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Pontos importantes para uma loja online – parte 1

Vender online é o desejo de muitos, ainda mais nessa fase em que estamos vivendo! Mas não basta simplesmente abrir uma loja online e começar a vender…

Confira o que seu e-commerce pode fazer para ter uma loja online funcional e segura:

Domine seu preço

Dominar o preço envolve precificar seus produtos com sabedoria. Pois só assim terá um lucro justo em cima de cada venda realizada. Além disso, é bom conhecer os preços do seu concorrente. Também é importante passar as informações de forma clara ao cliente: qualidade do produto e origem, por exemplo.

Você deverá colocar no cálculo do preço os custos operacionais, como encargos com entregas, luz, aluguel, valores de reposição de estoque, etc.

Para realizar o cálculo é bom colocar cada um desses pontos em uma planilha, saber exatamente o valor unitário de cada produto e assim multiplicar por 100 (cem), e descobri o valor que deve ser cobrado do seu cliente por venda.

Canais de atendimento ou FAQ

Os canais de atendimento ao cliente são essenciais para melhorar a comunicação em uma loja online. Afinal isso irá evitar muitos conflitos futuros, além de trazer mais segurança e conforto no pós-venda.

Sem mencionar que é uma excelente forma de sanar as dúvidas. Por isso, disponibilize um FAQ, ou perguntas frequentes, no seu site. Assim, você irá promover o autoatendimento.

Nas lojas online é bem comum ter chats online onde o cliente é atendido na hora em ambiente virtual, em uma plataforma criada no site, ou por alguma rede social da empresa.

Variedade de formas de pagamento

Disponibilizar vários métodos de pagamento confere confiança à sua loja online. Mas sempre trabalhe com mecanismos de segurança de dados em seu site. Ter uma variedade de métodos de pagamento ajuda a atender diversos públicos.

Arquitetura da informação

Para criar uma loja online é preciso dar atenção a experiencia do cliente: otimizar informações, melhorar a navegação, deixar os produtos disponíveis e como esse acesso pode ser facilitado. Esse processo chamamos de arquitetura da informação.

É por meio dela que seus produtos ficarão visíveis, organizados, apresentáveis e de fácil acesso para o seu cliente. Tudo isso faz muita diferença para que o usuário opte ou não por comprar na sua loja online. Procure criar um layout simples e que com poucos cliques o cliente possa encontrar o produto que tanto deseja.

Isso melhora a experiência do usuário e ajuda muito nas suas vendas, além de otimizar o tempo do cliente e seu processo de compra.

SEO

O SEO pode ajudar a deixar seu site mais rápido para carregar, mais interativo e ainda mais acessado. Neste caso levar em conta a experiência do usuário é indispensável.

Para ter um SEO efetivo, você deve dar atenção aos seguintes pontos: cenário atual, análise competitiva, análises técnicas, análises de ux, análises on-page, análises de autoridade e popularidade.

Tendo esses resultados em mãos é possível começar o planejamento de marketing digital focado tanto no público como no mercado que você quer atingir. Assim, seu e-commerce conseguirá criar as melhores estratégias para chegar até o seu público de forma simples e orgânica.

Tempo de Carregamento da Página

Muitos se perguntam se existe um tempo médio de carregamento da página. Segundo alguns estudos no marketing digital, o tempo médio é de 3 segundos. É um tempo pequeno e só será alcançado se o seu site atender alguns pontos.

  • Site responsivo: Pode ser aberto em qualquer dispositivo e carregado de forma simples e rápida.
  • Plataforma para lojas online otimizada: Isso vai ajudar muito o seu site a carregar rápido e promover uma experiência melhor para o usuário.
  • Hospedagem: A hospedagem é um fator importante para que a sua loja online carregue com agilidade.

Esses pontos são muito relevantes e devem ser levados em conta para que o usuário não perca o interesse de navegar pela sua loja online. Pois, quanto mais tempo demora para carregar o site, menor será o interesse do usuário pela sua loja online.

Mídias Sociais

Todos sabemos que as redes sociais são a melhor forma de divulgação e de vendas. Mas aqui a questão é outra: é saber divulgar a sua loja online nas redes sociais!

Isso porque, divulgar seus produtos da forma correta fará com que o cliente se identifique com o produto e com a marca.

Uma forma de fazer essa divulgação é usar diferentes recursos, como: vídeos, fotos, bastidores de como o trabalho é feito ou da produção. Tudo isso irá despertar o interesse do seu cliente em saber qual o produto que a sua empresa trabalha.

O segredo é despertar o interesse do seu público. E isso deve ser visto como prioridade para você, pois sem o interesse, a venda não pode ser realizada. Por isso, invista em boas imagens, bons vídeos, textos envolventes na legenda e que expliquem exatamente o que sua loja online e produto oferecem.

Concluindo

Não é só de produtos que se faz uma loja online… como você viu existem muitos fatores que afetam sua loja online. Nesse post só mencionamos alguns. Na próxima semana seguiremos falando sobre o assunto.

Enquanto isso, conte com a ajuda da Plataforma de e-commerce egondola. Somos a solução para sua empresa no Brasil e Paraguai.

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