O final do ano está se aproximando e assim também devemos elaborar o planejamento do próximo ano. Pensando nisso, o que podemos esperar de tendências para o marketing digital em 2021?
Estar em dia com as tendências é fundamental para garantir que seu e-commerce permaneça a frente da concorrência. Afinal ninguém quer usar estratégias desatualizadas ou ineficazes.
Marketing interativo
Um site funcional e responsivo sempre foi importante, mas com a pandemia, se tornou ainda mais fundamental. Por isso, seu e-commerce deve pensar em ir além e oferecer novas estratégias para atrair a atenção para seu site.
Para isso, adicione elementos interativos no seu site. Assim irá agregar valor aos visitantes e fará com que eles se envolvam com sua marca. O que poderá fazer? Inclua avaliações, jogos, enquetes, questionários, pesquisas, vídeos interativos.
Conteúdo gerado por usuários
UGC ou conteúdo gerado pelo usuário é qualquer conteúdo feito por usuários e clientes. Essa é uma ótima maneira para tornar sua marca mais acessível e relacionada com seu público.
Está comprovado que o UGC supera e muito o conteúdo criado pela própria marca. Isso quer dizer que além de angariar clientes poderá comercializar os conteúdos criados por eles.
O principal apelo é a originalidade e autenticidade fornecida. Invista no UGC no seu e-commerce!
Marketing de Micro Influenciador
O marketing de influência é uma tática já utilizada há anos. Mas sempre se pensou que para ter resultados era necessário fazer parcerias com grandes influenciadores. Mas durante o decorrer de 2020 vimos surgir uma nova tendência: os micro influenciadores.
E isso é uma grande ajuda para seu e-commerce. Afinal, estudos mostram que quanto maior o influenciador, menor o ROI. A verdade é que os micro influenciadores oferecem seguidores mais fieis, que se dedicam e se envolvem ativamente com o conteúdo. Por isso, apostar no marketing de micro influenciadores é uma das grandes estratégias para 2021.
Vendas através das redes sociais
Mudanças nas plataformas das redes sociais permitiram que empresas passassem a usar seus perfis para vendas. Dessa forma, o comercio social será uma grande tendência do marketing digital em 2021.
Os posts compráveis estão se tornando o caminho do futuro. As pesquisas mostram que os clientes estão mais propensos a comprar quando expostos a uma experiência de compra simplificada. E as vendas através das redes sociais oferecem justamente isso!
Conteúdo efêmero em diferentes plataformas
Conteúdo efêmero é o conteúdo visual acessível de forma temporária. Esse conteúdo pode ser fotos, vídeos ou transmissão ao vivo. É popular no Instagram, Facebook, Snapchat e WhatsApp.
Por isso, seu e-commerce deve experimentar essa tendência e promover produtos e serviços. A vantagem é que esse conteúdo tem resposta imediata do público. Além disso permite que os clientes se envolvam com seu e-commerce, construindo uma relação de confiança e reforço de relacionamento.
Lives
Em pouco tempo, o vídeo ao vivo se tornou em um dos tipos de conteúdo online popular. E nessa onda, estão incluídos o Facebook Live e o Instagram Live. Mas não fica por aí. Pesquisas mostram que cerca de um em cada cinco vídeos postados no Facebook se tornam em transmissão ao vivo todos os dias.
O fato é que outras plataformas já estão aderindo a essa tendência: YouTube, Twitter e até o LinkedIn.
E como muitos influenciadores e marcas estão promovendo lives, elas foram as salvadoras do marketing em 2020. E continuarão em alta em 2021.
Marketing de nostalgia
A moda é um movimento bem cíclico: peças de temporadas passadas voltam repaginadas. E agora temos o marketing de nostalgia. Como assim?
O objetivo é capturar a atenção do publico por explorar tendências familiares e relacionadas com o passado. Para isso usa anúncios com atores de um programa de sua infância, uma música que te leva em uma viagem no tempo ou vender produtos com embalagens retrôs e que foram sucesso em épocas passadas.
E por que essa estratégia será uma tendência em 2021? Porque dessa maneira poderá gastar menos em ações e causar um impacto maior e mais direcionado. Para isso resgate embalagens antigas, histórias do passado e muito mais.
Concluindo…
O que achou das tendências de marketing digital para 2021? Quais irá utilizar no seu e-commerce?
Independente da resposta, conte com a ajuda experiente da Plataforma de e-commerce egondola.