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Tendências de e-commerce para 2020: fique por dentro!

Desde que o e-commerce surgiu, ele sempre está se adequando à realidade e às necessidades dos consumidores. Por isso, é vital que sua empresa fique atenta às novidades para simplificar e potencializar as transações.

Pesquisas apontam que 2020 pode ser o ano em que o e-commerce quebre a barreira dos 50% total das compras, sendo que a maioria deve ser feita online, por meio de aplicativos e lojas online.

Pensando nisso, quais serão as tendências para o e-commerce 2020?

Expansão do omnichannel

A integração entre todos os canais de comunicação está cada vez mais presente na rotina dos e-commerces. O objetivo é aumentar as vendas para a marca e para isso é preciso esforço entre todos, incluindo a loja física, loja online, aplicativos e redes sociais.

Crescimento dos chatbots

Para que o consumidor se torne fiel à marca, o bom atendimento é essencial. Automatizar garante à loja mais eficiência nas ações. É possível utilizar recursos como FAQ (Frequently Asked Questions) ou chatbots.

Aplicativo para a loja

O site é imprescindível para seu e-commerce, mas o aplicativo também! O app simplifica as aquisições dos consumidores, já que a navegação dentro dele costuma ser mais rápida.

Melhoria na logística da entrega

Já está em alta o uso do serviço com transportadoras como opção para a entrega em vez dos correios. Mas com o crescimento dos pedidos, é preciso que seu e-commerce invista numa boa logística. Como? Startups de logística para e-commerce oferecem soluções de armazenagem, empacotamento e transporte, garantindo eficiência.

Next Day Delivery

O mercado online exige a adoção de estratégias mais agressivas de logística e entrega. Uma delas é a Next Day Delivery ou entrega no dia seguinte. Isso requer planejamento e investimento com parcerias. Comece oferecendo essa modalidade para regiões próximas do estoque da empresa.

Compras recorrentes

É normal termos que comprar os mesmos itens regularmente. E é cansativo ter que passar por um novo processo de compra completo toda vez. A compra recorrente facilita esse processo, fazendo que as aquisições sejam automatizadas. O e-commerce que investe nisso tem mais oportunidade de conquistar seus clientes.

Aumento dos marketplace

Markteplaces conquistam os clientes pela dinamicidade na compra, confiabilidade e variedade de produtos. Estar em um marketplace traz inúmeras oportunidades para seu e-commerce.

Site mais leves

Páginas mais leves e que foquem em fornecer experiencias satisfatórias para os clientes é o segredo do sucesso. O cliente quer acesso e informações de maneira rápida. A vitrine da sua loja online deve ser focada em agilidade, eficiência e o mínimo de obstáculos possíveis.

Compras mobile

O uso de smartphones influencia e muito nas compras online. As empresas que percebem isso investem num site responsivo, que oferece simplicidade na navegação com uma plataforma de e-commerce mobile.

Realidade virtual e aumentada

A realidade virtual e aumentada permite o consumidor visualizar o produto que pretende comprar, com informações, combinando elementos do mundo virtual e real, criando três dimensões. Essa é uma tecnologia que foi criada para jogos, mas que está se tornando cada vez mais presente no e-commerce.

Personalização

O aumento da concorrência e a padronização dos marketplace requer que as lojas online se sobressaiam por meio da personalização da marca. Isso é possível por meio da aquisição de softwares e plataformas capazes de coletar e analisar os grandes volumes de dados.

Foco no cliente

Isso envolve ter um relacionamento mais próximo e direto com o público, sem intermediários. As empresas estão buscando no e-commerce esse relacionamento direto, por meio das Direct to Consumer, vendendo os produtos em lojas online exclusivas da marca. Essa estratégia garante volume de atração de novos leads e valor agregado de identidade da marca.

Adaptação da pesquisa para pesquisa de voz

Essa é uma realidade cada vez mais forte nos e-commerce, já que beneficiam a todos os clientes, garantindo acessibilidade às pessoas com deficiência visual. Essa estratégia agrega valor à imagem da marca e fornece mais poder e velocidade de compra.

Como vimos, as tendências de e-commerce para 2020 estão ligadas a três pilares: criação de uma identidade única para a marcas, user experience e foco no cliente.

Comece o ano pensando no futuro do seu e-commerce!

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