A cada dia que passa vemos o quanto a tecnologia está presente. E isso inclui a experiencia de compra dos clientes!
Afinal o destaque da inteligência artificial (IA) está na personalização do cliente e na redução do preço para o consumidor.
Mas como a IA pode beneficiar seu e-commerce?
Confira:
IA como ferramenta de personalização de cliente
A situação que seu e-commerce enfrenta é lidar com três gerações diferentes: Y, Z e Alpha. Em outras palavras, isso quer dizer que cada uma delas possui características diferentes quando o assunto é consumo.
Sendo assim, seu e-commerce precisa criar estratégias de vendas personalizadas. E para isso é preciso investir em ferramentas que identifiquem quem é seu cliente.
Afinal quando se conhece o cliente, permite saber suas necessidades e preferencias, sendo essencial para uma estratégia de marketing.
E nesse sentido a IA faz muito bem.
É por isso que seu e-commerce deve considerar investir em IA logo. Pois, o e-commerce que não se atentar para a necessidade de personalização, será prejudicado pela concorrência que estará mais qualificada…
IA no processo logístico
A IA no processo logístico trata-se de uma solução que prevê demandas sazonais e evita desfalque ou excesso de mercadorias no estaque, mencionando apenas um exemplo.
Na pratica, a IA permite que seu e-commerce tenha o conhecimento de quais são os produtos que mais se vende em determinadas datas. E essa informação serve de suporte para a tomada de decisão em relação ao abastecimento, controle de estoque, etc.
Redução do preço para o consumidor final
Pode ser que você esteja se questionando: como a IA é capaz de ajustar e reduzir os preços?
A resposta está ligada ao poder de processamento dos algoritmos capazes de identificar o publico e as demandas por período.
Ou seja, é a junção desses dois fatores. E é por isso que seu e-commerce consegue reduzir o preço de certo produto de forma segura e assertiva.
Nesse cenário pós-pandemia, onde a inflação está presente, as pessoas estão cortando os gastos. Por isso, é importante que seu e-commerce se atente as estratégias de precificação para vender, fidelizar e captar novos clientes.
E nesse sentido, um método que sempre ajuda é a ação de marketing promocional, em que seu e-commerce muda os valores de determinados produtos em períodos estratégicos do ano.
Afinal, promoções são sempre bem-vindas!
Concluindo…
A IA é um recurso valioso para seu e-commerce!
Mas para isso, seu e-commerce deve saber usar essa ferramenta.
Conte sempre com a ajuda especializada da plataforma de e-commerce egondola.