Por
Maria Albeaem
A pandemia da Covid-19 alterou os hábitos das pessoas no mundo. E isso afetou diretamente as empresas. Como o marketing digital pode ser de ajuda?
Desde o primeiro caso de Covid-19, diversas medidas de isolamento social foram tomadas e, negócios dos mais variados segmentos tiveram que fechar suas portas e encontrar outros meios de continuar vendendo durante a pandemia.
Toda essa situação fez com que empresas se reinventassem. Uma das medidas mais usadas foi o marketing digital, pois oferece aos empreendedores canais online de atração e captação de clientes.
Por que investir em marketing digital?
A pandemia causou perdas significantes em questões financeiras. Por isso, é preciso pensar bem onde investir para que o dinheiro da sua empresa tenha retorno.
Além de pensar em inovação de produtos/serviços, é preciso pensar em implementar novos meios de distribui-los e em meios de se comunicas com seus consumidores, mesmo que a distância.
Pesquisas mostram que investimento em marketing digital pode ser até 47% mais barato que investimento em marketing tradicional. Quer um exemplo? É muito menos custoso criar um site e impulsioná-lo com anúncios patrocinados do que investir na exposição da marca da sua empresa em um outdoor.
Outro resultado das pesquisas mostra que, durante a pandemia, as compras online aumentaram 71%. Isso indica que a tendência está voltada para hábitos online. Ou seja, no pós Covid-19, as empresas deverão combinar entre lojas físicas e online.
Isso deixa bem claro que sua empresa precisa se adaptar e usar boas práticas online para vencer a crise e estar pronto para a retomada da economia. Mas como poderá fazer isso?
Site da empresa
O site da empresa deve estar sempre atualizado, devidamente indexado no Google. Pois somente assim as pessoas poderão te encontrar facilmente. Lembrando que o site deve estar adaptado para dispositivos móveis, afinal a maioria das pessoas navega por meio de celulares e outros aparelhos portáteis.
Então, o que site deve conter? Podemos dizer que ele é seu cartão de visita. Sendo assim, deverá conter:
• e-mail
• Número de telefones e WhatsApp
• Endereço
• CNPJ
• Perguntas frequentes (FAQ)
• Formulário de contato
• Outras informações que possibilitem que o cliente entre em contato e se sinta seguro para realizar a compra
• Política de entrega e atendimento durante a pandemia de Covid-19
e-commerce
O e-commerce é um site de vendas próprio. Essa é uma excelente forma de continuar vendendo mesmo com a loja física fechada. Por isso, escolha o melhor modelo de e-commerce para sua empresa e continue realizando vendas diretas pelo site.
Vendas por WhatsApp
É vital que seu e-commerce e/ou site mantenham a comunicação online com os clientes. Dados mostram que o uso do WhatsApp como forma de atendimento durante a pandemia cresceu mais de 100%.
Isso mostra que as pessoas gostam de ter contato mais direto para responder suas dúvidas. Sendo assim, integre o WhatsApp da empresa ao seu site. Assim, o cliente poderá iniciar uma conversa direto com sua empresa realizando compras pelo app de mensagens.
Vendas pelas redes sociais
É fato que todos amam as redes sociais. Facebook e Instagram são as redes com maior engajamento desde o começo da pandemia.
Por isso, uma forma direta de alcançar os clientes é estar presente nas redes sociais. Invista em anúncios e atualize as páginas com conteúdo de qualidade. Assim, o cliente terá informações relevantes e atualizadas, tendo confiança para prosseguir com a compra.
Delivery
O delivery é uma excelente forma de entrega e continuar com sua empresa atendendo. Mas é preciso que haja comunicação direta e transparente com o cliente. Para isso, use o site e as redes sociais da empresa para informar do delivery e quais medidas de segurança estão sendo tomadas para garantir o bem-estar de todos.
Novos produtos
A pandemia mostrou que é preciso se reinventar para se manter ativo. Use a criatividade a seu favor. Além de oferecer variedade de produtos físicos, muitos estão alcançando excelentes resultados com produtos digitais, como podcasts, cursos online, e-books, etc.
Novos serviços
Outra opção para se reinventar é criar novos serviços relacionados à sua área de atuação. Como assim? Vamos pôr um exemplo:
Digamos que você seja dono de uma academia. A verdade é que muitas estão fechadas como forma de conter o avanço da pandemia. Por que não oferecer aulas online? Ou até mesmo atendimento remoto via chamada de vídeo. Dessa forma, os alunos se mantêm ativos e você continuará com seu negócio.
O que o marketing digital representa em tempos de crise
Independente da forma como sua empresa se adapte aos novos hábitos, o marketing digital é a forma mais pratica, acessível e econômica de alcançar pessoas.
Os benefícios irão muito além do período da pandemia. Afinal, a tendência é que as pessoas continuem com a demanda online e offline nos anos a frente.
Comece atualizando o site da sua emprese. Implemente mecanismo que facilitem o contato com o cliente. Atue nas redes sociais. Pense na criação de novos produtos e serviços.
E em toda essa caminhada conte conosco: Plataforma de e-commerce egondola.