Conecte-se conosco

Ecommerce

Quais são as tendências para o e-commerce na América Latina?

Sabemos que o comércio eletrônico está crescendo mundialmente. Mas como estão os números do e-commerce na América Latina?

Um estudo trouxe diversos insights sobre as tendências que o e-commerce latino passará, tanto a curto como a longo prazo.

Vejamos.

Como está o e-commerce na América Latina atualmente

Na América Latina, o e-commerce soma um mercado de aproximadamente US$ 100 bilhões. O bom é que a pesquisa mostra que esse valor deverá aumentar consideravelmente nos próximos anos.

E podemos acreditar nisso pelo fato de que cada vez mais pessoas estão tendo o hábito de comprar online.

Espaço para o e-commerce latino crescer

O e-commerce latino tem muito que agradecer a pandemia. Culturalmente somos inclinados a comprar presencialmente. Quando comparamos os números com outros países, vemos que há muita margem de crescimento.

Por exemplo, o e-commerce da América Latina representa apenas 19% do tamanho do mercado americano (US$ 538 bilhões) e 8% do mercado chinês (US$ 1.344 bilhões).

Os últimos anos foram de crescimento. Em 2019 teve 4,9% de crescimento, em 2020 foi de 9% e em 2021 chegou a 10%. As projeções é que nesse ano houve um avanço de 11,7% e 13,6% para 2025.

Tendências e oportunidades para o e-commerce latino

Como vimos, o e-commerce na América Latina cresceu consideravelmente nos últimos três anos. E quais são as tendências para o e-commerce latino?

O mercado cross-borde, também conhecido como comércio fronteiriço, está tendo uma relevância crescente. Afinal, ultrapassar fronteiras, transportando um produto de um país para o outro está se tornando cada vez mais comum. Os dados mostram que esse tipo de comércio ainda representa 11% do mercado total do comércio eletrônico na América Latina.

Serviços e bens digitais ainda são considerados novidade no e-commerce. Itens como streaming, videogames e e-books responde por 45% do e-commerce no Brasil.

O social commerce é uma tendência em ascensão. E nossa cultura ajuda nisso, afinal gostamos de compartilhar nossa vida nas mídias sociais. Quando o e-commerce aproveita isso, as chances de crescimento são maiores.

Além disso, podemos dizer que outras tendências para o e-commerce latino seriam:

Mobile-first: ou seja, criar um projeto web primeiro para dispositivos moveis e depois fazer a adaptação para desktop e outras plataformas, ao contrário do que normalmente acontece.

Digitalização de pagamentos: oferecer meios alternativos para pagamentos eletrônicos, seja QR Code, PIX, links de pagamentos, entre outros.

Crescimento de produtos digitais: aqui nos referimos a produtos e serviços totalmente digitais, como cursos, mentorias, e-books e streaming.

Perspectivas para o futuro do e-commerce na América Latina

A perspectiva é que o e-commerce na América Latina chegue a US$ 200 bilhões em 2025.

Tudo isso se deve ao fato que está sendo feito novos investimentos nos modelos de negócios no e-commerce, como social commerce. Outra tendência forte é em provedores logísticos que levem o meio ambiente em consideração.

Concluindo…

Vimos que o e-commerce na América Latina cresceu consideravelmente nos últimos três anos e tem projeções de contínuo crescimento.

Quer fazer parte dessa tendência?

Não deixe seu e-commerce ao acaso. Conte com a ajuda especializada da plataforma de e-commerce egondola. Somos a solução para sua empresa no Brasil e Paraguai.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EGONDOLA NEWSLETTER

Cadastre-se para receber conteúdos sobre e-commerce, marketing e tecnologia.

Facebook Egondola

Tags

Post's mais acessados

Inteligência artificial: o xeque-mate no e-commerce

Ecommerce

Dicas de logística para que seu e-commerce se destaque

Ecommerce

Quer vender mais? Saiba como se preparar!

Ecommerce

Inovação no e-commerce: estruture a melhoria contínua

Ecommerce