca continua por alimentos, bebidas, computadores, livros, decoração, etc.
Quando feita uma comparação do primeiro trimestre com o segundo, o comportamento de compra do brasileiro não mudou muito, o interesse por coisas para usar no conforto do lar continuam sendo os itens mais procurados.
Comparativo na adesão ao e-commerce
Mesmo com a flexibilização da quarentena e a reabertura de algumas categorias, o e-commerce ainda é o responsável pelo alto volume de consumo da população mundial. E muitas empresas ingressaram às plataformas de e-commerce. Os números indicam que em média houve um aumento de 10% de novos e-commerce nos últimos meses.
Saber disso, destaca a importância de seu e-commerce estar bem estruturado, oferecer mais vantagens para os clientes e, assim garantir a sobrevivência do negócio.
e-commerce pós-Covid
Outra pesquisa aponta que, mesmo depois de diminuir a ameaça da Covid-19, 90% dos brasileiros estão dispostos a continuar realizando compras online de produtos essenciais.
Outra área que teve crescimento foi as compras por redes sociais. Nesse quesito, 31% dos brasileiros estão comprando por essas plataformas, mostrando um número maior que a média global, que é de 17%.
Quer saber outros resultados da pesquisa?
Referentes a compras em e-commerce de pequeno porte, 32% dos brasileiros preferem realizar compras com eles e 40% disse que irá continuar comprando com eles. As compras online e com retirada em loja está entre a preferência de 33% dos entrevistados.
Esses números refletem uma verdade: compras online são a nova realidade na vida dos brasileiros.
Vai deixar sua empresa de fora? Leve-a para outro nível!
Conte com a ajuda de uma plataforma especializada. Plataforma de e-commerce egondola, a solução para sua empresa no Brasil e Paraguai. Entre em contato com nossos consultores agora mesmo.