Para que seu e-commerce se destaque da concorrência é preciso tomar medidas que o tornem único. E uma dessas medidas é transformar o atendimento ao cliente.
Já pensou nisso? Como está o seu atendimento ao cliente?
A importância de um bom atendimento
Já falamos inúmeras vezes sobre a qualidade do atendimento ao cliente. Afinal, um bom atendimento conquista, fideliza e retém o cliente. É possível até converter o cliente em um fã do seu e-commerce, fazendo-o com que indique a amigos e conhecidos.
Mas para atingir esse nível de atendimento, é preciso construir e propagar uma cultura organizacional onde todos os funcionários compreendam a importância do atendimento. Porque só assim eles irão se sentir motivados a entregar esse tipo de atendimento diferenciado aos clientes.
Dê evidência aos canais de atendimento
Sim, é fato que todo e-commerce tem um canal de atendimento. Mas sabia que nem todos os e-commerce divulgam esses canais?
Pois é, se seu e-commerce der evidência e destaque aos canais de atendimento, estará dizendo ao cliente que ele é importante e que está acessível antes, durante e depois da compra.
Outro ponto a considerar, é o atendimento omnichannel. Afinal, ele possibilita um atendimento unificado, conectando todos os canais disponíveis e impede que o cliente sinta interrupções no atendimento.
Saiba como abordar os clientes
Já reparou que em uma loja física, os vendedores abordam os clientes? Já considerou fazer isso no seu e-commerce?
Pode parecer estranho, mas interagir com os clientes é um excelente diferencial. Poderá fazer isso através de convites proativos nas plataformas de chat online. Esse é um dos recursos com mais impacto na satisfação dos clientes.
Aposte no customer success
O customer success é uma estratégia para manter os clientes por mais tempo. Afinal conquistar um novo cliente é sete vezes mais caro do que reter um antigo.
Para conseguir isso, sua loja online deve trabalhar de forma proativa no atendimento, buscando entender seu público e satisfazer suas necessidades.
Além disso, como os clientes querem se sentir valorizados, a ideia é que os problemas e dúvidas apresentados pelos clientes devem ser atendidas e resolvidas.
Aposte no formulário de dados e na qualificação de leads
Uma outra forma de explorar os canais de comunicação é permitir que os visitantes tenham a chance de fornecer dados como e-mail ou telefone para que recebam todas as novidades do seu e-commerce.
Afinal, o chat online permite qualificar sua comunicação, mas também ajuda a obter dados sobre os visitantes antes mesmo do início de um atendimento, justamente por meio dos formulários de dados.
Além disso, contar com o auxílio de uma plataforma de marketing ajuda a integrar os dados obtidos através dos formulários para criar uma comunicação personalizada. Assim, as campanhas podem contar com disparos de e-mail marketing com conteúdo interessante para o seu público.
Escute para criar conexões
Por fim, crie conexões com os leads. Uma escuta ativa e disponível pode ser o caminho para um bom atendimento ao público.
Está em dúvida se tem um bom atendimento? Quer melhorar a sua performance? Então, que tal perguntar a quem tem a resposta certeira: o cliente!
Afinal, o cliente pode oferecer feedbacks valiosos para que seu e-commerce tenha uma evolução contínua.
Resumindo
Como vimos é necessário que seu e-commerce crie estratégias para isso para manter uma boa comunicação com os clientes.
Invista em formulários curtos com perguntas relevantes, pesquisas por e-mail e chatbots.
E conte com a ajuda da Plataforma de e-commerce egondola. Somos a solução para sua empresa no Brasil e Paraguai.