Assim como tudo se moderniza, os modelos de marketplace também evoluíram significativamente nos últimos anos. Mas em todos eles o fulfillment é um componente crucial.
Quais são os principais modelos de marketplace? Qual a importância do fulfillment?
Modelos de marketplace
- First Party (1P): O First Party ou 1P é um modelo de marketplace de venda direta. Ou seja, o marketplace compra os produtos diretamente do fabricante ou fornecedor e revende para o consumidor. Um bom exemplo de marketplace 1P é a Amazom. Nesse modelo, o próprio marketplace gerencia todo o processo de fulfillment, desde armazenamento, processamento de pedidos, empacotamento e envio. Por isso, o marketplace tem controle total sobre a experiencia do cliente.
- Second Party (2P): O Second Party ou 2P é um modelo de marketplace com parceria especial. Nesse caso, um distribuidor ou um intermediário compra os produtos do fabricante e os vende ao marketplace, que irá revender ao consumidor final. No 2P, o fulfillment pode ser realizado pelo distribuidor, pelo marketplace ou até por terceiros especializados. Sendo assim, a responsabilidade pelo fulfillment é compartilhada.
- Third Party (3P): O Third Party ou 3P é um marketplace de terceiros. Ou seja, vendedores independentes utilizam a plataforma do marketplace para vender diretamente aos consumidores. No 3P os vendedores são responsáveis pelo fulfillment. Mas muitos marketplaces oferecem serviços de fulfillment, onde o marketplace armazena, empacota e envia o produto em nome dos vendedores.
- Fourth Party (4P): O Fourth Party ou 4P é um intermediário logístico. Nesse caso, uma empresa externa gerencia toda a cadeia de suprimentos para um cliente. No 4P, é essa empresa externa que assume a responsabilidade pela gestão de todos os aspectos logísticos, o que inclui o fulfillment. Dessa forma, os processos são otimizados e é possível ter uma visão holística da cadeia de suprimentos.
- Fifth Party (5P): O Fifth Party ou 5P é um modelo de marketplace com logística estratégica. Nesse caso, o marketplace integra tecnologias avançadas como IA, IoT e big data para fornecer consultoria, bem como soluções logísticas e estratégicas. Como faz parte de uma solução tecnológica e integrada, o 5P gerencia o fulfillment usando ferramentas avançadas para melhorar a eficiência e otimizar os processos.
Importância do fulfillment
Como vimos, em todos os modelos de marketplace o fulfillment é essencial para garantir a eficiência na entrega de produtos, bem como a satisfação do cliente.
Sendo assim, uma operação de fulfillment bem gerida pode aumentar a fidelidade do cliente, reduzir custos, melhorar a rapidez e a precisão das entregas.
O segredo está em escolher o modelo correto de marketplace e ter um sistema de fulfillment eficiente. Por isso, é importante que seu e-commerce analise qual modelo de marketplace se adapta às necessidades especificas do seu negócio.
Quando isso é feito o resultado é operações mais eficientes e clientes mais satisfeitos!