Conecte-se conosco

Ecommerce

Estoques: você sabe quais os tipos para seu e-commerce?

Uma loja precisa de estoque, esse é um fato básico. Mas qual o melhor tipo de estoque para seu e-commerce?

O estoque é um ponto fundamental da logística de um e-commerce. Já que é a partir dele que você irá organizar os produtos, planejar pedidos e descobrir quais são os produtos encalhados.

Você já tem ou está pensando em desenvolver uma loja online? Então esse post é perfeito para você!

Quais são os tipos de estoque que você pode ter no seu e-commerce?

Estoque próprio

Essa é a forma mais conhecida para armazenar produtos de lojas online. Já que que facilita a pronta entrega dos produtos. Esse tipo de estoque tem uma desvantagem, pois pode significar capital parado caso possua mercadorias que fiquem encalhadas.

O estoque próprio possui algumas variações. Vejamos:

Espaço seu

Quando se começa uma loja online é normal que o próprio local de trabalho sirva como estoque. Isso envolve usar um cômodo ou até um armário da casa para armazenar os produtos.

No caso do seu e-commerce já ser um pouco maior e funcionar em um local físico, é possível ter uma sala para estoque das mercadorias.

Esse tipo de estoque é bastante prático, mas pode contar com espaço limitado. Se você acha que precisa de mais prateleiras para armazenar os produtos, pode ser que seu e-commerce precise do próximo tipo de estoque.

Self storage

Um self storage é um espaço alugado para armazenar produtos. Esses locais costumam ser bastante seguros e permitem acessos 24 horas por dia. Também é possível contratar uma seguradora para garantir que você não tenha prejuízos caso aconteça algum roubo.

O self storage é dividido em boxes, que costumam ter de 1 a mais de 100 m2 e com preços variados. Geralmente os preços mais baixos são em locais afastados dos grandes centros, por isso, faça os cálculos de tempo e custo. Isso ajudará a analisar o impacto que terá na logística do seu e-commerce ter um estoque mais afastado.

Estoque compartilhado

Esse tipo de estoque é indicado para as empresas que operam com lojas físicas e lojas online. Em outras palavras, o estoque compartilhado quer dizer que tantos os produtos vendidos online como os vendidos na loja física estão guardados no mesmo local.

É uma opção bastante prática, mas requer uma ótima organização do estoque. Pois se a gestão dos produtos não for bem-feita, pode ocorrer de um produto esgotado aparecer como disponível na loja online.

Para evitar esse tipo de confusão, poderá fazer uso de um sistema de gestão que possua diversas opções integradas à plataforma de e-commerce (ERP). Assim os produtos estarão sempre atualizados e não haverá inconvenientes nas vendas!

Estoque terceirizado

Nesse tipo de estoque o lojista não compra os produtos antes de vende-lo, mas sim depois da venda. Dessa forma, não tem o risco de ficar com mercadorias encalhadas. O estoque terceirizado possui algumas variações:

Estoque consignado

O estoque consignado envolve a compra de produtos de um fornecedor com a possibilidade de devolver e receber o dinheiro de volta para aqueles produtos que não forem vendidos.

Esse tipo de estoque é extremamente prático, mas tem um detalhe. Como o fornecedor irá arcar com os custos dos produtos não vendidos, é possível que o custo das mercadorias seja mais alto para o lojista. Por isso, faça as contas para avaliar se esses custos valem a pena para seu e-commerce.

Dropshipping

O dropshipping é uma modalidade de venda online onde os produtos encomendados são enviados do fornecedor diretamente para o cliente. Nesse caso, a loja online seria como uma ponte entre o fornecedor e o cliente.

Geralmente isso acontece no caso de fornecedores internacionais. Por isso, avalie bem e conheça o produto antes de escolher as empresas que vai comprar.

Como os produtos virão de outros países, é bom avisar que o prazo de entrega será maior. Garanta um excelente atendimento e esteja pronto para resolver problemas com a demora da entrega ou até mesmo com a não realização da entrega.

Esses são os principais tipos de estoque. Agora que você já tem uma visão geral deles, poderá avaliar qual é a melhor opção para seu e-commerce. Analise bem como cada possibilidade pode impactar os custos e prazos na logística da sua loja online.

Mesmo assim, continua com dúvidas?

Entre em contato com nossos consultores. Plataforma de e-commerce egondola, a solução para sua empresa no Brasil e Paraguai.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EGONDOLA NEWSLETTER

Cadastre-se para receber conteúdos sobre e-commerce, marketing e tecnologia.

Facebook

Tags

Post's mais acessados

Coronavírus: use o e-commerce para atender a população em isolamento

Dicas de Venda

e-commerce: como fazer seu cliente gastar mais?

Ecommerce

e-commerce brasileiro: resultados do faturamento de 2019

Ecommerce

Tokenização e os benefícios para o e-commerce

Ecommerce

Abra a sua loja online.
Não se preocupe, nós iremos te ajudar.

Comece agora