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E-commerce: descomplicando as formas de pagamento

O meio de pagamento ideal para sua loja online é tão importante quanto a escolha dos produtos vendidos. Afinal, ele influenciará no fechamento de novas vendas e representa uma parcela dos custos operacionais do seu e-commerce.

É um assunto que precisa da sua atenção. Os números mostram que o e-commerce brasileiro faturou 56,8% a mais nos primeiros cinco meses de 2020 em comparação com o ano passado. Ou seja, a quarentena e o isolamento social mudaram os hábitos de consumo e aceleram o crescimento do e-commerce.

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Opções de pagamento

Além de escolher uma plataforma de e-commerce, você precisará decidirá as formas de pagamento aceitáveis no seu e-commerce. Decidir os métodos de pagamento que sua loja online irá aceitar é essencial para seu negócio, pois podem definir o sucesso das vendas.

Oferecer diversas opções de pagamentos no momento final da compra é uma das chaves para conquistar e fidelizar clientes, principalmente quando percebemos que o mercado está se tornando cada vez mais competitivo.

Além dos métodos tradicionais de pagamentos, como cartões de crédito/débito, boletos e transferência bancária, alternativas como carteiras digitais, links de pagamento, QR Code e pagamentos instantâneos, podem atrair mais clientes.

Quem tem um e-commerce precisa acompanhar de perto as tendências. E a verdade é que quanto mais opções de pagamento o cliente tiver, maiores serão as chances dele realizar uma nova compra na sua loja online.

Descomplicando um pouco mais

Para disponibilizar os meios de pagamento na sua loja online, é preciso escolher um dos serviços para integrar a sua loja.

Adquirentes

Eles funcionam basicamente como uma maquininha de cartão física. O adquirente consulta se o cliente tem saldo no cartão. Se tem, ele processa o pagamento. Se não tem, ele cancela. Os principais exemplos são Rede, Cielo, Elavon, GetNet, Stone e outras.

Como benefício dessa solução está a maior agilidade na aprovação das transações e menor custo por operação. O aspecto negativo desse meio de pagamento é que ela não disponibiliza um sistema antifraude, que deve ser de responsabilidade do lojista, podendo encarecer os custos de implementação dessa alternativa.

Subadquirentes

A maioria das lojas online utiliza as subadquirentes, ou facilitadores de pagamento, como se fossem uma espécie de intermediários. Seria o caso do PayPal, PagSeguro e MercadoPago. São os chamados intermediadores de pagamento porque funcionam como um meio de campo entre comprador, lojista e instituições financeiras.

Por meio de uma integração e um contrato, fornecem todos os itens necessários para que o comerciante possa cobrar e receber as suas vendas. A principal vantagem é que com um contrato você disponibiliza todas as formas de pagamento, todas as bandeiras de cartão, boletos.

Gateway de pagamento

De forma simples, podemos dizer que eles funcionam como maquininhas de cartão virtuais: o cliente insere as informações solicitadas, que serão enviadas aos responsáveis pela bandeira.

Geralmente, os gateways apresentam taxas mais acessíveis e ainda podem permitir alguma negociação em relação a determinadas condições. Mas é preciso fazer um contrato específico com cada uma das bandeiras de cartão. Apesar de ser uma solução mais trabalhosa, costuma ser a mais indicada para o e-commerce devido aos menores custos a cada transação. As vantagens serão mais significativas para lojas online com maior fluxo de vendas.

Como escolher a melhor forma de pagamento?

Não podemos dizer que uma forma de pagamento é melhor que a outra. Você deve avaliar as vantagens e desvantagens de cada uma, sempre considerando se a opção atende as especificidades do seu e-commerce. Lembre-se que sua loja online irá lidar com público variados e que usam recursos diversos. Alguns pontos a considerar:

Entenda o perfil do público: Existem aqueles que valorizam um bom desconto, já outros preferem parcelar ao máximo uma compra mais alta. Sem falar naqueles que sequer têm cartão de crédito. Considerar esses diferentes perfis, será mais fácil saber com quem está lidando.

Analise o mercado: Procure entender quais são as soluções de pagamento mais usadas em seu mercado de atuação. Além de analisar o que a concorrência oferece, observe as tendências do mercado.

Verifique a cobrança de taxas: Existem diversas formas de pagamento e-commerce. E todas cobram taxas diferentes. Consiga equalizar o tamanho da taxa com a vantagem de qualquer que seja o meio.

Pese as diferenças nos prazos: Intermediadores, bancos e operadoras de cartão de crédito trabalham com diferentes prazos. Analise o que for melhor para seu e-commerce.

Avalie a facilidade de integração: Isso é importante. Para ter uma ideia, intermediadores, boleto e débito online até são integrados facilmente, mas o comprador normalmente é levado a um ambiente externo para finalizar a transação. Já os gateways de fazem a integração entre sua plataforma, instituições financeiras e operadoras de cartão de crédito, oferecendo a forma de pagamento solicitada. Avalie as funcionalidades e a performance dessas soluções.

Examine a segurança para o lojista: Fique de olho na possibilidade de fraudes. Isso evitará frustração e dor de cabeça futuras.

Considere a experiência do usuário: Quanto mais fácil for para o cliente efetuar o pagamento, mais vendas sua loja online terá. Devemos pensar na comodidade e acessibilidade. Conhecer a sua persona, e o que ela prefere, faz muita diferença.

Resumindo, a escolha da forma de pagamento do e-commerce deve ser estratégica, garantindo a satisfação do cliente e a lucratividade em cada venda.

Quanto antes você fizer seu e-commerce se destacar, mais cedo irá colher os resultados. Afinal, sendo sinceros, a pandemia vai passar e ninguém fugirá do novo normal.

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