Conecte-se conosco

Ecommerce

Conhecer o cliente pode ser o maior diferencial competitivo para seu e-commerce

O mercado online está cada vez mais competitivo. Por isso seu e-commerce precisa descobrir maneiras de se destacar. Sabia que conhecer o cliente pode ser esse diferencial competitivo?

Diferencial competitivo

Um relatório publicado revelou que os e-commerces que se destacam em demonstrar intimidade com o cliente geram taxas de crescimento de receita mais rápidas que seus concorrentes.

Também foi notado que quanto mais o e-commerce se aproxima do consumidor, maiores são seus ganhos.

Sendo assim, os clientes esperam e exigem uma personalização no atendimento. E para isso é preciso conhecer quem são os clientes do seu e-commerce.

Personalização no e-commerce

A pandemia acelerou as interações online, dando aos consumidores mais exposição às práticas de personalização. Por isso, os consumidores encaram a personalização como um padrão para engajamento.

Uma pesquisa mostrou que 71% dos consumidores esperam que os e-commerces ofereçam interações personalizadas. Também revelou que 76% ficam frustrados quando isso não acontece.

Além disso, mostrou que 72% esperam que o e-commerce onde comprem os reconheçam como indivíduos e conheçam seus interesses.

Por isso, seu e-commerce precisa criar uma relação com os clientes. Isso pode ser feito criando pontos de contato atenciosos, como pedir avaliações da marca, enviar vídeos instrutivos, etc.

A verdade é que a personalização é eficaz para gerar engajamento e fidelidade ao longo do tempo. Essas interações recorrentes criam mais dados que seu e-commerce pode aproveitar. Assim cria um efeito volante que gera valor e fidelidade forte com o cliente.

Sendo assim, quando seu e-commerce percebe as vantagens da personalização irá abordá-la de forma diferente. Não irá ver como um problema de análise ou de marketing. Mas sim, como uma oportunidade.

Como acelerar a personalização

Há alguns passos que seu e-commerce pode dar e assim acelerar a personalização. Vejamos:

Identificar oportunidades com base nos dados do cliente: quando se observa o cliente, seu e-commerce consegue encontrar oportunidades e aumentar a interação com esse cliente, transformando-as em vendas. Para isso, pode usar insights, CVLT, etc.

Investir em recursos de ativação rápida alimentada por análises avançadas: seu e-commerce irá aproveitar análises e modelos para determinar qual conteúdo atende a quais clientes. Também irá rastrear o impacto das intervenções do cliente e fornece essas informações aos seus sistemas e equipes.

Se comprometer com um modelo operacional ágil: se a personalização for algo importante para seu e-commerce, deverá criar equipes que abrangem marketing, produto, análise e tecnologia. Juntas essas equipes executaram testes, com o objetivo de personalizar a jornada do cliente no seu site.

Investir em martech e dados adequados à finalidade: o objetivo é criar um conjunto específico de resultados e casos de uso que os apoiam. Para isso seu e-commerce irá alinhar os recursos organizacionais em torno desses casos e trabalhar a partir dos resultados desejados.

Investir em treinamento: seu e-commerce deverá se concentrar nas habilidades necessárias para dar suporte à personalização em escala. Em base disso, irá mapear esses recursos e usar os resultados para contratar, treinar e qualificar profissionais.

Concluindo

A personalização é um multiplicador de força. O e-commerce que percebe isso não irá se concentrar apenas em vitorias a curto prazo, mas procurará impulsionar o crescimento a longo prazo, enfatizando o valor do cliente.

E é isso que será um potencial competitivo para seu e-commerce.

Fique à frente da concorrência!

Conte sempre com a ajuda especializada da plataforma de e-commerce egondola. Somos a solução para sua empresa no Brasil e Paraguai.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EGONDOLA NEWSLETTER

Cadastre-se para receber conteúdos sobre e-commerce, marketing e tecnologia.

Facebook Egondola

Tags

Post's mais acessados

Inteligência artificial: o xeque-mate no e-commerce

Ecommerce

Dicas de logística para que seu e-commerce se destaque

Ecommerce

Quer vender mais? Saiba como se preparar!

Ecommerce

Inovação no e-commerce: estruture a melhoria contínua

Ecommerce